10 Dicas Úteis Para Aprender Japonês

10 dicas para aprender japonês

10 Dicas úteis Para Aprender Japonês

A língua japonesa parece ser um bicho de 7 cabeças pra você? Há quem diga que é uma das 5 línguas mais difíceis do mundo ao lado de outras línguas como árabe, coreano, mandarim e cantonês. Existem pessoas felizardas que tem extrema facilidade em aprender idiomas, mas a grande maioria infelizmente tem muita dificuldade.

Se você é uma dessas pessoas que desejam ser fluentes em japonês, mas que tem encontrado muita dificuldade com o idioma, confira 10 dicas para aprender japonês. Tenho certeza que serão muito úteis em sua trajetória na aprendizagem na língua japonesa.

1. Não tenha vergonha de falar

Muitas pessoas sentem vergonha de falar japonês, especialmente perto de algum nativo. Mas, uma vez que essa barreira é vencida, você perceberá que a fluência só é possível com treino, tentativa e erro. Normalmente, as pessoas tendem a ser perfeccionistas e querem falar a gramatica correta.

Mas, quando deixamos a vergonha um pouco de lado, temos a chance de aperfeiçoar ainda mais o idioma. Os japoneses apreciam muito essa “força de vontade” por parte dos estrangeiros e com certeza ensinarão a pronúncia correta caso esteja errada. Por isso, perca a vergonha e seja feliz!!! 🙂

2. Pratique todos os dias

“A prática leva à perfeição”. Essa frase se encaixa perfeitamente no aprendizagem de idiomas. É muito melhor praticar 15 minutos por dia do uma hora por semana. Nosso cérebro assimila melhor com a prática diária, mas lembre-se que é essencial ter disciplina, dedicação e força de vontade, caso contrário, todos os seus esforços em aprender japonês serão em vão.

3. Fale claramente e em voz alta

Geralmente nos sentimos um pouco inseguros na hora de conversar em japonês, mas é importante que a gente fale da forma mais clara possível, mesmo que nossa pronúncia não seja tão perfeita assim. Além de ajudar você a ser compreendido mais rapidamente, te dará mais auto-confiança.

4. Ouça japonês o máximo possível

Ter um bom senso de audição é fundamental para aprender uma nova língua, porque ajudará você a distinguir nuances sutis das pronúncias. Uma dica para conseguir esse intento, é utilizar fones de ouvidos para ouvir japonês, seja através de músicas, programas de TV, podcasts, animes, doramas, etc.

Quando temos esse foco, nosso cérebro irá assimilar melhor a pronúncia e fará com que você aprenda a falar palavras ou frases em japonês sem nenhum tipo de sotaque. É uma estratégia que muitos utilizam e que realmente funciona.

5. Invista em material e suporte de qualidade

Muitos autodidatas buscam aprender o japonês sozinhos, mas a língua japonesa é muito complexa e na internet podemos ter muitas informações equivocadas. Por isso, se você quer dominar o idioma, é fundamental que você invista em material de qualidade. Existem muitos livros bons com preços acessíveis.

Mas se você quer algo ainda mais efetivo, procure a supervisão de um professor de japonês que possa lhe tirar as dúvidas conforme forem aparecendo.

Um professor que indico é o sensei Luiz Rafael Passari, do Programa Aulas de Japonês Online. O método de aprendizagem que ele ensina aos seus alunos é diferente e muito mais efetivo que muitos cursos presenciais. A próxima turma está prevista pra começar no dia 07/03/2016.

Aliás, o Luiz Rafael está disponibilizando o livro digital “Desvendando a Língua Japonesa” gratuitamente. Para fazer o download do livro basta clicar na imagem abaixo. O livro, com certeza, lhe dará a noção que precisa para a compreensão básica da língua japonesa.

ebook-728x90

6. Evite usar apenas o romaji

Muitas pessoas usam o romaji como uma espécie de “muleta”. Não que isso seja errado, mas se o objetivo é ter fluência na escrita, esqueça o romaji e busque o aprimoramento na compreensão dos caracteres japoneses. Difícil? Com certeza é, especialmente ao levarmos em conta os complexos kanjis.

Mas o esforço valerá pena, pois esta estratégia te levará a um outro nível da compreensão e isso é magnífico. Uma vez que você dominar os alfabetos hiragana e katakana, é hora de partir para os ideogramas, que assustam muita gente, mas uma dica é ler textos que tenham furigana. Com essa estratégia, seu cérebro vai assimilar de forma mais rápida e eficiente.

7. Procure alguém pra conversar

Como disse anteriormente, a prática leva à perfeição. Pra quem está no Japão é mais fácil por estar em contato com língua em todos os momentos. Mas se você está no Brasil, uma dica é fazer amizades com japoneses nativos ou participar de grupos e fóruns que tem a finalidade de treinar o japonês.

Afinal, que graça tem aprender japonês se não temos com quem conversar? Além de ser divertido, é uma oportunidade de conhecer pessoas novas. Outra dica é treinar japonês com pessoas do mesmo sexo que você, pois existem diferenças sutis no vocabulário usado entre homens e mulheres.

8. Sistema de Repetição Espaçada (SRS)

Sistema de Repetição Espaçada (SRS) é um método muito eficaz para aprender idiomas. Basicamente trata-se de programas, como o Anki e o iKnow, que utilizam o sistema de repetição com a utilização de flashcards inteligentes que monitoram constantemente o seu progresso no idioma.

Essa ferramenta ajuda a memorizar tudo que formos aprendendo ao longo do tempo. Basta baixar ou cadastrar as palavras que for aprendendo que o próprio programa se encarrega de mostrar os flashcards. No entanto, para obtermos sucesso, é necessário que se utilize o recurso com frequência.

Ou seja, o SRS é uma das melhores ferramentas que existe atualmente para memorizar todas as palavras aprendidas em um curto espaço de tempo. É recomendado inclusive, pelo Luiz Rafael no Programa Japonês Online, mas é necessário que você utilize o programa se possível, todos os dias.

Criando uma rotina de estudos e se dedicando pelo menos 15 minutinhos por dia é possível ir muito longe na fluência da língua japonesa. Se você quiser aprender como utilizar essa ferramenta, assista ao vídeo abaixo:


Link do vídeo (YouTube)

9. Faça bom uso dos aplicativos

Com as novas tecnologias e o fácil acesso à internet que temos atualmente, temos em mãos uma série de recursos que podem ajudar no nosso aprendizado. Um recurso muito utilizado por quem aprende japonês é o Rikaichan (extensão para o Firefox) e Rikaikun (extensão para o Chrome).

Basta baixar um desses dois plugins, dependendo do navegador que utilize, e você terá acesso a um poderoso dicionário que poderá ser usado sempre que se deparar com um texto em japonês. Basta passar o mouse em cima da palavra ou kanji e a tradução (em inglês) aparecerá em uma janela.

Com certeza, esse recurso é excelente para ajudar na leitura em japonês. Caso tenha Iphone, Tablet ou Smartphone com android, também é possível baixar aplicativos gratuitos que ensinam japonês. É uma ótima maneira de estudar japonês nas horas vagas. Confira algumas sugestões aqui.

10. Mantenha o foco e disciplina

Muitas pessoas alegam que a falta de tempo é o maior empecilho para aprender japonês, mas acredite, praticar poucos minutos por dia traz mais resultado do que estudar várias horas em um dia e depois ficar semanas sem revisar o conteúdo. Procure se dedicar pelo menos 15 minutos por dia.

Seja disciplinado com o horário de estudo e mantenha o foco. Se você deseja de fato aprender japonês, não desista. Hoje em dia está muito mais fácil aprender um idioma, pois estamos cercados de muitas ferramentas, muitas delas gratuitas. Espero que as dicas possam ajudar você em sua empreitada. 🙂

“Quem aprende uma nova língua adquire uma alma nova”
(Juan Ramón Jiménez)

Quer Aprender Japonês?

  • Texto muito bom, possui dicas simples e muito valiosas. E de acordo com minhas pesquisas não é tão difícil para um brasileiro aprender japonês , pois há uma grande semelhança entre os sons das duas linguas.

  • Elisa Bebiano

    Adorei as dicas!
    Ja estou estudando com o sensei Luiz Rafael, e se alguem pensa em fazer o mesmo eu super recomendo. O método dele é ótimo!

  • Ana Cristina

    Adorei as dicas, até me animou um pouco 🙂 vou me dedicar mais nos estudos.

  • Paulo Roberto

    Gambarimasu!

  • Dan

    ありがと ございます

  • Fátima

    日本語は むずかしいが、とても たのし です。わたしは だいすきです!!!!!!