10 Fatos Surpreendentes Sobre A Bandeira Japonesa

curiosidades sobre a bandeira japonesa

A Bandeira desempenha um papel importante para uma nação e seu povo. São considerados símbolos nacionais e remetem às pessoas um sentimento de orgulho para com seu próprio país. Além disso, as cores assim como seus desenhos gráficos tem uma forte simbologia com a cultura daquele país. Com a bandeira japonesa “Hinomaru” não é diferente.

Apesar da sua simplicidade, basicamente um retângulo branco com um círculo vermelho no centro, a bandeira japonesa é bastante emblemática e adorada por seu povo. Tanto que um dos obentôs mais populares é o Hinomaru bento (日の丸弁当), que se caracteriza por um umeboshi no centro do arroz branco, criando uma grande similaridade com a bandeira do Japão.

Fonte: umehonpo.com/entry8.html

Vamos conhecer algumas curiosidades a respeito da bandeira japonesa? 🙂 Pode ter certeza que você vai se surpreender com o significado das cores e toda a simbologia por trás dessa bandeira, além de conhecer algumas particularidades históricas a respeito dela.

1) O nome da bandeira

No Japão, a palavra japonesa para bandeira é “hata” (旗). A bandeira nacional japonesa é chamada de “Hinomaru no hata” (日の丸の旗), significando “a bandeira do disco solar”. Mas nos documentos oficiais a bandeira japonesa é referida como “Nisshōki” (日章旗).

2) O Significado da Bandeira

A bandeira nacional do Japão é uma bandeira retangular branca com um sol estilizado como um disco vermelho no centro. Como você já deve ter percebido, o círculo vermelho representa o sol. Mas em relação às cores, o branco representa pureza e honestidade (valores muito fortes no Japão) e o vermelho representa o sol assim como também sinceridade e paixão.

3) A origem da bandeira

bandeira japonesa
A bandeira japonesa fez sua primeira aparição no ano de 701, na publicação Shoku Nihongi, um texto sobre a história japonesa, e que descreve seu uso pelo imperador Mommu. Também foi usada pelo Shogun Tokugawa no século XVII. Mas foi a partir de 1868 durante a era Meiji que a bandeira passou a ser usada com mais frequência como representação do país.

4) Quando se tornou oficial?

Apesar de ser usada há muito tempo, a bandeira só foi adotada oficialmente pelo governo japonês em 13 de agosto de 1999, após a assinatura de uma lei que determinou “Kimi Ga Yo” como o Hino Nacional do Japão, e Hi No Maru como a bandeira oficial japonesa.

5) A lenda por trás da bandeira japonesa

O Japão é muitas vezes referida como “a terra do sol nascente”. Uma lenda específica relaciona a bandeira japonesa com o Nichiren, um sacerdote budista: durante a invasão da Mongólia ao Japão durante o século XIII, Nichiren deu uma bandeira com um sol no centro ao Imperador do Japão, por se acreditar que este era descendente da Deusa do Sol, Amaterasu.

6) As dimensões da bandeira

As dimensões da bandeira nacional são extremamente específicas. A relação entre a altura e a largura deve ser de 2/3. Isso significa que a altura da bandeira precisa ser 2/3 de sua largura. O círculo vermelho deve estar posicionado no centro da bandeira como mostra a figura acima.

7) As cores da bandeira japonesa

A bandeira nacional japonesa é composta de duas cores: vermelho e branco, certo? Mais ou menos…

A cor correta é carmesim, que é a cor do carmim, o que não deixa de ser uma tonalidade do vermelho.

O tom pode variar dependendo do tecido que será usado para a bandeira, mas usando o sistema de cores Munsell, se o material for nylon, a cor será 6.2R 4 e o branco, N9.2. Já se o material usado for acrílico, então será vermelho 5.7R 3.7 e branco será N9.4.

8) A maior e mais alta bandeira japonesa

A maior bandeira encontra-se no santuário de Izumo, na província de Shimane. Tem 9 metros de altura e 13,6 metros de largura. Ela flutua a uma altura de 47 metros e pesa 49 quilos.

9) A mais antiga bandeira japonesa

A bandeira japonesa mais antiga pode ser encontrada no templo Unpo-ji em Koshu, província de Yamanashi. Ele remonta ao século 16 e, segundo a lenda, foi oferecido ao templo pelo Imperador Go-Reizei no século XI.

10) Qual o significado desta outra bandeira?

Bandeira da Marinha Japonesa

Muitos pensam que esta é a antiga bandeira oficial do Japão, mas trata-se da bandeira da marinha japonesa. Ela se caracteriza por um círculo vermelho, um pouco descentralizado, com 16 raios. Esta bandeira foi usada pelo exército náutico a partir de 7 de outubro de 1889.

Esta bandeira chama-se “Kyokujitsu hata” (旭日旗), que pode ser traduzida como “Bandeira do Sol Nascente”. Apesar de ter sido deixada de ser oficial pelo governo por causa de suas conotações militaristas e imperialistas, a bandeira continua sendo exaltada pelos nacionalistas e voltou a ser usada pela Força de Auto Defesa Naval desde 30 de junho de 1954.

Com a derrota do Japão, seu uso foi proibido após a Segunda Guerra Mundial, com o tratado de São Francisco. Hoje em dia, não recomenda-se usar essa bandeira como símbolo representativo, pois é considerada extremamente ofensiva especialmente pelos países vizinhos que sofreram com a brutal dominação do Japão, tais como China e Coreia do Sul.

E então? Você conhecia todos os fatos mencionados nesse artigo? Gostou de conhecer um pouco mais sobre a bandeira nacional do Japão? Deixe sua opinião! 🙂

Quer Aprender Japonês?

4 Comentários

  1. Danilo

    Muito interessante, gostaria de ir ao Japão para ver eu mesmo.
    Ótima matéria, obrigado

  2. Jorge

    Vocês não mostraram a bandeira do Exército Imperial Japonês. Se o Japão tivesse vencido a guerra, a história seria diferente.

  3. Aparecida Sanada

    Eu fui ao Japão, e fiquei maravilhada com a cordialidade, honestidade e educação. Amo o Japão e sua cultura!

  4. Marcia

    A segunda bandeira, ainda é comercializada, principalmente que for subir o monte Fuji. Vem junto com aqueles bastões de madeira. Não sabia que era da marinha japonesa, muito interessante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *