10 gírias da internet usadas pelos japoneses

10 gírias da internet usadas pelos japoneses

10 gírias da internet usadas pelos japoneses

Se você já visitou blogs e fóruns japoneses, deve ter percebido que os nativos usam uma infinidade de emoticons (conhecidos como kaomojis) e várias gírias, abreviações e símbolos diferentes dos que se costuma usar no Brasil. Isso é normal, afinal cada país desenvolve seu próprio dialeto “internetês”.

Que tal conhecer o significado de alguns termos da internet usados por nativos japoneses? Tenho certeza que você vai se surpreender com alguns significados. Vamos conferir? 🙂

1. www

jpninfo.com

O www é universalmente conhecido como a World Wide Web, mas para internautas japoneses o significado pode ser outro. A palavra “Warai” significa “riso” e ‘w’ tornou-se uma forma abreviada, assim como o nosso “rs” ou “kkk” ou ainda o “lol” americano. Quanto mais extenso for o W, maior o riso.

2. 888

quizzclub.com

O número 8 é pronunciado como hachi em japonês, mas na internet usa-se como onomatopeia para a palavra Pachi. Para os japoneses, o som da palavra Pachi é similar a som de aplausos. Com isso, 888 significa que você está batendo palmas para outra pessoa, ou seja parabenizando-a!

3. Otsu (お つ)

www.fecielo.com

A palavra otsu é derivado do termo “otsukaresama deshita”, uma saudação comum usada entre colegas de trabalho, cujo significado é “obrigado por trabalhar duro”. Na internet, Otsu tem um significado semelhante. É uma maneira abreviada de dizer “obrigado” na web. Outros internautas preferem simplificar e preferem usar o kanji 乙, que também é pronunciado como Otsu.

4. DQN

masaki0720.tumblr.com

DQN é a forma abreviada de ‘dokyun’, um termo depreciativo usado para se referir a indivíduos, delinquentes ou pessoas estúpidas, incultas ou socialmente inferiores. O uso do termo DQN teve início a partir de um fórum japonês muito popular chamado 2channel e logo se espalhou pela web.

5. △

pinterest.com

Este símbolo de triângulo pode realmente confundir aqueles que não estão familiarizados com gírias usadas na Internet no Japão. Trata-se de um jogo de palavras já que triângulo é pronunciado como sankaku ou Sankakkei, que soa parecido com a expressão san kakkee.

Kakkee é uma forma casual do kakkoii que significa legal, enquanto san é um sufixo honorífico, equivalente a Senhor ou Senhora. Portanto, o triângulo é usado junto com o nome da pessoa, por exemplo, Ana △ que é lido como ‘kakkee Ana-san “, significando” a senhora Ana é legal’.

6. WKTK

mangatop.info

Este é um acrônimo tão popular que se espalhou a partir da web e agora encontra-se em mensagens de texto, anúncios e até mesmo em revistas de manga. Trata-se da abreviação da palavra Wakuwakutekateka (ワクワクテカテカ), uma onomatopeia para “estou tremendo de emoção”. O termo é usado quando estamos animados ou com grande expectativa para algo que vai acontecer.

7. KWSK

infocus.emc.com

KWSK é uma sigla para a palavra Kuwashiku (詳しく), que significa “em detalhes”. É usado especialmente em chats e fóruns quando se deseja saber mais detalhes sobre um assunto.

8. Guguru

webquest-design.jp

Guguru (ググる) significa “Google”. É termo que pode ser traduzido como “Procure no Google”. Quando é com a intenção de dar uma ordem, costuma-se usar “Gurure” (ググれ). Há quem prefira usar a abreviatura GGRKS que vem da expressão Gugure Kasu (ググレカス).

9. JK

www.mobercial.com

JK é a abreviatura de “Joshi-Kousei”, que significa colegial. Se você vê números após JK como “JK2”, significa que se trata de uma colegial que cursa o segundo ano do ensino médio.

10. Zuttomo

fastjapan.com

“Zuttomo” é a abreviatura de “Zutto-Tomodachi”, que significa “Melhores amigos(as) para sempre.” Costuma-se usar essa expressão ao legendar uma foto em que se está junto do seu “best friend”.

Para conhecer mais gírias japonesas, confira esse artigo:
11 Gírias Japonesas Que Você Precisa Conhecer

Gostou de conhecer essas gírias usadas pelos japoneses na internet? Se conhecer outros, por favor compartilhe conosco nos comentários. Quer aprender japonês? Então participe da 7° Semana da Língua Japonesa que acontecerá entre os dias 01/08 (segunda-feira) e 07/08 (domingo).

Ao se inscrever, você também terá acesso gratuito ao livro digital Desvendando a Língua Japonesa, um guia com tudo que é necessário para você dar início ao aprendizado desse idioma fantástico que é o japonês. Para se inscrever, basta clicar no botão abaixo. Participe!

botão-de-inscrição

Referências: JPINFO, Craftsman

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. Pingback: L♥DK – Esse dorama te indico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *