10 Maneiras de dizer “Olá” em Japonês

📩 Clique aqui para receber nossos artigos por email!

10 maneiras de dizer olá em japonê

Aprenda algumas das saudações mais usadas na Terra do Sol Nascente!

Cada país tem suas próprias saudações e sabe o quanto essas expressões são importantes para promover um bom convívio entre as pessoas. No entanto, o Japão é conhecido por sua esmerada educação formal e por este motivo temos a impressão de que essas expressões ocupam um patamar de importância ainda maior dentro da sociedade.

As expressões usadas como saudações e cumprimentos em geral, são chamadas de Aisatsu (あいさつ) no Japão e são aprendidas desde a tenra idade. Se você pretende visitar o Japão, é fundamental aprender a Arte do Aisatsu, assim como as expressões mais usadas. Abaixo, listamos 10 termos usados para dizer “Oi” ou “Olá” na Terra do Sol Nascente.

1) おはよう!

Romaji: Ohayou! (informal)
Tradução: Bom Dia

Bom, esse é o cumprimento mais usado entre 6h e 10h59 da manhã. É considerado uma saudação informal e por isso só deve ser usado com pessoas que temos intimidade.


2) おはようございます!

Romaji: Ohayou gozaimasu! (formal)
Tradução: Bom dia (formal)

Essa é outra maneira de dizer bom dia em japonês, porém trata-se de uma expressão mais formal, normalmente usada com pessoas que não temos muita intimidade ou que que ocupam uma posição superior ao nosso. Basta acrescentar “gozaimasu” ou “gozaimass”.


3. こんにちは!

Romaji: Konnichiwa
Tradução: Olá ou boa tarde

Konnichiwa significa “boa tarde” mas também é uma das palavras mais usadas no Japão para dizer olá, no entanto só deve ser usado após as 11.00 da manhã.


4. こんばんは!

Romaji: Konbanwa
Tradução: Boa noite

E quando anoitece? Qual a saudação mais comum no Japão? É Konbanwa, no entanto deve ser usado somente após as 18:00 horas. Konbanwa significa “boa noite”, mas existe outra expressão usada na hora que vamos dormir, que no caso é “Oyasuminasai”.


5. よぉ!

Romaji: Yo!
Tradução: Olá!

“Yo” é uma expressão super casual, usado especialmente pelos jovens.


6. やっほ~!

Romaji: Yahho!
Tradução: Oi!

Usado por meninas. É apenas uma maneira kawaii de dizer “olá!” em japonês.


7. いかがお過ごしですか?

Romaji: Ikaga osugoshi desuka?
Tradução: Como você tem estado (ou passado)?

É usado quando encontramos alguém que não vemos há um tempo. Outra expressão também muito usada, é Hisashiburi (久しぶり), que significa “Há quanto tempo”.


8. おっす!

Romaji: Ossu (Oss)
Tradução: Hey

“Ossu” é uma palavra muito usada por praticantes de artes marciais, mas muitas pessoas a utilizam como forma de saudação. A última letra, no caso a vogal “u”, costuma não ser pronunciada, portanto basta dizer “Oss”, com o som do “s” prolongado.


9. ただいま!

Romaji: Tadaima
Tradução: Estou de volta!

Sim, seria uma outra forma de dizer olá em japonês, mas trata-se de uma saudação que usamos quando voltamos para casa. Seria algo como “Olá! Cheguei” ou “Estou de volta”.


10. お元気ですか?

Romaji: Ogenki desuka?
Tradução: Como você está?

Você vai ouvir muito essa saudação no Japão. Apesar do significado não ser literalmente Olá, é uma das primeiras expressões ditas pelos nativos japoneses ao encontrarem um conhecido.


Se você mora no Japão ou estuda japonês, com certeza já conhece essas 10 expressões básicas da língua japonesa. Mas pra quem não conhece mas ficou com vontade de aprender, as inscrições para o Programa Japonês Online já estão abertas. ➠ Veja como funciona!

Quer Aprender Japonês?

5 Comentários

  1. Carlos Abreu

    Já li que ‘OSSU’ deve ser evitado, pois é como os membros da YAKUZA se tratam.

  2. Rob

    Quando estava no Japão, entrava no trabalho a noite ou a tarde e mesmo assim cumprimentavam com ohayou gozaimasu…. seria prática comum no caso de início de turno de trabalho?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *