10 motivos para amar as lavanderias automáticas do Japão

As convenientes lavanderias japonesas

Se você já teve oportunidade de morar no Japão, provavelmente sabe o quanto as lavanderias automáticas, chamadas de “Koinrandorī” (コインランドリー) são úteis no dia a dia. Acredita-se que exista cerca de 17 mil lavanderias deste tipo espalhadas por todo o país e a popularidade tem crescido tanto que o número praticamente dobrou nos últimos 10 anos.

Até a década de 1990, as lavanderias automáticas estavam localizadas principalmente em casas de banho públicas e em ruas comerciais nas áreas urbanas, e eram frequentadas principalmente por estudantes, idosos, turistas e homens solteiros.

Atualmente, estes estabelecimentos estão se espalhando nos subúrbios e cada vez mais, as donas de casa comuns tem feito uso dessas convenientes lavanderias.

Muitas residências japonesas não tem uma secadora de roupas e com os verões quentes e úmidos e os invernos frios e gelados, secar roupa em casa tornou-se um problema para a maioria das famílias. Muitos vivem em espaços limitados, o que também dificulta a secagem de roupas e principalmente peças de grande volume como cobertores e futon.

O fato dessas lojas serem equipadas com grandes máquinas de lavar e secar com capacidade de 20 quilos somado à comodidade de funcionarem apenas com moedas, tem sido uma mão na roda para as donas de casa japonesas que tem o hábito de lavar roupa com regularidade, mas que devido aos muitos afazeres, tem pouco tempo livre pra essa atividade.

Mas não é só as donas de casa que tem usado as lavanderias automáticas com mais frequência. Os estrangeiros que vivem no Japão, incluindo os brasileiros, também tem feito cada vez mais uso das lavanderias japonesas. E os motivos são bem simples para esse fenômeno: As lavanderias japonesas de moedas são práticas, rápidas e baratas.

Outro detalhe não menos importante é que grande parte das lavanderias japonesas funcionam 24 horas, o que faz com que muitas pessoas optem por usa-las à noite, uma vez que no Japão não é permitido fazer barulho após as 22:00, para não incomodar os vizinhos.

10 motivos para amar as lavanderias japonesas

1. Elas são limpas e confortáveis. Elas geralmente oferecem cadeiras para você esperar. Algumas lavanderias estão até mesmo equipadas com ar condicionado.

2. Não pode esperar? Não tem problema. Na hora de configurar sua lavagem, você pode deixar seu telefone. Você recebe uma ligação assim que o serviço for concluído.

3. As máquinas só aceitam moedas mas se você não tiver moedas suficientes, não se preocupe. Nas lavanderias há uma máquina para converter notas em moedas.

4. As lavanderias tem livros e revistas em quadrinhos para ler. Algumas tem até mesmo TV! Você não vai se sentir entediado enquanto espera sua roupa lavar e secar.

5. Nas lavanderias tem máquinas vendendo sabão em pó e amaciante, o que é uma mão na roda caso você os tenha esquecido em casa.

6. Muitas delas funcionam 24 horas, o que é muito conveniente para as pessoas que passam o dia no trabalho.

7. Em praticamente todas as lavanderias, há uma máquina especial para lavar calçados.

8. Elas tem cestos e mesas que facilitam na hora de dobrar as roupas.

9. Elas são rápidas. Em menos de 50 minutos, você terá sua roupa lavada e seca.

10. Elas são seguras. Apesar deste tipo de estabelecimento não haver funcionários, é pouco provável que alguém leve suas roupas embora, caso deixe para busca-las depois. Exceto que você dê muito azar, suas roupas estarão no mesmo lugar que deixou ao sair de lá.

Como lavar ou secar roupa em uma lavanderia japonesa?

1. Procure a lavanderia mais próxima da sua casa.
Caso não conheça nenhuma, você pode fazer uma busca no Google Maps ou em outro aplicativo de localização. A maioria das lavanderias vem escrito a palavra “Laundry” que é a palavra inglesa para lavanderia, o que pode facilitar a identificação.

Veja o horário de funcionamento pois nem todas funcionam 24 horas. Algumas abrem somente das 08:00 às 23:00. Já houve casos de pessoas que não se atentaram a esse detalhe e acabaram tendo que buscar as roupas no dia seguinte ou até ficaram presos na lavanderia.

2. Leve o seu sabão em pó e amaciante.
É possível comprar esses itens na própria lavanderia. Custa cerca de 30 a 50 ienes para 1 kg de roupa. Mas se você tem preferência por alguma marca específica é melhor levar de casa.

3. Leve moedas trocadas.
As máquinas de lavar e secar só aceitam moedas de 100 ienes, mas muitas lavanderias possui uma máquina automática que troca notas de 1.000 ienes ou moeda de 500 ienes.

4. Descobrir qual é a lavadora e qual é a secadora.
As secadoras estão geralmente empilhadas umas sobre as outras e costumam ter tampas transparentes. Quanto às lavadoras, geralmente há vários tamanhos, pequenas, médias e grandes, de acordo com o peso total das roupas que serão lavadas. Por exemplo, a lavagem em uma lavadora com capacidade para 7 kg, custa em média 300 ienes por cerca de 40 minutos.

5. Coloque suas roupas sujas na lavadora.
A maneira mais segura é usar duas máquinas: uma para a roupa branca e outra para colorida. Depois de colocar todas as roupas dentro, não se esqueça de colocar o sabão em pó. Você pode comprar sabão em pó e amaciante na própria lavanderia, se esta oferecer este serviço.

6. Insira suas moedas.
Você deve inserir moedas conforme o tempo de lavagem. Se quiser poderá permanecer no local até todo o processo acabar ou então busca-las depois. No entanto, tenha em mente que se for um dia de grande movimento, é possível que alguém tire sua roupa lavada e seca de dentro da máquina, colocando-as em um cesto, para liberar a máquina para outros clientes.

7. O processo de lavar e secar é muito simples.
Normalmente as máquinas podem armazenar 7 a 14 kg de roupa e levam cerca de 20 a 30 minutos para seca-las totalmente. Para cada 10 minutos de secagem, paga-se em média 100 ienes. Geralmente, as secadoras secam a uma temperatura superior a 70° C, o que ajuda a eliminar ácaros, polens e outros microrganismos que causam alergias.

Confira alguns vídeos sobre o assunto


Link do vídeo (YouTube)


Link do vídeo (YouTube)

Quem já morou no Japão e agora está no Brasil, com certeza deve sentir falta das lavanderias japonesas, principalmente para lavar peças grandes como edredons e cobertores. O preço e a praticidade com certeza é o segredo do sucesso das “Koinrandorī” (コインランドリー). Você já teve a oportunidade de usar a lavanderia japonesa? Conte-nos sua experiência. 🙂

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. H.Saito

    No Japão muitas casas e apartamentos são minúsculos, e não cabem nem uma lavadora, então esse tipo de serviço é essencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *