10 motivos para visitar o Japão no verão

10 motivos para visitar o Japão no verão

O Japão é magnífico em todas as estações do ano e em cada uma delas tem atrações especiais para os visitantes, mesmo no verão com suas altas temperaturas. Apesar de ser curto, quente e chuvoso, o verão japonês é colorido, alegre e oferece uma série de entretenimentos que só podem ser aproveitados nesta época.

Veja 10 razões para curtir o verão no Japão

1. Matsuris – Festivais de Verão

Festival Obon
Durante o verão, centenas de festivais são realizados em todos os cantos do Japão. Participar de um matsuri japonês é uma experiência única, onde podemos vibrar com os desfiles e danças tradicionais. A maioria dos festivais japoneses ocorrem há séculos e cada um tem seu próprio significado.

Os mais famosos festivais são o Obon, Tanabata, Asakusa Samba Carnival, entre muitos outros. Os Festivais de Obon, apesar de serem uma espécie de culto aos antepassados, é uma festa alegre, com muitas danças e ao som de flautas e tambores, captando as tendências culturais de cada região.

Em Kyoto tem o Hakata Gion Yamakasa e o Daimonji Gozan no Okuribi, um festival com grandes fogueiras que de longe representam ideogramas. Outros festivais tradicionais com grande participação popular são o Awa Odori, em Tokushima, o Kanto Matsuri, em Akita e o Nebuta Matsuri, em Aomori.

Outro evento muito bonito e simbólico relacionado ao Obon é o Tooro Nagashi, um ritual conhecido também como “Lanternas Flutuantes” e realizado sempre durante as noites. Nesse ritual, lanternas com uma vela dentro são colocadas nos rios e tem o objetivo de homenagear os mortos.

2. Comidas de rua

Barraquinhas em festivais de verão no Japão

Durante o verão e especialmente durante os festivais podemos ter a oportunidade de ver muitas barraquinhas de rua, chamadas de yatai. Nessas barraquinhas são vendidas muitas comidas populares como yakisoba, yakitori, okonomiyaki, takoyaki, Kushikatsu, entre muitos outros. Outras iguarias típicas do verão japonês é kakigori, uma espécie de raspadinha japonesa e somen (macarrão gelado).

Outra característica gastronômica do verão é o lançamento de bebidas sazonais, muitas delas com sabores exóticas, especialmente sucos e refrigerantes. Sem contar nos sorvetes com sabores inusitados, que muitas vezes tem a ver com as características do local onde são produzidos. Um exemplo é o sorvete de lavanda, especialidade da Fazenda de Furano, em Hokkaido.

3. Hanabi (Fogos de Artifício)

hanabi 2
Durante o verão ocorre belíssimos shows pirotécnicos (Hanabi Taikai) em praticamente todas as cidades do Japão. São eventos muito bem organizados que reúnem milhares de telespectadores. Existem alguns que são muito famosos como o Hanabi Taikai de Sumidagawa, em Tóquio. Em vários locais são realizados competições pirotécnicos e os grupos envolvidos se superam a cada ano ao exibir um incrível e complexo show de luzes.

4. Praias

praia em Kagoshima
Quando pensamos em praias no Japão, logo nos vem Okinawa no pensamento, mas na verdade as belas praias japonesas não se limitam apenas a esse lugar. Em Mie, Shizuoka, Aichi, Niigata, Kagoshima, Hyogo, Nagasaki, Fukuoka, Tottori, entre outras províncias também podemos encontrar praias de águas cristalinas. Dá uma olhada aqui na lista com as 100 melhores praias do Japão.

5. Escalar o Monte Fuji

Monte Fuji topo
Se você tem vontade de um dia escalar o Monte Fuji, saiba que só terá essa oportunidade durante o verão. Julho e Agosto é a temporada oficial de escalada já que a maior parte da neve do cume do vulcão está derretida por causa do calor. A organização em relação ao acesso também contribui para que todos possam subir ao topo da montanha mais alta do Japão em segurança.

Escalar o monte Fuji e assistir o nascer do sol lá do cume é uma experiência única e indescritível. Dizem que todo japonês deve fazer isso, pelo menos uma vez em sua vida. Mas chegar ao topo não é uma tarefa fácil pois é preciso ter preparo físico e fazer um bom planejamento, levando mantimentos e agasalhos (sim, mesmo no verão faz muito frio no topo da montanha).

Mas se você está atrás de descanso e não de esforço físico, há outras opções de entretenimento ao redor do Monte Fuji. Há muitos parques bonitos onde poderá tirar boas fotos. Passar uma noite em algum ryokan na região dos cinco lagos (Fujigoko) ou relaxar em um rotenburo (águas termais ao ar livre) com vistas para o Monte Fuji também é uma experiência incrível.

6. Festivais de Música

Fuji Rock Festival
Durante o verão, muitos festivais de música e concertos ao ar livre são realizados em várias partes do Japão. Pra quem curte rock por exemplo, tem vários festivais incríveis que reúnem bandas nacionais e internacionais: o Super Sonic (Tóquio e Osaka), o Fuji Rock Festival (Naeba Ski resort em Niigata) e o Rock in Japan Festival (cidade de Hitachinaka, em Ibaraki).

Outros festivais com apresentações de rock, techno, jazz e outros estilos são o Rising Sun Rock Festival in Ezo (Otaru, Hokkaido) e o Space Shower Sweet Love Shower, um concerto anual que ocorre ao redor do lago Yamanaka, aos pés do Monte Fuji e que reúne inúmeros músicos pop/rock japoneses.

Ter a oportunidade de ir a um concerto ao ar livre para desfrutar de música boa, com artistas do mundo todo e ainda cercado pela natureza é realmente tudo de bom concorda? Mas no Japão, isso só é possível durante o verão! 😉

7. Vestir yukata

yukata
O yukata é uma espécie de quimono leve e casual, feito de linho ou algodão, muito usado no verão. Os japoneses no geral, aproveitam o clima quente para usa-los especialmente durante os matsuris e festivais de fogos de artifício. Isso significa que se você for visitar o Japão durante o verão, poderá ter a chance de vestir um yukata e se sentir ainda mais próximo da cultura japonesa.

8. Piscinas e Parques Aquáticos

Piscinas públicas e Parques aquáticos
No Japão, as piscinas públicas e parques aquáticos são muito procurados pelos japoneses para se refrescar do calor e passar um dia agradável ao lado da família. Para entrar nesses lugares passa-se uma pequena taxa que normalmente vale para o dia inteiro. Lembre-se porém que tatuagens não são permitidas, portanto se você tiver uma, é bem provável que seja barrado.

Há também boas opções de piscinas cobertas com praias artificiais. Existem muitas espalhadas no Japão, mas a mais famosa é o “Ocean Dome”, em Miyazaki por ser uma das maiores praias artificiais e cobertas do mundo. Outros parques aquáticos que merecem destaque em Tóquio é o Tokyo Summerland, Yomiuri Land, Toshimaen, Tobu Super Pool e Edogawa Pool Garden.

9. Lagos e cachoeiras

Lago Shikotsu Mt_Monbetsu, Hokkaido
O Japão é muito bem servido de lagos e cachoeiras e estes locais são boas opções para quem não curte água salgada. A região dos cinco lagos (Fujigoko) tem uma paisagem espetacular. Em Shiga tem o Lago Biwa, o maior lago do Japão. Em Hokkaido também há muitos lagos incríveis como o Lago Azul, o Lago Masyuko e o Lago Shikotsu. Em Aomori, tem o belíssimo lago Towada.

Quanto às cachoeiras, opções não faltam como a Nanatsugama Godan no Taki, em Yamanashi, conhecida como a bela cachoeira de 7 passos, Nabegataki, em Kumamoto, Fukuroda no taki, em Ibaraki, Fukiware no taki, em Gunma, Shirahige no taki, em Hokkaido, Harajiri no taki, em Oita, e muitas outras.

10. Os dias são mais longos

girassóis sorridentes
Apesar do intenso calor sufocante, o verão tem mais um ponto positivo… Os dias ficam incrivelmente longos, com o sol nascendo às 4h30 da manhã e se pondo somente às 19:00. Dessa forma, os dias podem ser melhor aproveitados e as pessoas se sentem mais animadas para passear e fazer caminhadas.

O Japão oferece paisagens naturais em todas as estações do ano e no verão tudo fica muito verde e florido. Outro ponto a favor no Japão é o eficaz sistema ferroviário, especialmente no que diz respeito ao trem-bala (shinkansen) que é todo interligado e possibilita viajar o Japão de norte a sul.

Se você mora no Japão, conte qual o seu passatempo preferido no verão e compartilhe dicas de passeios que podemos fazer nessa época do ano. Caso tenham gostado do post, compartilhem com seus amigos. 😉

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *