10 motivos pra você escolher o Japão para estudar

📩 Clique aqui para receber nossos artigos por email!

Motivos para você estudar no Japão

10 motivos pra você escolher o Japão para estudar

Muitas pessoas tem o sonho de estudar no Japão e este sonho é justificável afinal trata-se de uma cultura completamente fantástica, onde tradições milenares se fundem com inovação e tecnologia, sem contar as paisagens incríveis que mudam a cada estação. Enfim, muitas experiências únicas que só podem ser vivenciadas na Terra do Sol Nascente.

Apesar do Japão ter se mantido fechado para o mundo ocidental por um longo período, hoje o país mostra que está cada vez mais aberto à globalização, especialmente no setor da educação, considerada uma das mais conceituadas e disciplinadas do mundo.

Enfim, há muitas razões pelas quais esta nação rica culturalmente e tecnologicamente avançada é um destino desejável para estudantes internacionais. Se você ler este artigo, com certeza vai se apaixonar completamente pela ideia de estudar no Japão!

1) A qualidade de ensino no Japão é alta

jpnnavi.com

Se você quer simplesmente estudar o idioma ou quer se matricular em uma instituição de ensino superior, você pode ter certeza de uma coisa: a qualidade do ensino será de alto nível. Não é a toa que o Japão detém o maior número de prêmios Nobel da Ásia desde o ano 2000 e as suas universidades estão entre as melhores do mundo, segundo a OCDE.

Cerca de 10 ou mais universidades do Japão frequentemente estão listadas entre os top-200 do mundo. Também é considerado uma referência mundial em relação à pesquisa, especialmente nas áreas de química, física e medicina. Conheça as principais Universidades do Japão.

Em maio de 2012, havia pouco menos de 140.000 estudantes internacionais no Japão, e esse número deverá subir rapidamente nos próximos anos graças às iniciativas do governo japonês. Estima-se que 300 mil estudantes estarão estudando no Japão até o ano de 2020.

Para isso, o Japão tem investido cada vez mais em cursos ministrados em Inglês; recrutamento de pessoal docente global; e programas de intercâmbio internacionais.

2) Terá maiores oportunidades no mercado de trabalho

cpl.ie

Estudar no Japão vai te oferecer uma vasta experiência não só em relação aos costumes tradicionais como também vai abrir muitas portas na sua vida profissional. O seu currículo vai dar inveja a muita gente e você será muito disputado pelas empresas não só pelo seu interesse em outras culturas, como também pela sua capacidade de se adaptar a um novo ambiente.

Uma pessoa que faz graduação, pós ou estágio no exterior demonstra coragem, possui mente aberta para novas ideias e traz novas perspectivas para a empresa ou local de trabalho. Em uma pesquisa com mais de 800 empresas japonesas, quase 50 por cento delas mostraram interesse em recrutar estrangeiros graduados e capacitados para as mais diversas funções.

3) Você vai aprender uma nova língua

tabippo.net

Estudar no Japão vai dar-lhe a oportunidade de aprender o japonês. Mesmo que suas aulas sejam ministradas em inglês, o fato de estar no país e estar em contato com nativos vai fazer com que você fique imerso na cultura e aumentará o seu desejo de dominar esse idioma. E a fluência em um outro idioma, além do inglês com certeza dará mais valor ao seu currículo.

Além disso, a língua japonesa é a porta de entrada para outras línguas e culturas asiáticas, já que sofreu influência de outras nações vizinhas tais como China e Coréia do Sul. Sem contar que muitas empresas japonesas mantem filiais em todo o mundo e se você dominar o idioma há grandes chances de encontrar excelentes empregos em alguma dessas empresas.

4) Você vai fazer amigos do mundo todo.

stbooking.co

Estudando em uma universidade japonesa você tem a oportunidade de conviver não só com os nativos, como pessoas do mundo inteiro. Como foi falado antes, o governo japonês tem incentivado e facilitado a vinda de estudantes estrangeiros no país e esse contato com pessoas das mais variadas culturas é muito enriquecedor para todos os envolvidos.

Há Universidades como a Keio, que você tem a possibilidade de estudar junto com os nativos. Em outras, há salas separadas para alunos internacionais, no entanto ainda é possível ter contato com estudantes japoneses através dos chamados “círculos”. São grupos formados com base em interesses semelhantes, geralmente relacionados a cultura ou desportos.

Os estudantes escolhem os “círculos” que vão de encontro com os seus interesses. E a variedade de opções é muito vasta, acredite. Entre alguns que podemos citar estão música, fotografia, língua, mangá, anime, kabuki, etc. Já em relação aos círculos desportivos, encontramos os mais variados esportes como tênis, futebol, karatê, beisebol, etc.

Só para você ter uma ideia, na Universidade de Keio existem cerca de 474 círculos oficiais, além de clubes desportivos reconhecidos pelas universidades. Além disso, há também círculos intercolegiais onde os estudantes podem conhecer e interagir com pessoas de outras universidades. É uma ótima maneira de você se aprofundar em algum tema do seu interesse.

5) O custo de vida é relativamente barato

japantimes.co.jp

Parece um pouco contraditório, já que sempre ouvimos que o Japão é um lugar caro para se viver. No entanto, há muitas maneiras de viver bem, sem gastar muito dinheiro. A maioria das bolsas de estudos no Japão cobre os gastos da universidade além de fornecerem um subsídio mensal para os estudantes se manterem durante sua permanência no país.

O valor do subsídio pode variar conforme a bolsa mas gira em torno de 143 mil ienes, o que é mais que suficiente para um estudante. Além disso, alguns tipos de bolsas permitem que o estudante faça “Arubaito”, ou seja, serviços parciais em lojas de conveniência ou outros estabelecimentos, o que ajuda com os gastos relacionados às necessidades básicas.

Além disso, no Japão há muitos restaurantes baratos, além das lojas de 100 ienes que oferecem uma grande variedade de produtos. Roupas boas e de qualidade também podem ser compradas em lojas populares tais como Shimamura ou Uniqlo. Enfim, gerenciando bem o dinheiro é possível viver de forma confortável, embora sem grandes luxos é claro.

6) Segurança, limpeza e praticidade

shafir.info

O Japão é um dos países mais seguros do mundo. Mesmo em grandes cidades como Tóquio, Nagoya ou Osaka, é possível sair a qualquer hora do dia ou da noite, sem aquela apreensão de ser assaltado. Mas é claro, que precisamos tomar cuidado, independente do lugar onde vivemos. Mas as chances de sofrermos com esse tipo de coisa é quase nulo no Japão.

Além disso, as ruas costumam ser limpas e agradáveis. Apesar de quase não vermos lixeiras nas ruas, as pessoas tem o hábito de carregar seu próprio lixo até chegar em casa ou até encontrar um lugar apropriado para joga-lo. Outro detalhe é a praticidade que o país oferece, com lojas de conveniência, máquinas de refrigerantes e estações de trem por toda parte.

7) Paisagens e pontos turísticos deslumbrantes

wallpaperswide.us

Tradição e tecnologia não são os únicos atrativos do Japão. O país é repleto de paisagens de cair o queixo, parques onde as pessoas podem estar em contato com a natureza além de milhares de locais históricos como templos e santuários que estão em perfeito estado de conservação, mostrando sua resistência ao tempo, aos desastres naturais e guerras.

Além disso, o país é abençoado por ter as quatro estações bem definidas o que faz com que as paisagens mudem a cada nova estação. Como o Japão é praticamente todo interligado com extensas vias férreas, não é difícil se organizar e conhecer várias partes do país ao longo do tempo que permanecer estudando em alguma escola ou universidade japonesa.

8) Você vai se encantar com a educação, cultura e hospitalidade

cnn.com

Uma das coisas que mais chamam a atenção no Japão é a educação. No começo podemos estranhar o jeito tão formal dos japoneses, mas sem dúvidas nenhuma esse é o seu grande diferencial. Além disso existe um conceito muito interessante no Japão denominado como Omotenashi e este conceito vai muito além da educação tão formal ou da hospitalidade.

Omotenashi é algo difícil de descrever em palavras, mas está relacionado na forma como os japoneses recepcionam seus clientes. Apesar de ser traduzido como hospitalidade em japonês, omotenashi engloba uma série de hábitos enraizados na cultura e sociedade japonesa e é dessa forma que o Japão conquistou a fama de ser o país mais educado do mundo.

9) Tudo funciona como deve ser!

jnize.com

O Japão é a terceira maior economia do mundo e possui uma ótima infraestrutura urbana. O país é bem abastecido por ferrovias que permitem viajar para a maioria dos lugares. Outra coisa que chama a atenção é a impressionante pontualidade dos transportes públicos no Japão.

E isso é refletido não só nas grandes cidades como nas cidades do interior também. Bicicleta é um dos transportes mais utilizados pelas pessoas no dia a dia. De maneira geral, o país é organizado e as pessoas respeitam as leis e as regras de convívio social. No Japão, as pessoas pensam muito no coletivo e isso ajuda a manter a harmonia na sociedade japonesa.

Um exemplo disso é o uso de máscaras cirúrgicas. Existem muitas razões pelas quais os japoneses usam máscaras mas as principais são devido alergias ao pólen ou para evitar que o vírus da gripe ou de outras doenças contagiosas sejam transmitidas para outras pessoas.

10) Uma experiência inesquecível

holidaysgenius.com

Estudar no exterior é sempre uma grande aventura, ainda mais se for em um país com costumes e cultura tão diferentes da nossa. É uma oportunidade de obter um grande aprendizado e ao mesmo tempo trabalhar nossa independência. Ninguém fica indiferente após passar por uma experiência como essa, pois alimenta novas perspectivas em relação a vida.

O Japão é sem dúvidas, uma grande escola da vida. Um país onde o velho e o novo se misturam, sendo um dos poucos lugares do mundo onde podemos vivenciar esses contrastes. Sem contar a filosofia oriental, que contribui para a nossa evolução pessoal, mental e espiritual. Estudar no Japão é, sem sombras de dúvidas, uma experiência inesquecível.


Se você tem o sonho de estudar no Japão, saiba que é possível. Todos os anos surgem oportunidades de se inscrever em bolsas de graduação, pós ou estágios. Para maiores informações confira nosso guia sobre bolsas de estudos no Japão e vale também a pena dar uma olhada em depoimentos de pessoas que passaram por essa experiência.

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *