10 Tipos de Bentōs Populares no Japão

Cinco Tipos de Bentōs Populares no Japão

O bentō é uma parte intrínseca da cultura gastronômica japonesa, que vai desde refeições simples, feitas em casa até a alta gastronomia produzida pelos melhores chefs. O bentō é considerado paixão nacional pois combina praticidade, estética visual e sabor.

Além disso, pode ser saboreado em qualquer lugar, como no trabalho, nas horas de lazer ou sempre que a fome atacar. Confira abaixo, 10 tipos de Bentos populares no Japão.

1. Makunouchi bentō (幕の内弁当)

Cinco Tipos de Bentōs Populares no Japão

Embora a definição de Makunouchi bento não seja clara, é basicamente um bento que consiste em peixe, carne, ovos e vegetais, gergelim preto, juntamente com arroz e umeboshi. A palavra makuno-uchi significa “entre ato”. Ele remonta ao Período Edo (1603 a 1868). Era comumente servido durante os intervalos das performances teatrais de Noh e Kabuki.

Esse tipo de bento está amplamente disponível em lojas de conveniência, estações de trem e lojas de departamento. Vale a pena experimentar o Makunouchi bento!

2. Shake Bento (シャケ弁当)

Shake Bento é composto por salmão grelhado, um alimento consumido no Japão desde tempos remotos. Trata-se de um bento barato, além de nutritivo e delicioso.

3. Shōgayaki bentō

Shōgayaki bentō é composto por carne de porco com gengibre. Esse bento é facilmente encontrado em lojas de conveniência e supermercados.

4. Nori Bento(のり弁当)

Como o próprio nome já diz, Nori Bento é composto por Nori (folha feito à base de algas), colocado sobre o arroz. Geralmente, o bento também vem com katsuobushi (bonito seco) sob as algas. Muitas vezes também as algas são aromatizadas com molho de soja.

5. Omusubi (むすび弁当)

Embora não seja estritamente um bentō, Omusubi (bolinho de arroz) é talvez o alimento mais versátil do Japão. Também conhecido como onigiri, esse alimento é super prático e encontrado facilmente nas lojas de conveniência e supermercados. Geralmente são envolvidos com nori (algas marinhas) ou polvilhados com gomashio (sementes de gergelim e sal).

Também pode ser recheado com os mais variados ingredientes como salmão grelhado, ameixa em conserva, kombu (algas), ovas de peixe e atum com maionese. O bom de musubi bento é que você não precisa de hashi para comê-lo. Fácil, prático e delicioso.

6. Hinomaru Bento (日の丸弁当)

Hinomaru é um termo usado para descrever a bandeira japonesa. Ele leva esse nome porque tem um umeboshi no centro do arroz, fazendo com que o bento se assemelhe com a bandeira japonesa. Este bento é um dos mais simples mas ainda assim, muito apreciado no Japão.

7. Kyaraben  (キャラ弁)

Kyaraben

Kyaraben não são apenas saborosos, são verdadeiras obras de arte. Estas caixas de almoço especiais são muitas vezes feitas pelas mães para os filhos levarem para a escola. Com um toque de amor e criatividade, esses obentos são tão fofos que até dá dó de comer.

8. Karaage Bento (唐揚げ弁当)

Karaage é o nome dado ao frango frito japonês. Muito consumido no Japão, Karaage é encontrado não só em obentos como em restaurantes também. O karaage bento é uma refeição que normalmente agrada muito não só japoneses como também estrangeiros.

9. Soboro Bentō

Soboro Bentō é um bento que consiste com arroz e coberturas que podem ser omelete, legumes e alguma carne como frango, peixe ou camarão. É um bento divertido, pois a cobertura sobre o arroz acaba criando um mosaico de cores, agradável aos olhos e ao paladar.

10. Gyudon ou Butadon Bento (牛丼 · 豚丼弁当)

Gyudon consiste em uma tigela de arroz coberta com carne bovina. Já o Butadon Bento, é parecido com gyudon, no entanto com carne de porco. Este tipo de bento é muito popular no Japão e facilmente encontrado nas lojas de conveniência e supermercados.

Fontes: nippon.com, wasa-bi.com

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *