12 eventos gastronômicos imperdíveis no Japão!

Festivais de comida no Japão

O Japão é conhecido por sua deliciosa cozinha local, bem como pratos pratos internacionais. Os japoneses se orgulham da qualidade, da aparência e do sabor dos alimentos, e onde quer que você viaje no Japão, você tem a oportunidade de encontrar uma boa comida.

Este país também é amado por seus festivais. Ao longo do ano, muitas celebrações tradicionais ocorrem por todo país, especialmente na capital japonesa. Se você gosta de festivais de comida, confira esses eventos gastronômicos que ocorrem em várias partes do Japão.

1) Nagoya Ramen Matsuri (Nagoya, Aichi)

Ramen é um prato tradicional japonês, o preferido entre muitos japoneses. Se você estiver no Japão à passeio, não deve deixar de experimentar alguns dos mais populares tais como “Shio Ramen” e “Miso Ramen”. Você também tem a oportunidade de participar do Nagoya Ramen Matsuri, que ocorre todos os anos no Hisaya Ōdori em Nagoya, Aichi Ken.

Nesse festival, você tem a oportunidade de experimentar não só os sabores tradicionais como também variedades regionais de várias localidades do Japão. A entrada para o evento é gratuita, mas o ramen custa 850 ienes cada um. Vale a pena participar!

Nagoya Ramen Matsuri (名古屋 ラーメン まつり)
Data: 2 a 12 de fevereiro de 2018
Endereço: Hisaya Ōdori Park, 3-15, Sakae, Naka-ku Nagoya-shi, Aichi 460-0002 [Mapa]
Site Oficial: ctv.co.jp

2) Festival das Ostras (Miyajima, Hiroshima)

Além de visitar o Memorial da Paz e o Museu da Bomba Atômica em Hiroshima, certifique-se de adicionar “comer ostras” à sua lista. Ostras, (e okonomiyaki) são alguns dos alimentos mais populares de Hiroshima. E de janeiro a março, é temporada de ostra!

No Miyajima Oyster Festival, que ocorre em Miyajima, uma ilha ao largo da costa de Hiroshima, os visitantes tem a oportunidade de degustar deliciosas ostras dos melhores produtores da região. Também há outras opções de comida como ensopado de ostra e udon, além de outras atrações como apresentações de taiko e rakugo. Vale a pena conferir!

Miyajima Kaki Matsuri (宮島 牡蠣祭り)
Endereço: Em frente ao Cais de Miyajima, Hatsukaichi-shi [Mapa]
Data: No segundo sábado e domingo de fevereiro de cada ano (10:00 às 15:00)
Site Oficial: hiroshima-kankou.com

3) Takaoka Nabe Festival (Takaoka, Toyama)

Em Takaoka, província de Toyama, ocorre o Takaoka Nabe Festival, com várias especialidades de Nabe, um guisado tradicional japonês. O nabe é um ensopado que pode incluir vários ingredientes como fruros do mar, broto de bambu, cogumelos, tofu, cebola, etc.

Em Tateyama, ainda em Toyama, há outro festival, o “Toyama Nabe Jiman Taikai” com porções de nabe sendo vendidos a 300 ienes. Os festivais ocorrem em janeiro, em pleno inverno. Nada como uma tigela de nabe para esquentar o corpo nos dias de frio, não acha?

Takaoka Nabe Festival (高岡 鍋 まつり)
Data: 14 a 15 de janeiro de 2017
Endereço: Suehiromachi, Takaoka, Toyama, 933-0023 [Mapa]
Site Oficial: info-toyama.com

Toyama Nabe Jiman Taikai (とやま 鍋 自慢 大会)
Data: 28 e 29 de janeiro de 2017
Endereço: 12 Yoshiminenobiraki, Nakaniikawagun Tateyamamachi, Toyama [Mapa]
Site Oficial: info-toyama.com

4) Meguro Kumin Matsuri (Tóquio)

Meguro Kumin Matsuri (目黒区民 まつり宮城) é um festival que ocorre todos os anos em Kesennuma, província de Miyagi. Todos os anos, longas filas de pessoas esperam os 5.000 meguro grelhados que são distribuídos às margens do rio Meguro-gawa, em Meguro, Tóquio.

Os peixes são trazidos frescos diretamente de Kesennuma, província de Miyagi. Também chamado de “Meguro Sun Festival”, o evento ocorre no Dendo Park, junto com outras atrações como apresentações de taiko, narração de histórias (rakugo), etc.

Meguro Kumin Matsuri (目黒区民 まつり宮城)
Data: 16 de setembro de 2018
Endereço: 153-0063 Meguro-ku Meguro 1 – 25 – 8 ta
Site Oficial: mainitimaturida.com

5) Tokyo Tower Sanma Matsuri (Tóquio)

O Sanma Matsuri é um festival realizado anualmente no Tokyo Tower, sempre no “Dia do Equinócio de Outono“, feriado nacional do Japão. O evento, que já está em sua 9° edição, distribui gratuitamente entre os presentes, 3.333 mil peixes Sanma (Pacifíc Saury).

Os peixes são trazidos de Ofunato, província de Iwate e são grelhados no carvão vegetal. O evento começou por causa da ligação do Tokyo Tower com o número 3 ( “san” em japonês), uma vez que foi inaugurado no ano 33 da Era Showa (1958) e tem 333 metros de altura.

O festival tornou-se tão popular que às 7:00 da manhã, já é comum ter grandes filas com mais de 500 pessoas a espera do peixe Sanma. Os peixes são servidos entre 9:00 e 16:30.

Tokyo Tower Sanma Matsuri (東京タワーさんままつり)
Data: Dia do Equenócio de Outono (22 ou 23 de setembro)
Endereço: 4 Chome-2-8 Shibakoen, Minato, Tokyo 105-0011, Japão [Mapa]
Site Oficial: tokyotower.co.jp

6) Hokkaido Food Festival (Yoyogi Park, Tóquio)

Hokkaido Food Festival é um evento que ocorre todos os anos no Yoyogi Park, em Tóquio. O evento, cuja entrada é gratuita, atrai centenas de visitantes que buscam experimentar algumas das famosas especialidades de Hokkaido, conhecidas por sua qualidade.

A maioria dos pratos são compostos por frutos do mar como bacalhau, polvo, salmão, vieiras, camarão, ovas, arenque, entre outros. No festival também podemos encontrar cervejas artesanais locais. O festival dura cerca de 4 dias e já está na sua 29º edição.

São aproximadamente 100 barracas de comida vendendo mais de 400 pratos especiais de Hokkaido! Além disso, cerca de 35 barracas de comida servirão pratos “390 ienes gourmet”, ou seja, você encontrará muita comida por esse preço… uma verdadeira pechincha.

Hokkaido Food Festival (北海道フェアin代々木)
Endereço: 2-1 Yoyogikamizonochō, Shibuya-ku, Tōkyō-to 151-0052, Japão [Mapa]
Data: Final de setembro – Início de outubro
Site Oficial: yoyogipark.info

7) Gyoza Festival (Showa Kinen Park, Tóquio)

O “Gyoza Fes” é realizado anualmente no Showa Kinen Park, em Tóquio! O festival reuniu 80 mil pessoas em 5 dias de evento. Os visitantes tem a oportunidade de desfrutar de cerca de 20 variedades de gyoza (cozidas no vapor, fritas, grelhadas).

A entrada é gratuita, mas para comer gyoza é preciso pagar uma taxa de ¥ 600 antes de entrar no evento. O evento normalmente é ocorre das 11h às 21h todos os dias. O festival também terá venda de doces, bebidas alcoólicas e souvenires.

Gyoza Festival (餃子フェス)
Endereço: 3173 Midoricho, Tachikawa, Tokyo 190-0014, Japão [Mapa]
Data: 22 de novembro de 2017 – 26 de novembro de 2017
Site Oficial: gyo-zafes.jp

8) Tokyo Vegan Gourmet Festival (Kiba Park, Tóquio)

O Tokyo Vegan Gourmet Festival é realizado no Kiba Park, em Tóquio. Com grande variedade de alimentos veganos de alta qualidade, o evento atrai pessoas de todo o país.

Todas as barracas no festival vendem alimentos orgânicos, macrobióticos e crus e não utilizam produtos de origem animal (carne, peixe, ovos, lácteos, mel ou açúcar refinado).

Você pode até encontrar roupas orgânicas, inclusive roupas íntimas. Tudo 100% orgânico! Se você gosta de comida vegana / vegetariana, esse festival é perfeito para você. Você vai encontrar hambúrguer de arroz, cachorro quente, bolos e até sorvete vegano.

Além disso, você também tem a oportunidade de participar de uma aula de yoga ao ar livre no local. Esse festival também acontece em duas outras localidades: Nagoya, no dia 22 de outubro (no Tsuruma Park) e em Kyoto em 12 de novembro (no Takaragaike Park).

Tokyo Vegan Gourmet Festival (東京ビーガングルメ祭り)
Endereço: 135-0042 Koto, Kiba 4-chome, Tokyo, Japão [Mapa]
Data: 1 de outubro (10:00 am – 4:00 pm)
Site Oficial: vegefes.com

Kyoto Vegan Gourmet Festival (京都ビーガングルメ祭り)
Endereço: Kamitakano Nagaredacho, Sakyo Ward,Kyoto, 606-0037, Japão [Mapa]
Data: 12 de novembro (10:00 am – 4:00 pm)

Nagoya Vegan Gourmet Festival (名古屋ビーガングルメ祭り)
Endereço: 1 Chome Tsurumai, Showa Ward, Nagoya, Aichi 466-0064, Japão [Mapa]
Data: 22 de outubro (10:00 am – 4:00 pm)

9. Cheese Festa (Ebisu, Tóquio)

Dia 11 de novembro é considerado o “Cheese Day” (Dia do Queijo) no Japão. Se você gosta desse alimento, então precisa participar do “Cheese Festa” que acontece anualmente no prédio EBiS303 em Ebisu, Tóquio. Trata-se de um festival especial de degustação de queijo, coincidindo com o dia nacional do queijo japonês no dia 11 de novembro.

Produtores de queijo de todo o mundo participam do evento que tem duração de 2 dias (11 e 12 de novembro) para oferecer suas iguarias aos visitantes. A degustação é gratuita, mas muitos queijos estarão à venda. Também haverá degustação de vinhos.

Cheese Festa (チーズフェスタ)
Endereço: 150-0013, Shibuya ku, Ebisu, 1-20-8 Ebisu Subaru Biru, Tokyo, Japão [Mapa]
Data: 11 de novembro (11:00 às 19:00) e 12 de novembro (11:00 às 18:00)
Site Oficial: cheesefesta.com

10. Fiesta de España (Yoyogi Park, Tóquio)

A Fiesta de España é um evento com duração de dois dias que ocorre no Yoyogi Park, em Shibuya. São mais de 35 barracas de comidas e bebidas para os amantes da gastronomia espanhola. O evento também conta com seminários sobre vinhos espanhóis (xerez) e sobre a arte de Picasso e Goya, além de apresentações de dança, música e artes espanholas.

O evento é gratuito para entrar e acontecerá das 10:00 às 19:00 no dia 18 (sábado) e 19º (domingo) de novembro de 2017. Se você estiver livre nesse fim de semana, vá para Yoyogi Park para aprender mais sobre a cultura espanhola, e de quebra, experimentar algumas iguarias deliciosas desse país, como as famosas tapas, tortillas, churros e muito mais!

Fiesta de España (フィエスタ・デ・エスパーニャ)
Endereço: 2-1 Yoyogikamizonochō, Shibuya-ku, Tōkyō-to 151-0052, Japão [Mapa]
Data: 18 e 19 de novembro
Site Oficial: spainfes.com

11. Nabe Festival (Hibiya Park, Tóquio)

Nabe Festival, Hibiya Park

Nabe (Hot Pot) é um prato quente muito popular nas estações mais frias. Geralmente contém vegetais, frango, tofu e carne, embora existam muitas variedades deste prato. É essa variedade que torna esse prato tão excitante! Se você quiser experimentar muitos tipos diferentes de nabe de todo o país em um só lugar, confira o Nabe Festival no Hibiya Park.

O evento acontecerá por quatro dias, a partir do dia 23 (quinta-feira) a 26 (domingo) de novembro de 2017. De quinta a sábado, o horário será das 10:00 às 20:00 e, no domingo, a partir de 10:00 da manhã até as 17:00. A entrada é gratuita – você só paga o que for consumir – então que tal dar uma passadinha no Hibiya Park e desfrutar um delicioso nabe?

Nabe Festival (鍋フェスティバル)
Endereço: Hibiyakoen, Chiyoda Ward Tokyo 100-0012, Japão [Mapa]
Data: 23 a 26 de novembro de 2017
Site Oficial: nabefes.com

12) Ramen Expo (Osaka)

Embora o Ramen Expo seja relativamente novo, (estabelecido em 2013), mais de 110 mil pessoas de todo o Japão e de outras partes do mundo vem para o Expo Commemoration Park (mais conhecido como Banpakukoen), em Osaka para participar desse delicioso evento.

No Ramen Expo, os visitantes tem a oportunidade de degustar uma tigela fumegante de ramen entre várias opções regionais disponíveis. E o melhor de tudo, por um preço super acessível (cerca de 800 ienes). O evento que conta com cerca de 40 expositores de ramen, ocorre nos quatro fins-de-semana consecutivos de dezembro, incluindo as sextas-feiras.

Os expositores se revezam a cada fim de semana. A entrada para o evento é gratuita mas você pode comprar um ticket para ser trocado por uma tigela de ramen à sua escolha em qualquer uma das bancas. Se você é um apreciador de ramen, não pode perder!

Endereço: 1 Senribanpakukōen, Suita-shi, Ōsaka-fu 565-0826, Japão [Mapa]
Datas: 1 de dezembro – 3 de dezembro (10:00 às 21:00)
8 de dezembro – 10 de dezembro
15 de dezembro – 17 de dezembro
22 de dezembro a 25 de dezembro
Site Oficial: ramen-expo.com

O que achou desses festivais relacionados à comida no Japão? Tenho certeza que deve ter ficado com água na boca não é mesmo? Quem sabe um dia tenha oportunidade de participar de algum desses eventos… Caso já tenha participado, nos conte a sua experiência. 🙂

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. Tâmara

    Eu preciiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiso visitar o Japão..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *