12 locais para apreciar flores de cerejeira no Brasil

8 lugares para ver a florada de sakura no Brasil

Uma das experiências mais incríveis no Japão é apreciar as flores de cerejeira em plena floração que ocorre entre o fim de março e meados de abril. Mas você sabia que no Brasil há diversos lugares onde também podemos apreciar essas belas flores? Diferente do Japão, a florada de sakurá costuma ocorrer entre os meses de julho e setembro.

Estima-se que, no Japão, existam perto de 200 espécies de cerejeiras, com flores que vão do vermelho ao branco, passando pelo rosa e pêssego. Poucas variedades de cerejeira conseguem se desenvolver no Brasil devido às variações climáticas entre os dois países.

Algumas delas são oriundas de Taiwan e também de Okinawa, um conjunto de ilhas ao sul do Japão, cujas características climáticas são mais parecidas com a do Brasil. Por volta da década de 70, imigrantes japoneses fizeram tentativas de plantio em algumas localidades do Estado de São Paulo, com o intuito de produzir mudas. Algumas tentativas foram bem sucedidas.

A partir dos anos 80 as mudas de cerejeiras passaram a ser vendidas e seu plantio se espalhou por diversos locais. Por esta razão, em algumas localidades com forte presença da comunidade japonesa são realizados festivais da cerejeira nos quais os visitantes tem a oportunidade de prestigiar um verdadeiro espetáculo da natureza a medida que a primavera se aproxima.

Uma das maiores tradições que ocorre no Japão durante a florada de sakurá é o Hanami, uma espécie de piquenique realizado sob as árvores de cerejeira. Essa prática se estendeu entre a comunidade nipo-brasileira e admiradores da cultura japonesa no Brasil. Conheça abaixo alguns dos melhores locais para para quem deseja apreciar as flores de cerejeira no Brasil.

1. Parque do Carmo, Itaquera, São Paulo

Foto Marcelo Pereira G1

Um dos melhores lugares para apreciar as flores de cerejeira é sem dúvidas nenhuma o Parque do Carmo, localizado no bairro Itaquera, zona leste de São Paulo. Entre Julho e Agosto, 4000 pés de cerejeiras florescem no local propiciando um espetáculo que atrai milhares de visitantes. O projeto foi idealizado há quase 40 anos pelo imigrante Hisayoshi Kataoka.

Kataoka, que inicialmente trouxera 500 mudas do Japão, contou com a ajuda da Prefeitura de São Paulo e do Consulado do Japão para dar início a esse projeto. A Festa das Cerejeiras já está em sua 39° edição e neste ano (2017) será nos dias 4, 5 e 6 de agosto. Durante a festa ocorre muitos eventos tais como shows de dança, música e barraquinhas de comida oriental.

2. Parque Ibirapuera, São Paulo

Imagem: parqueibirapuera.org

Outro belo lugar onde você pode apreciar as flores de cerejeira no Brasil é no parque Ibirapuera. Neste local também encontra-se o Pavilhão Japonês, inspirado no Palácio Katsura, em Kyoto. Com um jardim repleto de plantas e árvores ornamentais e um lago repleto de carpas, o Pavilhão Japonês é um convite para quem busca tranquilidade e reflexão.

3. Curitiba, Paraná

Imagem: gazetadopovo.com.br

Na cidade de Curitiba há vários pontos turísticos onde moradores e visitantes podem apreciar as cerejeiras em flor. O principal deles é com certeza o icônico Jardim Botânico de Curitiba, com um corredor repleto com diversas árvores de cerejeiras. Outro local é a Praça do Japão, onde fica a réplica do Kinkaku-ji, com cerca de 5 ou 6 árvores de cerejeiras.

No Parque Tanguá e Centro Cívico também há algumas cerejeiras. Sem contar as várias ruas que foram arborizadas com cerejeira cujas matrizes foram doadas pelo imperador Akihito. Algumas delas são a rua XV de Novembro, no trecho entre as ruas Av Marechal Floriano Peixoto e Rua Barão do Rio Branco e outras ruas como Anita Garibaldi, Iguaçu e Pasteur.

4. Parque Sakura – Frei Rogério / SC

Imagem: sakuramatsuri-freirogerio.blogspot.com.br

O clima típico do sul do país favorece o florar da cerejeira em diversas localidades, como nas serras catarinenses. O município de Frei Rogério, perto da cidade de Fraiburgo, organiza inclusive um evento para comemorar o charme: o Sakura Matsuri. Os festejos contam com apresentações culturais e cerimoniais de chá, luta típica e caligrafia japonesa.

O festival ocorre no final do mês de agosto ou começo de setembro e costuma receber cerca de 1500 pessoas. A floração dura menos de uma semana. No Parque Sakura foram plantadas 3.000 mudas de Cerejeira, além de milhares de outras árvores ornamentais como o ipê.

5. Nova Friburgo / RJ

Foto: Festa da Cerejeira – Nova Friburgo – RJ/ Facebook

Em algumas cidades da Região Serrana fluminense é possível apreciar a beleza delicada e passageira das flores de cerejeira. Em Nova Friburgo, ocorre a Festa da Cerejeira no Sítio Florândia da Serra Matsuoka, em Salinas, que neste ano será nos dias 1 e 2 de julho.

Na programação estão danças japonesas, demonstração de kenjutsu e iaijutsu, oficina de origami e venda de comidas típicas. Os participantes também concorrem a diversos sorteios. Sem contar a oportunidade de praticar o “hanami” (contemplação das flores de cerejeira).

6. Garça / SP

Imagem: garca.sp.gov.br

A Festa da Cerejeira de Garça-SP, que agora é chamada de Cerejeiras Festival, já está em sua 31ª edição. Neste ano (2017), o evento ocorrerá entre os dias 28 de junho e 2 de julho e será realizado no Lago Municipal de Garça (Lago Artificial J.K. Williams). Haverá diversas atividades culturais e gastronômicas, além de um parque de diversões. A entrada é franca.

7. São Roque / SP

Imagem: informasaoroque.blogspot.com.br

O Festival das Cerejeiras Bunkyos, em Roque/SP já está em sua 21º edição. Neste ano (2017) ocorrerá entre os dias 1 e 2 de julho no Centro Esportivo Kokushikan Daigaku. São cerca de 400 pés de cerejeiras que entram em plena floração durante o festival.

O evento contará com Praça de Alimentação, Shows Artísticos e oficinas culturais, além de um bazar com produtos nacionais e importados, além de verduras e flores da região, incluindo a venda de mudas de sakura (produzidas no próprio Kokushikan Daigaku).

8. Campos do Jordão / SP

Imagem: guiacampos.com

Em Campos do Jordão as cerejeiras já fazem parte da sua história desde 1936, quando foram plantadas as primeiras mudas da variedade “Takasago”. A árvores se adaptaram bem ao clima da cidade e continuam apresentando belas floradas no início da primavera.

A Festa da Cerejeira em Campos do Jordão já está em sua 49ª edição. Este ano (2017), o evento ocorrerá entre os dias 22 de julho e 13 de agosto. Centenas de pessoas comparecem todos os anos para apreciar as flores e participar das atrações, entre elas comidas típicas e apresentações artísticas de música e dança, exibições de artes marciais, entre outras.

9. Itapecerica da Serra / SP

Imagem: areasverdesdascidades.com.br

No templo Kinkaku-ji, localizado na Chácara Palmeiras em Itapecerica da Serra é possível apreciar as flores de cerejeira ornamentais que afloram no inverno entre os meses de julho e agosto. O templo que é uma réplica do Kinkaku-ji de Kyoto é rodeado por um jardim estilo japonês e um lago de carpas coloridas que pode ser atravessada por uma ponte.

10. Itapevi / SP

Imagem: YouTube Reprodução

No Centro Cultural Campestre da BSGI, em Itapevi, será realizada a 2º edição da Festa da Cerejeira entre os dias 15 e 18 de junho de 2017. Durante o evento, os visitantes de todas as idades poderão participar de atividades ao ar livre, além de outras atrações como apresentações especiais e oficinas culturais e artísticas, músicas, poesias e palestras.

O Centro Cultural Campestre da BSGI (CCCamp) foi idealizado por Daisaku Ikeda e tem como finalidade servir como centro das atividades culturais e educacionais dos membros da BSGI, proporcionando uma estrutura para o desenvolvimento de grandes valores humanos.

11. Castro / PR

Imagem: diariodoscampos.com.br

A Festa da Cerejeira em Castro já está em sua 9ª edição, organizada pela Seinen-Kai ACEC. O evento ocorrerá nos dias 5 e 6 de agosto e contará com diversas atrações tais como apresentações de Dança Bon Odori, Taiko, Artes Marciais e Encontro de Cosplayers, além de uma praça de alimentação com grande diversidade de comida típica japonesa.

12. Gurapuava / PR

Imagem: redesuldenoticias.com.br

Todos os anos, moradores e visitantes tem a oportunidade de apreciar a florada das cerejeiras no Parque do Lago. No local é realizado o Cerejeiras Em Festa, um evento com entrada gratuita que oferece diversas atrações como piquenique, “Hora do Chimarrão”, atrações culturais, artísticas e de grupos folclóricos, além de food trucks e barracas de comida japonesa.

A Festa das Cerejeiras em Guarapuava será realizada no dia 2 de julho de 2017 (domingo) às 13:00. Uma ótima oportunidade de reunir a família e aproveitar uma tarde de muita diversão e descontração em meio às belezas naturais e às flores que tomam conta da paisagem.

O florescer da cerejeira é um momento único, cultuado justamente por ser efêmero. Sua beleza só pode ser apreciada por, no máximo, duas semanas. Visitar alguns desses locais pode matar um pouco a saudade dos saudosistas que moraram no Japão e também oferece a oportunidade a muitas pessoas de conhecer e experimentar um pouco da cultura japonesa.

E você? Já teve a oportunidade de participar de algum festival das cerejeiras no Brasil? Conhece outros locais no Brasil que tem flores de cerejeira? Compartilhe conosco! 🙂

Confira o vídeo que fizemos sobre esse tema:

Quer Aprender Japonês?

7 Comentários

  1. Tudo bem!

    Fico feliz que não Brasil é possível, de admirar as flores de cerejeira (Sakura). Fui no Brasil duas vezes, mas nunca as vi. Na Finlândia, têm festo de Hanami. Há no Brasil Hanami?

    Se você quiser ver Hanami em Helsínquia, então:

    Hanami in Helsinki.

    Bom fim de semana. Matti

  2. Akie Suenaga Lucas

    Lindas cerejeiras….em Itaquera será quando??

  3. Getulio Motoyama

    Na cidade de Pilar do Sul (S.P) existe uma rua +_ 2km de extensão com Sakura

  4. Akemi

    Moro em São Roque e pela segunda vez fui ao festival Sakura Matsuri e é realmente lindo . . . Vale apena conferir <3

  5. Mirian

    Eu ia comentar sobre Indaiatuba, mas parece que uma xará minha já comentou xD kkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *