Conheça as 13 Ilhas dos Gatos Que Existem No Japão

Conheça 11 Ilhas dos Gatos no Japão

13 Ilhas de Gatos Para Conhecer No Japão

Os gatos são animais muito adorados no Japão. E por causa dessa adoração, alguns locais repletos desses bichanos fofinhos tornaram-se pontos turísticos famosos, atraindo milhares de visitantes de todo o país. E o turismo acaba contribuindo para a economia desses locais, quase sempre remotos e bem distantes das áreas mais urbanas e badaladas.

Um exemplo que podemos citar são as ilhas conhecidas como “Nekojima” (Ilha dos Gatos). Só para você ter uma ideia, em muitas dessas ilhas, o número de gatos ultrapassa o de pessoas. 😮 Ao visitar esses locais, temos a chance de conhecer lugares lindíssimos e também de interagir com essas fofuras peludas. Confira abaixo, 13 Ilhas Nekojima do Japão.

1. Tashirojima (Província de Miyagi)

Tashirojima (田代島) é uma pequena ilha, situada ao largo da costa de Ishinomaki, província de Miyagi. Provavelmente é um dos Nekojima mais famosos do Japão, ao lado de Aoshima, em Ehime. Estima-se que há 100 gatos, superando o número de humanos. A ilha tem cerca de 80 moradores, sendo que a maioria são idosos e envolvidos com a atividade pesqueira.

Um fato curioso é que não existe cães na ilha, somente gatos e mais gatos de rua, a maioria de “raça mista”, porém tornaram-se uma espécie de mascote da ilha e são cuidados e alimentados pelos visitantes e população local. No centro da ilha, há um santuário dedicado aos gatos e ao sul também tem uma pousada que lembra um gato chamado “Manga Island.”

Porto mais próximo: Ishinomaki [Vídeo] [Mapa]

2. Enoshima (Província de Kanagawa)

Enoshima (江ノ島) é a Cat Island mais próxima para quem mora nos arredores de Tóquio e deseja um contato mais íntimo com os felinos. A ilha está situada na província de Kanagawa, ao sul da capital japonesa. O local é conhecido por ser uma área de turismo badalada, especialmente durante o verão. Além das praias, Enoshima é repleta de cavernas, santuários, museus e outras atrações. Em dias claros, é possível ver o Monte Fuji a partir da ilha.

A população de gatos em Enoshima começou a aumentar a partir de 1980. Atualmente, são milhares de gatos que podem ser encontrados em quase todos os cantos da ilha. Os gatos são, em sua maioria, de raça mista e são alimentados por moradores locais e visitantes. Em alguns pontos da ilha é possível doar dinheiro que é usado para a alimentação dos bichanos.


Estação mais próxima: Katase Enoshima [Vídeo] [Mapa]

3. Okishima (Província de Shiga)

Okishima (沖島) é uma ilha flutuante no meio do Biwako, o maior lago de água doce do Japão, localizada na província de Shiga. Com apenas 350 moradores, a comunidade pesqueira é pequena e as bicicletas são o principal meio de transporte na ilha. Isso é muito bom para os felinos, já que significa que não correm o risco de serem atropelados por um carro.

O Lago Biwa é considerado um dos lagos mais antigos do mundo, sendo formado cerca de quatro milhões de anos atrás. Também é conhecido por sua biodiversidade, abrigando cerca de 58 espécies que só podem ser encontradas lá. Okishima fica a dois quilômetros da costa oriental e chama a atenção por sua natureza intocada. É a única ilha habitada no lago Biwa.

Outro detalhe interessante sobre Okishima é que a maioria dos moradores são descendentes de sete samurais que perderam a batalha durante uma pequena guerra civil conhecida como a Rebelião de Hōgen. Após a derrota, os sete samurais se refugiram na ilha e seus descendentes vivem lá até hoje. Por este motivo, a maioria dos moradores compartilham um dos sete nomes de família Samurai: Nanbara, Ogawa, Nishi, Kitabe, Hisada, Nakamura e Chatani.

Porto mais próximo: Horikiri [Vídeo] [Mapa]

4. Sanagishima (Província de Kagawa)

Sanagishima (佐柳島) é uma das 28 ilhas Shiwaku, localizada no mar interno de Seto. O clima é quente o ano todo e chove muito pouco, oferecendo boas condições de vida aos felinos. Esta ilha tornou-se popular em 2001 por causa da sua população de gatos e apesar do aumento de turistas nos últimos anos, ainda não existem lojas ou restaurantes em Sanagishima.

Portanto, os turistas que visitam a ilha precisam levar comida e bebidas. A maior parte das pessoas que vivem em Sanagi-shima se dedica às atividades pesqueira e marítima.

Porto mais próximo: Tadotsu [Vídeo] [Mapa]

5. Aoshima (Província de Ehime)

Aoshima (青島) é conhecida por ter uma grande população de gatos, superando até a de humanos. Estima-se que existam cerca de 120 gatos e 20 pessoas que moram e trabalham na ilha. Segundo dizem, os gatos foram levados por pescadores locais com o intuito de acabar com os ratos da ilha e de lá pra cá a população de felinos tem aumentado drasticamente.

Nos últimos anos, o turismo no local por causa dos gatos aumentou, mas mesmo assim ainda não há hotéis, restaurantes e nem mesmo as populares máquinas de bebidas. Portanto, se resolver visitar a ilha não esqueça de levar mantimentos para passar o dia. A ilha só é acessível através de balsa (duas vezes por dia). Aoshima fica localizada na província de Ehime.

Porto mais próximo: Iyo-Nagahama [Vídeo] [Mapa]

6. Muzukijima (Província de Ehime)

Muzukijima (睦月島) fica localizada também na província de Ehime, região de Shikoku. Enquanto outras Cat Islands são voltadas para a atividade pesqueira, Muzukijima é coberta com pomares de citrinos e conhecida por ter as melhores laranjas e tangerinas da região. A partir da ilha, se obtém vistas incríveis do mar, de outras ilhas e também das montanhas.

Há uma aldeia perto do porto, que nos remete a um típico vilarejo antigo do Japão, com muitas casas tradicionais. Também há uma trilha de caminhada popular próxima às montanhas Oritateyama e Takamatsuyama. Passeando pelo porto e ruelas da aldeia, encontramos muitos felinos que vivem despreocupadamente na ilha e são alimentados pelos próprios moradores.

Portos mais próximos: Mitsuhama e Takahama [Vídeo] [Mapa]

7. Manabeshima (Província de Okayama)

Manabeshima (真鍋島) é uma pequena ilha onde vivem apenas 230 pessoas. A ilha está localizada no mar interior de Seto, sendo parte do município de Kasaoka, província de Okayama. A ilha fica a 31 km da ilha principal de Honshu e sua área é de 1,49 km. É uma das sete ilhas habitadas do arquipélago Kasaoka e sua principal atividade comercial é a pesca.

Manabeshima foi o cenário para o filme MacArthur’s Children de 1984, descrevendo o impacto da ocupação americana a partir da perspectiva dos moradores da ilha. O filme contou com a estréia do ator Ken Watanabe no cinema que contracenou ao lado de Masako Natsume e Shima Iwashita. O isolamento da ilha tem ajudado a preservar a sua beleza natural.

Porto mais próximo: Kasaoka [Vídeo] [Mapa]

8. Iwaishima (Província de Yamaguchi)

Iwaishima (祝島) está também localizada no mar interior de Seto, pertencendo à província de Yamaguchi. Em 1982, a Chugoku Electric Power Company propôs a construção de uma usina nuclear perto Iwaishima, mas muitos moradores ficaram contra a instalação da usina e a proposta foi finalmente rejeitada após o grande desastre nuclear ocorrido em 2011.

A maioria dos moradores vive da pesca e turismo, que já começa a partir do porto da cidade histórica de Yanai. Além das belezas naturais que são vistas a partir da balsa e da simplicidade dos pescadores, os visitantes são atraídos pelos centenas de felinos que vivem na ilha. Há também um Festival chamado “Kanmai” que é realizado a cada 4 anos (Último evento: 2016).

Porto mais próximo: Yanai [Vídeo] [Mapa]

9. Ainoshima (Província de Fukuoka)

Ainoshima (藍島) está localizado no distrito de Kitakyushu, província de Fukuoka. Quanto ao transporte, esta ilha é a segunda mais acessível, depois da ilha Enoshima, em Kanagawa, já que tem uma parada ferroviária localizada a poucos minutos a pé do porto Kokura, local onde os visitantes precisam pegar uma balsa para chegar até a ilha de Ainoshima.

Outro detalhe é que esta ilha tem uma topografia plana, sendo excelente para caminhadas e camping. Os gatos na ilha normalmente se reúnem ao redor do porto à espera de um barco de pesca que chegam com alimentos. Os turistas podem interagir com os gatinhos e também desfrutar das paisagens e dos passeios à beira mar ao redor de Ainoshima.

Porto mais próximo: Kokura [Vídeo] [Mapa]

10. Ainoshima (Província de Fukuoka)

Ainoshima (相島) tem o mesmo nome da ilha anterior, porém é escrito com kanji diferente. Também está localizado em Fukuoka. Trata-se de uma ilha realmente pequena, com 1.25km² e nela vivem cerca de 500 habitantes. A maioria deles são pescadores. É possível andar em torno de toda a ilha rapidamente e nesse trajeto, vai encontrar muitos gatos pelo caminho.

Para ter acesso à ilha de Ainoshima, os turistas precisam pegar uma balsa no Porto de Shingu. A viagem de balsa leva cerca de 17 minutos e custa 480 ienes por adulto.

Porto mais próximo: Shingu [Vídeo] [Mapa]

11. Genkaishima (Província de Fukuoka)

Genkaishima (玄界島) pode ser alcançado a partir do Porto Hakata, na cidade de Fukuoka. Genkaishima foi o lar da maior população de gatos em ilhas no Japão até ser duramente atingida por um terremoto em 2005. Apesar da drástica redução de felinos, a população vem crescendo novamente e centenas podem ser vistos vagando ao redor do porto e vilarejos.

A partir da ilha se tem uma vista panorâmica da paisagem ao redor, especialmente a partir do topo do Monte Tomiyama no centro da ilha. A alga wakame encontrada em torno da ilha é conhecida por sua qualidade e sabor, assim como peixes frescos. Na ilha não há restaurantes ou hotéis mas oferece alugueis de bicicleta e cruzeiros insulares para os turistas.

Porto mais próximo: Hakata [Vídeo] [Mapa]

12. Kadarashima (Província de Saga)

Kadarashima (加唐島) está localizada ao norte da província de Saga. A topografia é bem acidentada na ilha, o que pode dificultar andar ao redor dela, mas vale a pena a tentativa pois em dias claros é possível ver a Coréia do Sul a partir de alguns pontos da ilha.

Segundo uma lenda antiga na região, um cão ganhou a ira da divindade do santuário Yasaka de Kadarashima e a espécie foi expulsa da ilha, que hoje é completamente ausente de caninos. Por este motivo, os gatos tornaram-se os principais animais da ilha e dizem até que estão em uma nova fase de evolução felina, pois aprenderam inclusive a ter trejeitos humanos.

Porto mais próximo: Yobuko [Vídeo] [Mapa]

13. Yushima (Província de Kumamoto)

Yushima (湯島) está situada na província de Kumamoto, conhecida pelo Kumamon, seu mascote mais famoso. Mas em Yushima, os mascotes são os gatos espalhados por toda ilha, que tem cerca de 4 km de perímetro. Sua topografia é bastante íngreme, mas mesmo assim é comum vermos visitantes na ilha que vem somente para fotografar e interagir com os gatinhos.

Yushima é uma das ilhas que fazem parte do arquipélago Amakusa, situada ao longo da costa oeste da Kyushu. As três principais ilhas de Amakusa (Shimoshima, Ueshima e Oyano) estão conectadas entre si e ao continente de Kumamoto através de pontes. Nesses locais é possível fazer conexões com as ilhas menores como Yushima, através de balsas.

Portos mais próximos: Shimoshima, Ueshima e Oyano [Vídeo] [Mapa]

Como deu pra perceber, cada “Cat Island” do Japão tem características próprias, mas existem duas coisas em comum: Um cenário paradisíaco e muitos gatos. Algumas delas não tem muita infraestrutura para receber turistas, é verdade, mas se você ama os felinos e tem espírito aventureiro, com certeza vai amar conhecer esses locais encantadores.

Fontes: jpninfo.com, rocketnews24.com

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *