16 Filmes De Animação Japonesa Para Você Assistir

16 Filmes De Animação Japonesa Para Você Assistir
A indústria de animação no Japão é famosa por trazer histórias incríveis e de muita sensibilidade. Se você é fanático por filmes de animação, provavelmente já deve ter assistido muitos deles, mas podem ser boas sugestões para aqueles que ainda não tiveram oportunidade de conhecer esse mundo de sonho e fantasia.

Fazendo uma busca pelo YouTube, encontrei muitos clássicos do anime japonês, além de alguns recentes. Como já era de se esperar, filmes do Studio Ghibli estão em peso, incluindo Kaguya-hime no Monogatari e os clássicos Mimi Wo Sumaseba, Tonari no Totoro e Mononoke Hime.

15 Filmes De Animação Japonesa Para Você Assistir

1. Mimi Wo Sumaseba (Sussurros Do Coração)

Shizukub é uma estudante que sonha ser escritora e durante o verão, resolve ler vinte livros. Mas curiosamente todas as edições que Shizuki pegou na biblioteca já haviam sido lidas por um tal de Seiji Amasawa. Há encontros e desencontros típicos da vida de uma adolescente e a descoberta de um grande amor.

2. Byosoku Go Senchimetoru (5 Centímetros por Segundo)

Byosoku Go Senchimetoru (5 centímetros por segundo) é um filme composto por 3 partes, A história gira em torno de dois amigos de infância: Akari e Takaki, que eram inseparáveis quando os dois eram pequenos. Mas um dia que Akari teve que se mudar por causa da mudança de emprego dos pais.


Link do vídeo (YouTube)

3. Mononoke Hime (A Princesa Mononoke)

Ashitaka, um príncipe de uma tribo (Aino) quase extinta é infectado por uma doença sabe que irá morrer a menos que encontre a cura. Sendo a sua última esperança, segue para o leste e, durante o caminho, encontra animais da floresta lutando contra a sua exploração, liderados pela princesa Mononoke.


Link do vídeo (YouTube)

4. Hoshi Wo Ou Kodomo

Asuna vive uma vida solitária. Seu pai faleceu e sua mãe está sempre ocupada com o trabalho no hospital. Sua única diversão é usar o cristal dado por seu pai para escutar seu rádio. Um dia, ela se vê em perigo ao encontrar um “urso” que está atacando pessoas da sua vila e é salva por Shun, um misterioso garoto que diz ser de Agartha, e esse encontro acaba por mudar sua vida para sempre.


Link do vídeo (Youtube)

5. Kari-gurashi no Arietti (O Mundo dos Pequeninos)

O filme conta a história de Arrietty, uma pequena jovem de 14 anos que vive junto com os seus pais, escondida sob o assoalho de uma casa. Ela finalmente se torna amigo de Sho, um garoto humano de 12 anos que tem um problema cardíaco desde o nascimento que vive com sua tia-avó, Sadako.


Link do vídeo (YouTube)

6. Hal

Uma jovem chamada Kurumi descobre que o menino que ela ama, Hal, faleceu em um trágico acidente. Kurumi fica profundamente triste, mas no lugar de Hal um outro garoto aparece. Este garoto na verdade é um robô e, por mais estranho que possa parecer, também atende pelo nome de Hal.


Link do vídeo (YouTube)

7. Howl no Ugoku Shiro (O Castelo Animado)

Sophie é uma jovem de 18 anos que trabalha na chapelaria de seu pai. Em uma de suas raras idas à cidade ela conhece Howl, um mágico bastante sedutor mas de caráter duvidoso. Ao confundir a relação existente entre eles, uma feiticeira lança sobre Sophie uma maldição que faz com que ela tenha 90 anos.


Link do vídeo (Youtube)

8. Tonari no Totoro (Meu Vizinho Totoro)

Mei encontra uma pequena passagem em seu quintal, que a leva à um lendário espírito da floresta, conhecido como Totoro.

Sua mãe está no hospital, e seu pai, divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar de sua mulher doente.

Um dia, Mei resolve visitar a mãe, mas se perde na floresta, porém o grande e fofo Totoro, ajudará a menina a achar o caminho de volta para casa.


Link do vídeo (Youtube)

9. Toki wo Kakeru Shoujo

Makoto Konno é uma estudante com uma vida aparentemente normal. Porém, em um certo dia, acaba recebendo um estranho poder: a habilidade de saltar no tempo. Tal habilidade rende muitas confusões e muitas risadas. Porém com o tempo, este dom de viajar no tempo se mostra uma faca de dois gumes.


Link do vídeo (Youtube)

10. Ookami Kodomo No Ame To Yuki

Hana, uma estudante de 19 anos, se apaixona por um “lobisomem”. Depois de se casar com ele, Hana dá a luz e cria duas crianças lobo — A mais velha, Yuki (neve), nasceu em um dia em que nevava, e Ame (chuva), o mais novo, nasceu em um dia chuvoso. Porém, o lobisomem morre de repente e Hana decide se mudar para uma cidade rural, distante da modernidade.


Link do vídeo (YouTube)

11. Hotarubi No Mori E

A história de Hotarubi no Mori e se foca em uma pequena garota chamada Hotaru. Ela se perde em uma floresta que popularmente é dita como uma floresta em que se reside vários espíritos. Na floresta Hotaru se depara com um jovem utilizando uma máscara de raposa. Ele se diz um espírito com uma maldição que no momento que um humano tocá-lo ele irá desaparecer.


Link do vídeo (YouTube)

12. Tenkû no shiro Rapyuta (Laputa Castelo No Céu)

Pazu, um aprendiz de engenheiro encontra uma jovem garota, Sheeta, flutuando pelos céus e usando um colar brilhante. Juntos eles descobriram que ambos estão procurando por um lendário castelo flutuante, Laputa, e prometem desvendar o mistério do cristal luminoso do colar de Sheeta.


Link do vídeo (YouTube)

13. Kaze Tachinu (Vidas Ao Vento)

Jiro Horikoshi vive em uma cidade do interior e tem o sonho de estar voando em um avião com formato de pássaro. A partir desse sonho, ele decide que construir um avião e colocá-lo no ar é a meta da sua vida. Durante a busca pelo seu sonho ele conhece Naoko, uma jovem encantadora por quem se apaixona. No entanto, Naoko fica profundamente doente, sem saber se sobreviverá.


Link do vídeo (YouTube)

14. Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar

Sosuke (Hiroki Doi) é um garoto de cinco anos que mora em um penhasco, com vista para o Mar Interior. Um dia, ao brincar na praia, encontra Ponyo (Yuria Nara), uma peixinho dourado cuja cabeça está presa em um pote de geleia. Ele salva a peixinho e desde então promete que irá cuidar dela.


Link do vídeo (YouTube)

15. Kaguya-hime no Monogatari (Os Contos da Princesa Kaguya)

Okina é um cortador de bambu no antigo Japão rural. Um dia na floresta, ele encontra um bebê nas dobras de um broto de bambu. Ele traz a casa criatura à sua esposa Ounaa e eles decidem mantê-la e criá-la como uma princesa. Assista Kaguya-hime no Monogatari legendado e online abaixo:


Link do vídeo (YouTube).

16. Sen to Chihiro no Kamikakushi (A viagem de Chihiro)

Chihiro é uma garota de 10 anos que acredita que todo o universo deve atender aos seus caprichos. Após saber através de seus pais que estarão mudando de cidade ela fica furiosa, sem fazer nenhum esforço para esconder sua raiva.

Em meio a lembranças de seus amigos que terá que deixar, Chihiro percebe que seu pai se perdeu no caminho para a nova cidade onde irão morar, indo parar defronte um túnel aparentemente sem fim que é guardado por uma estranha estátua.


Link do vídeo (YouTube).

Gostou das sugestões acima? Qual desses animes mais te encantou? Que tal deixar outras sugestões? Aguardo seu comentário 🙂

Quer Aprender Japonês?

  • Massato

    Quando li o título do artigo eu já imaginei que veria uma lista com vários filmes da Ghibli, e não me enganei, apesar que acho que faltou Kaze no Tani no Nausicaä (que é recomendado pela WWF) e Sen to Chihiro no Kamikakushi (ganhador de Oscar). Ah, e claro, Porco Rosso.

    Uma vez li uma opinião que colocava algo assim, a existência de uma trindade de grandes diretores de animação do Japão: Hayao Miyazaki, Satoshi Kon e Katsuhiro Otomo. Eles são o top diretores de lá, e achei que faltou animações de Satoshi Kon (Paprika e Tokyo Godfathers) e Katsuhiro Otomo (Akira e Memories).

    Além deles eu colocaria Metropolis (baseado numa obra de Osamu Tezuka), Tekkonkinkreet, Koto no ha no Niwa e Summer Wars.

    A lista de 15 é muito boa, já vi 13 deles e anotei o nome dos que não vi para ver depois, mas acho que teria que ser uma lista de uns 25 longas de animação japonês.

    Btw, adoro o site/blog. Valeu pelas postagens sobre cultura japa. ^^

  • camila

    Princess mononoke é muito chocante, fiquei impressionada com a violência mas entendo que faz parte do filme, é um filme muito bom

  • Karina

    Enquanto eu baixava a página, esperava ser surpreendida por algum filme que eu ainda não tivesse visto, mas já vi todos os 15 rs
    São todos muito bons! Principalmente os do Stúdio Ghibli e do Makoto Shinkai! Reforçando o comentário do Massato recomendo tbm A Viagem de Chihiro, Paprika e Summer Wars! E Beyond the Clouds, Hoshi no Koe e Toaru Hikuushi e No Tsuioku.

  • Rebeca

    Já assisti todos Hoshi wo ou Kodomo me fez chorar um pouco

  • midori suzuki

    Olá… Obrigada pelas dicas! Gosto muito dos desenhos japoneses, sempre me atraem com suas histórias fantásticas que costumam oferecer algo além da diversão.. Um misto de encantamento e fascínio, algo difícil de descrever para quem realmente é fã.. Gostaria de citar “Hotaru no Haka” (Cemitério de Vagalumes).. Sai do contexto da fantasia para o realista dramático, é triiiiiste que dói.. Mas, para compensar, acabei de lembrar de um clássico: “Heidi”.. Na versão anime em japonês ficou muito gracinha.. amei!^^

  • Sylvia Hikari

    Adorei a lista! Já vi todos, foram ótimas escolhas!!! *—*

  • Barbara Furtado

    Já assisti Ponyo, é muito legal!!

  • Putz mano, eu risei d+ aqui kkkkkkkkkkkk