17ª Festival do Japão 2014

Festival-do-Japao
17ª Edição do Festival do Japão 2014
O Festival do Japão, é considerado o maior festival de cultura japonesa do Brasil e neste ano de 2014, está programado para acontecer nos dias 4, 5 e 6 de julho, em São Paulo, no Centro de Exposições Imigrantes.

O evento que já está em sua 17° edição é realizado pela Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (KENREN), uma entidade que reúne as 47 associações de províncias do Japão no Brasil. O principal objetivo deste evento é disseminar e manter viva a cultura e tradições japonesas.

17° Festival do Japão 2014

A Origem da Felicidade

Todos os anos, temas são diferentes são abordados durante o evento e neste ano, o tema escolhido foi “A Origem da Felicidade”. O Budismo é uma filosofia que tem a busca da felicidade como um dos seus temas centrais e incentiva sempre seus seguidores a praticar a compaixão, a gentileza e o respeito uns com os outros.

Através de uma pesquisa promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi criado um Relatório Mundial da Felicidade, levando em conta várias coisas como generosidade, expectativa de vida saudável, PIB per capita, liberdade para fazer escolhas na vida pessoal, apoio social e percepção da corrupção.

A Dinamarca saiu em primeiro lugar no ranking de 156 países. O Japão, apesar de ser uma nação próspera, saudável e com gigantesca infraestrutura, ficou em 43ª lugar, enquanto que o Brasil, mesmo com todos os seus problemas econômicos e sociais ficou na 24º posição do ranking do Relatório Mundial da Felicidade.

Interessante não é mesmo?! Gostei muito do tema do Festival do Japão 2014, pois irá abordar a forma como japoneses e brasileiros enxergam a “felicidade” e qual a concepção que este sentimento traz para essas duas nações tão distantes geograficamente, mas ao mesmo tempo tão próximas uma da outra.

Pra quem tiver oportunidade, não deixe de ir ao Festival do Japão deste ano. Nos três dias que seguem o evento, terá muita coisa legal como culinária japonesa, origami, kirigami, shodo, ikebana, além de apresentações de danças típicas e folclóricas. Terá também o Miss Nikkey Brasil e o World Cosplay Summit (WCS).

17ª Edição do Festival do Japão 2014

Endereço do Centro de Exposições Imigrantes
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo
Data: 04, 05 e 06 de julho de 2014
Ingressos: R$ 10 (*antecipado) e R$ 12 (*bilheteria)
Tel: (11) 3277-6108 / 3277-8569
E-mail: secretaria@festivaldojapao.com
Realização: KENREN
Para maiores informações, visite o site oficial do: Festival do Japão

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. Débora Jorge

    como chegar ao festival?Moro na zona sul vila mariana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *