27 Palavras Para Descrever um Densha Otaku

Palavras Para Descrever um Trem Otaku

A palavra “Otaku” (おたく) acabou tornando-se conhecida no mundo todo, especialmente entre os amantes da cultura pop japonesa. Embora muitos estrangeiros pensem que o termo se refira aos fãs inveterados de mangás e animes, no Japão, a abrangência é muito maior.

Otaku são pessoas que se consideram fãs extremos em relação a qualquer tipo de interesse ou hobby. Dentre estes, encontramos o “Densha Otaku” (Trem Otaku), que se refere às pessoas que tem obsessão por trens. São pessoas fanáticas em pegar trem. Muitos fazem viagens de trem sem nem ter um lugar específico para ir, apenas para tirarem fotos dos trens.

Outros são especialistas em ekiben (obentôs servidos nas estações ferroviárias) ou obcecados pelos ruídos dos comboios. Enfim, como podemos notar, os Otakus fanáticos por trens podem estar classificados em diversos subgrupos de acordo com seus interesses. O site Rocket News 24 publicou uma lista e resolvemos compartilhar os que achamos mais interessantes.

densha otaku

1. Tori-tetsu: Gosta de tirar fotos de trens.
Você encontrará estes otaku com câmeras gigantes à mão em busca de um fundo perfeito com o objetivo de tirar fotos de trens em qualquer lugar do Japão.

2. Onkyo-tetsu: São fanáticos em gravar os sons dos trens.
Estes otaku aparecem frequentemente na televisão japonesa e são capazes de ouvir uma breve gravação e identificar imediatamente o tipo de trem e sua linha. Também conhecem as famosas melodias que entoam nas plataformas de cada estação.

3. Nori-tetsu: Gosta de andar de trem.
Este otaku simplesmente gosta de andar de trem. Seu maior objetivo é o kanjou, ou seja andar em todos os trens de todas as linhas ferroviárias no Japão.

4. Ori-tetsu: Gosta de descer do trem e explorar em torno da estação.
Para muitos, pode ser considerado apenas um turista, mas na verdade seu maior prazer é fazer as viagens de trem e passear nos arredores das estações.

5. Jushin-tetsu: Intercepta os sinais de rádio dos operadores do trem.
Isso parece um pouco menos emocionante do que aqueles que monitoram os sinais de rádio policiais, mas sei lá né!? De repente, os condutores de trem sejam filósofos ou algo assim.

6. Oshi-tetsu: Colecionador de selos (carimbos).
Este otaku se interessa por carimbos fornecidos em algumas estações. Ele sempre leva consigo folhas ou caderno de anotações com o objetivo de carimbá-lo. Geralmente, esses carimbos postais estão situados próximos às saídas das estações.

7. Sharyou-tetsu: Especialista em design e engenharia dos trens.
Este otaku não está apenas interessado nos trens de última geração, mas também na história e no desenvolvimento dos trens, incluindo design e engenharia.

8. Shushu-tetsu: Colecionador de itens relacionados ao trem.
Alguns desses otaku colecionam bilhetes ou peças de trens desmantelados, outros se apegam aos itens promocionais mais comuns, comprados em lojas de souvenires das estações.

9. Suji-tetsu ou jikokuhyou-tetsu: Fanáticos em horários mapas dos trens.
Esses caras realmente gostam de ler os horários dos trens em livros especializados lançados pelas empresas de trem, parecidos com as listas telefônicas de antigamente.

10. Eki-tetsu: Especialistas em estações.
Estes otakus gostam de saber sobre a construção de uma estação ou o motivo do seu nome.

11. Haisen-tetsu: Especialistas em linhas ferroviárias abandonadas.
Este otaku tem interesse em “haikyo”, que significa a exploração de edifícios abandonados, no entanto concentram-se em estações ferroviárias inativas.

12. Senrou-tetsu: Fanáticos por trilhos das linhas ferroviárias.
Esses otaku gostam de fotografar trilhos e laços ferroviários, aparentemente.

13. Setsubi-tetsu: Fãs de instalações ferroviárias
Se você gosta de túneis de trem e pontes, este é o clube ideal para você.

Ikawa Line

14. Unten-tetsu: Desejam ser condutores de trem.
Esse otaku tem um desejo profundo em dirigir um trem real, por este motivo costumam utilizar simuladores de trem para terem a sensação de estarem conduzindo um trem de verdade.

15. Kaku-tetsu: Construtores de trem imaginários.
Estes otaku tem uma imaginação muito fértil e se dedicam em criar seus próprios sistemas ferroviários a partir do zero, pelo menos em suas mentes.

16. Ekiben-tetsu: Aficionados em Ekiben (obentôs de estações).
Ekiben são os obentôs disponíveis nas estações de trem, e esses otaku estão determinados a experimenta-los em todas as estações que visitam.

17. Kaisha-tetsu: Especialista em empresas ferroviárias
Eles são bons conhecedores não só especificamente de trens como em relação às empresas ferroviárias e mais ainda sobre aquelas que consideram as suas preferidas.

18. Kaigai-tetsu: Fanáticos por trens de outros países.
Isso não significa que não aprecie os trens japoneses. Na verdade são apreciadores de trens japoneses embora também sejam interessado em trens de outros países.

19. Soshiki-tetsu: Literalmente “otaku funeral de trem”.
Esses otakus, assim que tomam conhecimento que um modelo de trem deixará de existir ou que uma linha será fechada, fazem o possível para terem o prazer de estar no “último trem”.

20. Gunji-tetsu: Especialistas em trens militares.
Esses caras são fascinados em vagões de trem blindados e armados.

densha otaku

21. Tetsugaku-tetsu: Filósofos de trem.
Esses otaku apreciam trens mais antigos e filosofam sobre o que seu design tem a dizer sobre a sociedade daquela época. Profundo.

22. Reikishi-tetsu: Amantes da história.
Eles estudam a história do transporte ferroviária.

23. Tetsukei-tetsu: Fanboys da polícia ferroviária.
Será que eles curtem por causa dos uniformes?

24. SL-tetsu: Especialistas em locomotivas a vapor.
Estes otaku só tem olhos para os trens movidos a vapor.

24. Game-tetsu: Jogadores de games relacionados aos trens.
Há diversos jogos relacionados aos trens no Japão, como “Let’s go by train!” e “Let’s take the A line“ e os Game-tetsu adora passar horas jogando-os.

25. Ne-tetsu: Dorminhocos de trem.
Espere, isto é um hobby? Parece mentira, mas muitos adoram cochilar durante uma viagem de trem. Mas cuidado! Nem todo dorminhoco de trem é necessariamente um densha otaku.

26. Ekine-tetsu: Dorminhocos de estação.
Isso é sério? Quem imaginaria que dormir em estações de trem fosse um hobby?

27. Tori-tetsu: Surrupiadores de objetos de trem.
Apesar da semelhança com o n° 1 dessa lista, não confunda. Esse tori-tetsu é escrito com outro kanji que significa roubar. Eles gostam de surrupiar itens relacionados aos trens, tais como placas, para incluí-los em sua vasta e interminável coleção.

Aposto que você nem imaginava que pudesse existir tantos tipos de Densha Otaku, né? E provavelmente deve ter se surpreendido com alguns deles. O que achou? Deixe sua opinião!

Fonte: Rocketnews24.com

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. Vanessa

    Cada fã com sua obsessão né?
    Esse artigo me lembrou um livro que li faz um tempinho “O incolor Tsukuru Tasaki e seus anos de peregrinação de Haruki Murakami”. Não me arrependo de ter comprado este livro, o personagem principal era um Eki-tetsu, tanto que ele trabalha com isso.
    E me lembrou também o Sheldon de Big Bang Theory que e obcecado por trens.
    Adoro esse site, tem cada curiosidade bacana que me fomenta mais a visitar este lugar maravilhoso chamado Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *