40 motivos para amar o Japão

40 motivos para amar o Japão

Para quem já morou no Japão, não são poucos os motivos para gostar desse país. Para quem já foi e não gostou, talvez seja porque não tenha conseguido capturar toda a essência, magnitude e ensinamentos que esse país tem tanto a oferecer. Existem outras pessoas ainda, que não conhecem, mas que sonham um dia visitar ou até mesmo morar no Japão.

Todo país tem seus problemas, alguns maiores, outros piores. E mesmo o Japão, tendo todo um histórico de terremotos, tsunamis e taifus devastadores, ainda é um país que vale a pena conhecer, por toda sua trajetória de sucesso, cultura excepcional, tradições diferentes de tudo aquilo que já vimos no mundo ocidental.

Do meu ponto de vista, de pessoa que morou tantos anos no Japão, vou mostrar algumas razões por eu amar tanto esse país. Claro que é somente minha opinião e muitas pessoas podem não concordar, portanto fique à vontade para comentar e deixar sua opinião. O artigo está dividido em três partes. Segue a primeira:

1. Pontualidade nipônica

Os japoneses tem fama de serem muito pontuais. E isso se expande também ao transporte público: Ônibus e trens chegam exatamente na hora marcada e com isso, você não corre o risco de chegar atrasado em qualquer encontro ou reunião.

2. Comida japonesa

Pra quem gosta da culinária japonesa, desde as populares às mais sofisticadas, assim como eu, vai se sentir em casa quando for ao Japão. E mesmo para quem não curte comida japonesa, não há razão para se preocupar, já que é possível encontrar restaurantes com comidas ocidentalizadas, ou mesmo prepará-las em casa.

3. Tradições preservadas

A cultura japonesa é repleta de tradições milenares, onde eles continuam até hoje, honrando suas raízes através dos seus festivais (matsuris), além dos belíssimos templos e castelos japoneses. A forma como eles transformam uma simples apreciação da natureza em um simbólico festival de arte como no caso do Hanami, ou Momijigari, é absurdamente encantador. Isto torna o país ainda mais rico e interessante, culturalmente falando.

4. Boa qualidade de serviço

Serviço de boa qualidade e bom atendimento faz parte do padrão japonês. A maior parte das pessoas são educadas, ou no mínimo, atenciosas.

São treinados rigorosamente para aprender a tratar bem seus clientes. É por isso que trabalhar no Japão, pode ser muito estressante, no entanto, na visão do cliente, o Japão é um paraíso.

De maneira geral, realmente é um país que se preocupa em oferecer qualquer serviço com boa qualidade.

5. Ética no trabalho

A ética trabalhista no Japão é bastante correta e rigorosa e talvez isso tenha contribuído para que o país tenha sido por tanto tempo a segunda maior economia do mundo, mesmo sendo um país tão pequeno. As motivações, habilidades e condutas são realmente coisas de se admirar no povo japonês. Sempre tentam fazer o seu melhor e se dedicam 110%.

6. Segurança

No Japão, a taxa de criminalidade é praticamente zero, em comparação com o Brasil. Com isso, ficamos mal acostumados a ter segurança 24 horas por dia, sem medo de dormir com a porta destrancada, ou de deixar a chave na ignição do carro ou até de andar bêbado às 4 da manhã pelas ruas, sem o risco de ser assaltado. Quem tem filhos, também acaba optando morar permanentemente no Japão, por achar um lugar seguro para criá-los.

7. Tomar banho de Ofurô

Tomar banho em estilo japonês é tão relaxante. Seu corpo fica totalmente renovado, aquecido, relaxado e mais saudável. Para o japonês, o banho de ofurô não serve apenas para manter o corpo limpo. É um banho para purificar o corpo e relaxar a mente, deixando-a mais receptiva para novas ideias. Lembrando que o banho propriamente dito é realizado fora da banheira e deve-se entrar limpo no ofurô, pois a água é utilizada por todas as pessoas da família, antes de ser trocada.

8. Confiabilidade

Viver no Japão é ter a certeza de que as coisas funcionam como deveriam. Não quero dizer que lá seja um país perfeito, mas acredito que lá podemos confiar mais em relação ao governo, serviços públicos e prestações de serviço, ao contrário do Brasil, com sua fama de “País da corrupção”, onde a roubalheira rola solta.

Se no Brasil, é comum a internet viver caindo, pacotes ou documentos sendo extraviados pelos correios e o atraso nos transportes públicos, no Japão, coisas como estas raramente acontecem. Lá se vive o dia a dia com a garantia de que as expectativas serão cumpridas. Isso tudo é consequência do pensamento e atitudes do povo japonês que fazem toda a diferença para que tudo funcione adequadamente.

9. Honestidade e boa vontade

90% das coisas que você perder no Japão serão devolvidas. Além disso, só para você ter uma ideia do quanto os japoneses são honestos, são poucos os que baixam músicas online, mesmo com uma das internet mais rápidas do mundo. Baixar é visto como crime, equivalente a roubo e portanto, a maioria prefere comprar o CD ou músicas digitais. É impressionante saber que alguém ainda compra CD’s, porque eu, vergonhosamente não compro há muito tempo.

Outro exemplo de honestidade japonesa, foi após o tsunami de 2011  que deixou estragos e debaixo do entulho, muito dinheiro e até barra de ouro, das casas que tinham cofres e de empresas destruídas. Baseado no que foi encontrado, o governo devolveu cerca de 125 milhões aos seus respectivos donos. Consegue imaginar isso no Brasil?

10. Conformidade e sacrifício

Os japoneses são conhecidos por serem sistemáticos e muitos reclamam de que eles não sabem pensar por si mesmos. Com o passar do tempo, percebemos que a conformidade é uma escolha consciente feita pelo povo japonês, onde eles sacrificam a sua individualidade em prol de uma sociedade inteira. No Japão, o “pensamento em grupo” vence a individualidade e com certeza foi com esse pensamento que o país conseguiu se reerguer das piores catástrofes.

11. Ecologicamente conscientes

Claro que os japoneses também produzem lixo, porém 99% deles são ecologicamente conscientes em comparação ao Brasil por exemplo. No Japão, reciclagem é lei e em todos os domicílios, o lixo é separado, dependendo do seu material. Os moradores de cada bairro tem o hábito de se encontrar para recolher o lixo das ruas e assim conseguem manter as ruas da comunidade onde moram sempre limpas e organizadas.

12. Se preocupam com suas próprias vidas

O povo japonês está tão acostumado às excentricidades que nem reparam em como as pessoas estão se vestindo. Aliás, é comum encontrá-los de pijamas, fazendo compras em Konbinis (lojas de conveniência). Dá a impressão de que eles são treinados a cuidarem de suas próprias vidas e não reparar na dos outros.

Talvez por isso que há tanta gente doida fazendo parte de tantas subculturas diferentes como os Visual Kei, Decora Style, Yamambas, entre outros, que fazem o que dão na telha. Você pode usar qualquer porcaria que quiser, a qualquer hora, em qualquer lugar. Perucas, látex, uma fantasia de macaco? Claro, pode usar à vontade que ninguém vai reparar mesmo…

13. Paraíso para os otakus

Para quem é fã de manga, anime e jogos de videogame então com certeza vai se sentir em casa no Japão. Lá você vai ter acesso aos vídeo games de última geração, lançamentos de jogos, eletrônicos, além dos mangás e animes. É muito grande a quantidade de produtos voltado para esse tipo de público. Para as meninas que gostam de coisas “kawaii“, então o Japão é perfeito: Muitas roupas, acessórios e objetos são encontrados facilmente.

14. Respeitam a religião dos outros

As pessoas não se importam com a religião você escolheu. Você pode acreditar no que quiser e ninguém vai fazer aquele discurso irritante que você está indo para o inferno por isso ou aquilo. A homossexualidade e o aborto também são escolhas de cada indivíduo e no Japão, as pessoas não costumam interferir nas suas decisões.

15. Não há discriminação entre as classes

A sociedade ocidental está bem dividida e definida por sistemas de classe, como A, B e C. As implicações psicológicas, sociológicas e filosóficas sobre dinheiro (ou a falta dele) em nossas vidas estão impregnadas em nós, desde a mais tenra idade. No entanto, no Japão, 90% dos japoneses se consideram de classe média e não discriminam outras pessoas por terem um poder aquisitivo menor.

É interessante perceber que a sua classe econômica não irá influenciar de forma efetiva o seu convívio social, afinal no Brasil, essas diferenças entre classes sociais, interferem em praticamente todos os aspectos da nossa vida. Pensar que no Japão é diferente, realmente torna o país muito mais agradável de se viver.

Continuação:
40 motivos para amar o Japão 2° Parte
40 motivos para amar o Japão 3° Parte

Quer Aprender Japonês?

75 Comentários

  1. Douglas

    Acho o Japão muito mais interessante que o Brasil. Quero muito poder morar lá um dia, estudo Japonês todos os dias.
    Parabéns pelo site , é muito legal de sua parte dedicar tempo para que outros conheçam mais o Japão.

  2. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    Que bom que você gosta das coisas que posto aqui.
    Para mim é um grande prazer escrever sobre o Japão, pois foi onde morei por muito tempo e é um lugar que tenho um carinho muito especial. Sempre que puder, passe por aqui para dar uma lida nas novidades e deixar sua opinião… É muito importante para mim!
    Abraços!

  3. Douglas

    Já faz um tempo que eu abro todos os dias o japão em foco pra vê as novidades, mas pode deixar que de agora em diante sempre comentarei!(eu não comentava antes por um pouquinho de vergonha ou timidez mesmo).

  4. Pingback: 40 motivos para amar o Japão (2° parte) | Curiosidades do Japão

  5. Olha Silvia, realmente eu concordo e assino em baixo, pois me apaixonei tanto por este país e são tantos os motivos que fica difícil enumera-los e estou me preparando para ir ao Brasil visitar meu pai e minha mãe, mas eles sabem que apesar da saudades que sinto deles, a minha casa é aqui, e não penso em voltar a morar no Brasil ao menos por enquanto. grande abraço,
    Emilia.

  6. Yu

    Eu simplesmente amei o seu site, assim como vc sou apaixonada pelo Japao, eu ja estive no Japao como bolsista, como dekassegui e a turismo, e a cada viagem me encanto mais com o País, as pessoas,a cultura, a bela paisagem e a deliciosa culiária!

  7. Japão em Foco

    Oi Emília!
    Realmente para quem já morou no Japão, é difícil se acostumar no Brasil novamente. Tudo lá funciona tão bem não é… Só é ruim a saudade dos entes queridos não é! Obrigada pela visita e pelo comentário! Muito sucesso para você e seu blog, que é show de bola! Abraços!

  8. Japão em Foco

    Oi Yu!
    O Japão é mesmo um país apaixonante não é! Morro de saudades do tempo que morei lá! Espero um dia retornar, nem que seja à passeio! Obrigada pelo comentário! Abraços!

  9. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    Não precisa ter vergonha de comentar não!
    Fico muito feliz quando as pessoas comentam, mesmo que seja para criticar… É bom saber a opinião das pessoas… Você está intimado a sempre vir aqui e comentar ok… Ás vezes demoro um pouco para responder, devido à vida corrida… mas prometo que tentarei ser mais presente nos comentários! Abraços!

  10. Pingback: 40 motivos para amar o Japao (3° parte) | Curiosidades do Japão

  11. naoko

    adoro os artigos e aproveito para enviar para as amigas brasileiras que adoram tudo que e do japão…

  12. Japão em Foco

    Oi Naoko!
    Obrigada por ajudar a compartilhar os artigos do blog… e que bom saber que está gostando… Isso me incentiva a continuar mantendo o blog, mesmo tendo tão pouco tempo disponível! Continue sempre por aqui ok. Abraços!

  13. Luana

    perfeito…
    Nos faz sentir novamente esperança na humanidade…
    Queria que minha filha crescesse em um lugar assim (o sistema de ensino lá também é muito legal né, aqui infelizmente deixa a desejar, minha filha aprende mais em casa comigo do que na escola, sem contar que eles impõem religião mesmo ela estando apenas no pré, triste isso).
    Mas parabéns pelo blog achei bem completo, adorei também as curiosidades.

  14. Japão em Foco

    Oi Luana!
    Obrigada por seu comentário! Realmente o Japão é um país com inúmeras virtudes. Tem defeitos como todos os outros, mas as qualidades se sobressaem com certeza. Que bom saber que está gostando do blog… Volte sempre para conferir as novidades! Bjos

  15. Marta Amambahy

    Assim eu morro!!! 😥 Amo o Japão de mais!
    Lá tudo é perfeito, preciso estar nesse país antes de morrer!
    Esse blog foi um achado e tanto, estou amando muito tudo que é postado aqui. :mrgreen:

  16. Japão em Foco

    Oi Marta Amambahy!
    Obrigada pelo elogio! É por causa de elogios como o seu que me ajuda a continuar sempre atualizando o blog com frequência, mesmo com o tempo corrido que eu tenho… Mas pra mim é um passatempo e tanto escrever sobre ele. Amo! abraços!

  17. angelo

    Ola!!! Em resumo, o Japao pode ser rigoroso mas é MUITO BELO POR DENTRO!!!
    Parabens pelo site! Pois conhecia um pouco e agora adiquiri muito mais desse pais pequeno porém, grandioso sentimentalmente.

  18. Japão em Foco

    Oi Angelo!
    Fico feliz que está gostando do site e aprendendo um pouco mais sobre essa cultura fantástica que é a japonesa. Abraços!

  19. Géssica

    oooi, tô amaaaaaaaaaaando o blog, sou loooooooouca pelo Japão *-*
    Fiquei confusa com o que você escreveu no ponto 14, assim, que eu saiba, e conheço o Japão é um país que em que se não tolera a religião dos outros, já ouvi falar em muitos casos de perseguição ao cristianismo.
    Isso de fato acontece?! Ou existem regiões e regiões? Parabéns pelo o blog, estou apaixonada por ele *-* Abraços.

  20. Japão em Foco

    Oi Géssica!
    Não posso falar pelos outros… somente por mim. Em tantos anos de Japão, nunca nenhum japonês perguntou a que religião eu pertencia. Os japoneses são em sua maioria muito discretos e até formais, a não ser que você se torne muito íntimo de um deles. No Japão existe uma minoria que segue a religião cristã, embora a maioria seja budista e xintoísta. Não sei se leu este artigo: Jesus morou no Japão?. Neste artigo eu falo sobre uma cidade chamada Shingo, na província de Aomori, onde os locais acreditam inclusive que Jesus morou ali até o fim dos seus dias. Sugiro que você leia, caso ainda não tenha visto. É muito interessante. Abraços!

  21. Pingback: Koban, postos policiais no Japão | Curiosidades do Japão

  22. Pingback: Japão - A atitude faz toda a diferença | Curiosidades do Japão

  23. Eliete-Chan

    Nhaaa….amoooo tudo que se refere ao Japão.. comecei a admirar muito apartir de quando passei a ver anime. ^^ Nuss….. boom tii+ ..Já sei varias palavras em Japonês, CURIOSIDADE é meu nome do meio. Curiosidade de coisas interessantissimas. ;D Incrivel como os japonêses são perfect’s …cada cospley que da inveja ..rs’. Espero um dia poder conhecer esse Pais, e quem sabe até morar lá. >…<

  24. Japão em Foco

    Oi Eliete-chan!
    Eu mesma fiquei surpresa de ver tantas pessoas não descendentes de japoneses, apaixonados pelo Japão. Fiquei muito feliz de saber que tantas pessoas se identificam com um país com uma cultura tão fantástica mas que ao mesmo tempo é tão diferente da nossa. Eu amo o Brasil e seu calor humano, apesar de haver muitas coisas que nos decepcionam, mas o Japão é um país que é difícil não se apaixonar, embora também tenha seus defeitos… Quem sabe um dia você tenha a oportunidade de conhecer e até morar no Japão… tenho certeza de que vai gostar muito de lá! Abraços!

  25. José Bráz Scoton Molina

    Trabalhei em uma empresa filiada ao Japão de nome Nakata Toquico ,trabalhava como encarregado de usinagem produção, pça de carro, amort-e suspensão, Os meus agradecimento a eles que nos tratava como familia eu adoço tudo que está falando dos japoneses, lealdade, sinceridade, dedicação !

  26. Pingback: Japão, um país estranho | Curiosidades do Japão

  27. Sandra

    Ola!
    Concordo e adoro o Japao. Hoje moro na Inglaterra e adoro aqui tambem.
    Gostaria no entanto de relatar alguns ‘defeitos’ que nao devem ser ignorados.
    1-Racismo (muitas vezes nao declarado) – O Japao nao recebe muitos refugiados de outros paises e se acham os melhores da Asia. Muitos Brasileiros foram e sao vitimas de racismo.
    2-ignorancia do proprio passado- O Japao foi um dos imperios mais crueis da Historia do Mundo (o exercito imperial Japones obrigou mais de 100.000 Okinawans (no tempo eram conhecidos como Ryukyu people na batalha de Okinawa 1942, eles eram equivalentes aos nazistas com medicos fazendo experimentos em chineses, estuprando as mulheres coreanas, enterrando soldados chineses vivos e rindo) e isso censurado nos livros de Historia ate hoje. Os Chineses e Coreanos os odeiam.
    3-A mania de enterrar os problemas debaixo do tapete. ( No caso de assassinatos cometidos por adolescentes por motivos frivolos) a lei continua protegendo esses jovens crueis.

    Eu sou fa do Japao mas a gente nao pode fechar o olho pros defeitos.

    Um abraco,
    Sandra

  28. Japão em Foco

    Oi Sandra!
    Concordo com você… Realmente, o Japão não é um país perfeito e assim como qualquer país, tem seus prós e contras. Ocorreram muitas coisas erradas no passado e eu entendo as razões da China e da Coreia em odiar o Japão. Entretanto, minha admiração pelo Japão continua da mesma forma, pois não julgo os erros de poucos ou muitos como se fossem erros de uma nação inteira. Abraços!

  29. Auxiliadora

    Sou nova no site. Estou encantada com o que vejo e às vezes
    me fico com os olhos em lágrimas.
    Parabéns pelo belo trabalho .

  30. Japão em Foco

    Oi Auxiliadora!
    Que bom que está gostando!
    Espero sempre te ver por aqui!
    Abraços!

  31. naoko

    todos os lugares tem seus pontos positivos e negativos mas colocando na balança, voce devera ver em que lado pende mais… começe a enumerar todos os pontos positivos e negativos e tenho quase a certeza que no japão, apesar dos pesares, como se diz, as coisas positivas acho que são maiores… eu sei que la tambem tem muitas pessoas que não tem dignidade, solidariedade etc. mas em qualquer lugar, sempre ha pessoas com aparencia de ser HUMANO mas de humano, não tem nada… infelizmente aqui tambem as coisas não são diferentes!!!! mas, uma coisa tenho certeza que é melhor que aqui!!! a comida semi pronta…rsrs… bom fim de semana e vamos curtir a vida pois ela é curta!!!

  32. Japão em Foco

    Oi Naoko!
    Obrigada pelo comentários!
    Boa semana pra você também!
    Abraços!

  33. Madalena

    Você me ajudou muito, meu filho está para ir ao Japão e fiquei preocupada principalmente com a violência. Fiquei impressionada pelo seu amor a este país. Posso te pedir para me falar sobre o custo de vida, aluguel, comida, transporte etc?
    Abraços
    Madalena

  34. Tarso Fernando Cassol

    Bacana o texto com as considerações sobre as qualidades do Japão, do seu povo e de sua cultura. Eu consideraria oportuno evitar a comparação dos extremos entre o Japão e o Brasil. Trato com muitas pessoas distintas aqui na minha convivência pessoal e profissional no Brasil e sei que certamente estaríamos muito melhores se o povo fosse a fonte de referência para os ajustes todos urgentes que necessitamos. Nossa elite está longe de ser o melhor referencial.

  35. Pingback: Japão - Um exemplo a ser seguido | Curiosidades do Japão

  36. Paulo Moriassu Hijo

    Sempre vejo as curiosidades do Japão aqui. Gostaria de saber como faço para obter licença, para publicar artigos ou parte de um artigo no http://www.oarauto.com.br?

    Abraços,
    Paulo

  37. Lohgann

    Depois de 10 anos morando no Japão e podendo vivenciar cada um dos itens citados neste post, impossível na ter o mesmo amor e carinho pelo Japão. País que me permitiu e permite crescer e aprender um pouco mais a cada dia! ^^b
    Ótimo post! ^^

  38. Arlete

    Japâo minha segunda Pátria!!!

  39. Marcia

    Concordo q nem tudo são flores….e seria cega se do visse o melhor …todos os países tem problemas…e eu acho um povo um tanto frio e distante, comandar um pais q é uma ilhota fica muiiiiito mais fácil sem duvida, e tb por ser um pais milenar tb ja tiveram tempo pra corrigir e melhorar MUIIITOS dos erros cometidos…abraços

  40. Parabéns pelo post! Muito bem escrito e, claro, com uma boa ideia do que é morar e viver no Japão.

    O interessante nesse povo é o apreço que eles possuem pela educação, prova disso é que, mesmo cem anos após a imigração, os japoneses “made in Brazil” são os melhores colocados em praticamente tudo o que envolva educação: ENEM, vestibular, concursos públicos… Se não estou enganado, não faz muito tempo a Aeronáutica do Brasil tinha como brigadeiro do ar um descendente de japonês.

    Creio que uma das maiores lições que esse povo ensinou a nós, brasileiros — miscigenados por natureza — é justamente os pensamentos de “nunca desistir”, de sempre dar cem porcento de si e, claro, a honestidade (que, apesar de ser ainda ser um país tão corrupto, ainda aparece às vezes aqui ou ali).

    Mais uma vez parabéns pelo post =D

  41. ALEXANDRE

    Me fez lembrar de muitas coisas mas acho que tem 35 itens verdadeiros só não concordo com os intens 5, 14, 15, 24 e 31

  42. Osmar Tamura

    Moro no Japao a 24 anos e adorei o que vc postou. Agora vou dar duas sugestoes que vc esqueceu e uma delas e muito importante. Aqui no Japao, a unica pessoa que nao abaixa a cabeca pro Imperador e o professor, cargo mais respeitado no Japao, coisa que no Brasil e uma vergonha. Segundo, e a chegada da primavera quando os japoneses realizam piqueniques debaixo das cerejeiras.

  43. Ai

    É realmente verdade que os japoneses não gostam dos brasileiros e que não os recebem bem? Soube também que eles puxam muito o saco dos americanos. Há um motivo para isso? Bem,não sei se é desse jeito que as coisas funcionam,mas foi o que eu encontrei pela internet. Sonho em morar no Japão,mas essas coisas que li me decepcionaram até a alma.

  44. lilian Fukuda

    Adoro japan morei 22 anos e um lugar maravilhoso,aprendi muita com a cultura com eles,são povo frio mais o que vale a educação são povo honestos eu nunca vou esquece esse pais,quem sabe um dia eu volto pelo menos para passea!! 😉

  45. Maria teresa

    O meu respeito e a minha admiração o Japão e o sonho de muita gente e o meu também amo este pais . Tudo e bom educação respeito limpeza tudo funciona bem em todo lugar . Moro agui a 18 anos assim k cheguei me apaixonei pelo cheiro . Só posso dizer amo este pais

  46. nilson moreira

    😛 Olha Gostaria de dizer que amo o Japão. agradeço a Deus a oportunidade de ter morado e trabalhado ai por 10 anos, sou muito grato a tudo mesmo pelo meu esforço que me dediquei ao trabalho e aos amigos japoneses e brasileiros, na qual tenho e mantenho contato até hoje. é um País de 1 mundo mesmo, adoro a educação, organização a limpeza, e como eles tratam as pessoas de outros países, nós Brasileiros devemos estudar e entender a cultura Japonesa, eles são seres como todo outro qualquer, choram , riem, tem seus sentimentos, expressados de outra maneira, mas eles amam os seus semelhantes também, uma dica a todos que queiram morar ou conhecer o japão, ame o japão como se fosse sua pátria também eles são pessoas maravilhosas, a cultura muito rica..agradeço novamente a Deus por esse momento mágico de poder morar com este povo tão sofrido , mas acima de tudo educados, e guerreiros…omedeto á todo povo do Japão

  47. Me parece que o País é aberto somente para a moradia de pessoas descendentes de orientais, estou certa disso ? Como os turistas são recebidos lá ? Tenho essas dúvidas! Obrigado.

  48. may

    Ana Flavia: os turistas são recebidos e tratados como membros da realeza, e há muuuiitos estrangeiros vivendo aqui, eu por ex. estou há mais de 20 anos!

  49. quero i la porque so BR

    😉 😆 😆 AMO ESSE LUGAR QUERO I LA PRA NAMORA E PEGA AS JAPONESAS E ME AVENTURA NAS ROLAS IMENÇAS

  50. Eu amo o Japão.São educados,possuem um bom gosto musical,gostam de games,eh a terra dos animes…enfim os cara são foda.Tenho vários amigos japas e são extremamente gente fina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *