5 Filmes Japoneses Polêmicos

Filmes Japonses Polêmicos
Sugestões de Filmes Japoneses Polêmicos
Oi galera! Hoje resolvi trazer pra vocês algumas sugestões de filmes que tratam temas polêmicos, pelo menos sob o meu ponto de vista. Não sei se conseguirão achar todos para baixar, pois o Japão está com uma campanha anti-pirataria fortíssima, mas acredito que alguns deles podem ser encontrados em locadoras de DVDs.

Alguns dos filmes citados encontrei completo e legendado no YouTube, e colocarei o link após a descrição do filme para quem tiver interesse de assistir. Espero que vocês gostem das sugestões e caso saiba de algum outro filme não listado que trate de algum tema polêmico, gostaria que postassem nos comentários.

Filme japonês Helter Skelter

1. Filme Helter Skelter (2012)

Romaji: Heruta Sukeruta
Japonês:ヘルタースケルター
Diretor: Mika Ninagawa
Escritor: Kyoko Okazaki (manga), Arisa Kaneko
Produtor: Mitsuru Uda, Morio Amagi
Diretor de Fotografia: Daisuke Soma
Data de Lançamento: 14 de julho de 2012
Duração: 127 min.
Gênero: Drama / Suspense / Cirurgia Plástica

Sinopse de Helter Skelter

A história é baseado no mangá de mesmo nome premiado e aclamado de Kyoko Akazaki. Fala sobre uma super estrela que se chama Ririko que é considerada um ícone da beleza. Por que esse filme é polêmico? Porque Ririko (vivido pela atriz Erica Sawajiri, de “1 Litro de lágrimas) se submete a várias cirurgias plásticas no seu corpo inteiro, que acabam por trazer consequências graves ao seu corpo.

Ririko torna a vida daqueles ao redor dela insuportável, ao mesmo tempo em que tenta lidar com seus problemas pessoais e sua carreira. Vivendo no meio de um mundo com tanto glamour em que a aparência é tudo, como Ririko conseguirá enfrentar este problema e continuar sendo a Super estrela Ririko?
Trailer do filme Helter Skelter (YouTube)

Filme japonês Love & Pop

2. Filme Love & Pop (1998)

Romaji: Rabu ando Poppu
Japonês: ラブ & ポップ
Diretor: Hideaki Anno
Produtor: Toshimichi Otsuki
Escritor: Hideaki Anno e Akio Satsukawa
Estrelas: Asumi Miwa, Kirari, Hirono Kudo, Yukie Nakama
Distribuição: Toei Company
Duração: 110 minutos

Sinopse de Love & Pop

Love & Pop é uma adaptação de um romance de Ryu Murakami. Mas por que esse filme é polêmico? Porque fala sobre o Enjo Kosai, um problema tabu no Japão. Enjo Kosai são encontros compensados (com ou sem sexo) promovidos por meninas em idade escolar em troca de dinheiro para comprarem itens de luxo.

O Enjo kosai começou especialmente durante a crise econômica que abateu o Japão durante os anos 90 e para não diminuir seu padrão de consumo, várias meninas Kokusei passaram a ter encontros com homens (geralmente mais velhos). Em muitos casos, os encontros não passavam de apenas acompanhar tais homens em algum passeio ou entretenimento como Karaoke, restaurante, boliche, etc.

No entanto, fica evidente de que tais encontros partiam mesmo para a prostituição descarada e houve casos até de abuso sexual em menores, com casos extremos de assassinato e esquartejamento. O enjo kosai foi um sério problema social do Japão na década de 90 e que perdura até hoje, mesmo abafado pela mídia japonesa.
Trailer do filme Love & Pop (YouTube)

Filme Bounce Kogals

3. Filme Bounce Ko Gals (1997)

Romaji: Baunsu ko gaurusu
Japonês: バウンス ko GALS
Diretor: Masato Harada
Escritor: Masato Harada
Estrelas: Hitomi Sato, Yasue Sato, Yukiko Okamoto, Jun Murakami, Koji Yakusho
Duração : 110 minutos

Sinopse de Bounce KO Gals

Bounce Ko Gals segue a mesma linha de Love & Pop, na qual documenta a vida de três meninas Kogals que vivem em Shibuya, Tóquio e que praticam o “Enjo Kosai”, “clubes de encontro” e “namoros pagos”, títulos que mascaram a triste realidade da prostituição no Japão, em troca de dinheiro para comprar acessórios de moda.
Trailer do filme Bounce KO Gals (YouTube)

Filme Boku wa Imouto ni Koi wo Suru

4. Filme Apaixonado por minha própria irmã (2007)

Romaji: Boku wa Imouto ni Koi wo Suru
Japonês: 僕は妹に恋をする
Diretor: Hiroshi Ando
Produtor: Youichiro Onishi
Escritor: Ando Hiroshi, Saeki Nejime
Elenco: Matsumoto Jun, Nana Eikura
Música: Otomo Yoshihide
Duração: 122 minutos

Sinopse de Boku wa Imouto ni Koi wo Suru

O filme é baseado em uma série de mangá de Kotomi Aoki conta a história de um casal de irmãos gêmeos, Yori e Iku. Por que é polêmico? Porque fala de um incesto consentido entre irmãos. O amor de Yori e Iku, vai muito além de apenas um amor fraternal. Os dois se apaixonam um pelo outro, apesar de serem irmãos.

Bom, esse tipo de tema sempre choca as pessoas, mas a forma como é mostrado no filme não torna o tema tão constrangedor, pois não tem o foco voltado para o desejo físico. O filme mostra especialmente os medos e os sentimentos confusos dos personagens e questões relacionados aos problemas sociais que o incesto causa.
Filme Boku wa Imouto ni Koi wo Suru legendado (YouTube)

Filme Kids Return

5. Filme Kids Return (1996)

Romaji: Kizzu Ritān
Japonês: キッズ・リターン
Diretor: Takeshi Kitano
Produtor: Masayuki Mori, Yasushi Tsuge, Takio Yoshida
Escritor: Takeshi Kitano
Elenco: Masanobu Ando, Ken Kaneko, Leo Morimoto, Hatsuo Yamatani, Michisuke Kashiwaya
Duração: 103 minutos

Sinopse de Kids Return

Kids Return fala sobre o rumo que alguns garotos tomam em sua vida. Por que é polêmico? Ele mostra uma realidade que muitos nem fazem ideia existir no Japão: a delinquência, a marginalidade, uma escola decadente comandada por professores acomodados. Mostra um Japão medíocre, abatido, conformado e desesperançado.

O filme foi escrito e dirigido por ninguém nada menos que Takeshi Kitano, um mestre em abordar assuntos polêmicos e temas fortes, como podemos ver em seus outros filmes como Hana-Bi, Dolls e Zatoichi. Ao mostrar o caminho que esses rapazes seguem, Kids Returrn ensina que o sol não brilha pra todos os japoneses

O filme quebra aquele estereótipo do japonês certinho, com uma carreira bem sucedida de um cidadão comum japonês e se desenrola em um ritmo amargo, onde os talentos são desperdiçados e cada um tenta sobreviver da maneira que pode. Enfim, uma história bastante interessante, daqueles que gera uma boa reflexão.
Trailer do filme Kids Return (YouTube)

Espero que vocês tenham gostado das sugestões. E se tiverem assistdo a outros filmes tão ou mais polêmicos do que estes, compartilhe conosco. Quem sabe, não rola uma segunda parte com filmes japoneses polêmicos e controversos. Ah, e se gostaram das sugestões deste post, compartilhem com os amigos ok!!! 😉

Quer Aprender Japonês?

12 Comentários

  1. u qi legal so assisti apaixonado por minha irma

  2. João Pedro

    :/ tem alguns filmes que eu estou doido para assistir mas não tem para Donw legendado ;x

  3. Japão em Foco

    Oi Pessoal!
    Infelizmente encontrar os filmes completos e legendados não é uma tarefa fácil, mas ficam como sugestões… Abraços!

  4. Rodrigo

    Valeu pelas sugestões!
    Realmente os temas abordados, mostram um lado da sociedade japonesa que muitos desconhecem.
    Ótimo post!

  5. Yumi

    Tem também “Hebi ni Piasu”, ” Parade” e “Love Exposure”. Talvez não tão polêmicos, mas que chocam por causa dos assuntos tratados.

  6. Japão em Foco

    Oi Yumi
    Obrigada pelas ótimas dicas
    🙂

  7. Luciana Grevetti

    Império dos Sentidos de 1977.

  8. amanda

    o filme Helter Skelter tem muito a ver comigo,me fez pensar e chorar muito,um filme realmente perfeito,acho que todo mundo deveria assistir esse filme porque realmente nos faz mudar a forma de interpretar a beleza…

  9. Eu gostei da sugestão dos filmes japoneses,só assisto os dublados e legendados, pois não falo japonês.
    Obrigada

  10. Eu gosto também dos filmes sobre os Samurais e novelas.
    Obrigada

  11. edson takasaki

    quando eu cheguei no japão em 1990 assisti o filme tombo tsuyoshi nagabushi achei nota 100000000

  12. DTGSN

    Assisti Kids Returns esses dias e adorei, por incrível que pareça nunca tinha visto algum post sobre, só achei ele em um site de filmes Cuts e assisti, fui parar aqui porque estou procurando uma boa Sinopse para o filme que postei no Youtube :3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *