7 Distritos Samurais Para Conhecer No Japão

📩 Clique aqui para receber nossos artigos por email!


7 Distritos Samurais Para Conhecer No Japão
Quando pensamos no Japão Antigo, logo nos vêm à cabeça imagens de samurais e gueixas, personagens mais representativos de uma época tão distante e ao mesmo tempo tão atual. O Japão é um dos poucos países que ainda consegue preservar com maestria não só suas tradições milenares, como sua arquitetura tão distinta.

Para você ter uma ideia, vários distritos samurais e gueixas ainda permanecem intactos mesmo após séculos. Conhecer esses lugares nos dá a sensação de viajar no tempo ou como se estivéssemos dentro de um filme japonês antigo. Confira abaixo, 7 Bairros Samurais que valem a pena serem visitados no Japão.

1. Kakunodate (Akita)

Kakunodate (Akita) www.blog.goo.ne.jp

Kakunodate é um dos bairros samurai mais famosos do Japão, localizado na província de Akita. Lá você poderá visitar também o Castelo de Kakunodate e a antiga área comercial. Além disso, o local é bastante visitado durante a primavera para a prática de Hanami (visão da flor de cereja).

Cerca de 80 famílias samurais viviam nas residências de Kakunodate, tais como as residências Aoyagi (Aoyagi-ke), Iwashashi, Odano, Matsumoto, Kawarada e Ishiguro (Ishiguro-ke). Estas seis casas são abertas aos visitantes, exceto entre novembro e início de abril, quando permanecem fechados.

2. Nagamachi (Kanazawa)

Nagamachi (Kanazawa) www.kanazawa-tourim.com

Nagamachi é um dos distritos samurai mais visitados do Japão e está localizado perto do Castelo de Kanazawa. É um excelente local para quem quer ter uma noção de como as famílias viviam durante o Período Edo. No passado, várias famílias do clã Kaga se instalaram no distrito de Nagamachi.

Paredes de barro, telhados de madeira, canais de água, ruas estreitas e jardins com árvores centenárias podem ser vistas em muitas residências samurai. Também há dois museus com artefatos antigos: Shinise Kinenkan (taxa de entrada de 500 ienes) e Ashigaru Shiryokan (entrada gratuita).

3. Cidade de Hagi (Yamaguchi)

Cidade Samurai de Hagi (Yamaguchi) Commons Wikimedia

Hagi é uma pequena ex-cidade samurai, localizada ao norte da região costeira da província de Yamaguchi. A cidade é repleta de armazéns antigos com lojas de saque e quimono, além de muitas residências samurai, como o Kikuya House. Vale também visitar o museu e as ruínas do castelo de Haji.

4. Distrito Samurai Chiran (Kagoshima)

Chiran Fumoto (Kagoshima) Commons Wikimedia

Cerca de 500 famílias de samurai viviam neste bairro durante o Período Edo. Se você gosta de jardins tradicionais e da arquitetura antiga do Japão, então vai gostar muito de conhecer esse local. Para apreciar a beleza natural dos sete jardins, os visitantes devem pagar uma taxa de 500 ienes.

5. Ruínas do castelo Usuki e imediações (Oita)

Ruínas do Castelo de Usuki (Oita) Commons Wikimedia

Na província de Oita, você pode visitar as ruínas do Castelo Usuki e um bairro samurai nas imediações do castelo. Ao passear ao redor das residências, templos e pelo bairro comercial, conhecido como Haccho Oji Street, repleto de lojinhas de artesanato, você se sentirá como se estivesse no Período Edo.

Dentre as famosas residências, estão as do clã Inaba, uma bela casa de madeira com um agradável jardim exterior. O Marumo House é outra residência samurai aberta ao público em geral. As ruínas do Castelo Usuki foi transformado em um parque, que durante a primavera é repleta de cerejeiras em flor.

6. Cidade de Kitsuki (Oita)

Distrito Samurai Kitsuki (Oita) Commons Wikimedia

Na cidade de Kitsuki, localizado na província de Oita, podemos visitar o castelo de Kitsuki e as residências samurai situadas sobre as colinas. No local, os visitantes podem alugar quimono por cerca de 2 mil ienes e assim ter a oportunidade de viver uma experiência excepcionalmente tradicional.

Você pode aproveitar e dar uma esticadinha até Beppu, uma cidade turística famosa devido à grande número de onsens naturais (águas termais). Alguns de seus onsens são chamados de “jigoku meguri”, que significa “inferno”, devido aos vapores quentes que saem das águas e até mesmo do solo.

7. Cidades de Matsue e Tsuwano (Shimane)

Distrito Samurai Tsuwano (Shimane)

A cidades de Matsue e Tsuwano, localizados na Província de Shimane possuem bairros históricos com residências de samurai. Em Matsue, uma das residências que vale a pena ser visitada é o Buke Yashiki, localizada ao longo dos 500 metros da rua Shiomi Nawate, paralela ao fosso do castelo de Matsue.

Já em Tsuwano, você pode visitar as ruínas do antigo castelo localizada no alto de uma colina e contemplar toda a cidade lá de cima. Poderá também conhecer as casas samurais, localizada em Tonomachi. As residências dos samurais, com suas paredes de barro originais, estão muito bem preservadas.

Como deu pra perceber, o Japão é rico em lugares históricos para serem explorados. E a sensação de andar por lugares onde outrora, gueixas e samurais viviam, é indescritível. É como estar realmente dentro de um filme antigo. O que você achou desses lugares? Já visitou algum deles? 🙂

Referência: Kyuhoshi

Quer Aprender Japonês?

4 Comentários

  1. Lia

    Quero ir para o Japão e visitar tooooodos estes lugares
    *—–*
    Que lindos, que bella arquitetura <3 apaixonada

  2. Anotado para a próxima viagem!

  3. ALFREDO ANTONIO COSTA

    MUITO LINDO,EU AMO O JAPÃO.

  4. Emy kim

    Akita..em 1994.. Cidade onde nasceu meu avo paterno…lugar maravilhoso..nunca esqueci…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *