A Incrivel Panela de Arroz Japonesa

Panela de Arroz Elétrica no Japão

As mil e uma utilidades da Panela de Arroz Elétrica

A panela de arroz elétrica faz parte da vida de todos os japoneses e agora está se popularizando em vários países, inclusive no Brasil. Ela é prática e rápida no cozimento e o melhor de tudo… automática. Basta colocar o arroz para cozinhar, que ela desliga sozinha quando ficar pronto. Poupa tempo e faz pouca sujeira.

No Japão, a panela elétrica de arroz é chamada de Suihanki (炊飯器) e pra fazer arroz nela é muito simples: Coloque o arroz lavado, adicione a água usando o copo medidor na quantidade indicada, feche a tampa, clique em Iniciar e pronto! Dependendo da quantidade de arroz, em 10 a 15 minutos está prontinho seu arroz!

Como deu pra perceber, qualquer pessoa aprende rapidinho como fazer arroz nessa panela. É possível ainda manter o arroz quentinho ao longo do dia, além de ocupar pouco espaço na cozinha. Sem dúvidas nenhuma esta foi uma das maiores invenções no Japão, pois criou-se uma verdadeira “Revolução na Cozinha Japonesa”.

Sua praticidade e rapidez no cozimento do arroz é bem condizente com a vida acelerada da maioria dos cidadãos japoneses, que trabalham muito e não tem tempo para se dedicar à cozinha. O arroz é um alimento que está geralmente em todas as refeições de um japonês (café da manhã, almoço e jantar).

Veja um pouquinho da sua história:

A primeiras Suihanki (panelas de arroz elétricas) foram produzidas em 1945 pela Mitsubishi Electric Corporation. Ela era feita de alumínio com uma bobina interna para aquecimento. Não tinha instalação automática e era necessário um acompanhamento constante durante o cozimento para evitar que o arroz queimasse.

Essas primeiras panelas foram uma tentativa de tentar libertar as donas de casa japonesas da tarefa cansativa de monitorar o interminável cozimento do arroz, feitas antigamente somente em panelas pesadas, feitas de ferro fundido em um fogão de lenha convencional e primitiva chamado no Japão de Kamado.

A primeira panela de arroz elétrica e totalmente automática, semelhante a que conhecemos hoje, foi inventada em 1956 por Yoshitada Minami, em conjunto com a Toshiba Electric Corporation. Fez tanto sucesso que logo a Toshiba estava produzindo 200 mil panelas de arroz por mês para o mercado japonês.

Panela de Arroz Elétrica Suihanki

Na década de 60, houve uma grande demanda e as panelas de arroz já podiam ser encontradas em metade dos lares japoneses. Na década de 80, as panelas de arroz simples começaram a ser fabricados em larga escala na China e na Coreia, e eventualmente começou a se espalha para outros países e regiões da Ásia.

Em 1988, as panelas passaram a usar uma tecnologia com aquecimento por indução (IH) que resultou em um arroz cozido de forma mais uniforme e de melhor sabor. A partir de então, sua popularidade só cresceu e hoje em dia, vários países do mundo já utilizam a panela de arroz elétrica em seu dia a dia.

Suihanki, a panela de mil e uma utilidades

Muitas pessoas só usam a panela para cozinhar arroz, mas na verdade é possível preparar muitas receitas deliciosas com a panela de Gohan (arroz em japonês). Dentre as principais receitas estão risotos, feijão, sopas, pães, bolos, tortas, frittatas, ovos cozidos, macarrão, carne, legumes à vapor, entre outras receitas.

No Japão, existem muitos livros e revistas que ensinam deliciosas receitas na panela de Gohan, apesar de que geralmente, essas panelas já vem com um livro com algumas receitas. Enfim, é muito legal saber que existe um leque de opções de receitas gastronômicas para escolhermos, além de somente arroz branco.

Suihanki Cooking fotos
Veja também:
O que os japoneses comem?
11 Comidas Populares no Japão
Alimentação e Dieta Japonesa

Confira algumas receitas para fazer na panela de arroz elétrica

Panela Elétrica Receita Arroz à Grega
Receita de Arroz à Grega
Veja a receita aqui.
Panela de arroz receita de torta salgada
Receita de Torta Salgada
Veja a receita aqui
Panela de arroz receita de pão
Receita de Pão
Veja a receita aqui
Panela de Arroz Elétrica receita de pudim
Receita de Pudim de Leite
Veja a receita aqui
Panela de Arroz Elétrica receita de arroz doce
Receita de Arroz Doce
Veja a receita aqui
Panela de Arroz Elétrica receita de arroz festivo
Receita de Arroz Festivo
Veja a receita aqui
Panela de arroz receita de frittata com vegetais
Receita de Fritatta de Vegetais
(em inglês)
Veja a receita aqui
Panela Elétrica de Arroz receita de macarrão com queijo
Receita de Macarrão com Queijo
(em inglês)
Veja a receita aqui

Quer Aprender Japonês?

15 Comentários

  1. MICHEL

    Muito interessante! Estou buscando um manual traduzido dessas panelas,saberia onde posso achar? Um sugestão,coloca um ícone pra compartilhar / divulgar no Facebook.

  2. Ola todos Tenho residencia no Japao e exporto panelas de arroz eletricas. elas fazem de tudo ate bolo ou pao. com uma facilidade e voce pode deixar cozinhando e ir para suas baladas ou supermercado ou mesmo tomar a sua cervejinha no bar ao lado e quando voltar ela estara desligada e seu conteudo aquecido. so falta falar estas panelas do japao.
    Usadas em excelente conservacao: porque usadas ? porque aqui se lancam panelas todos os dias no mercado E’ uma briga muitop grande das fabricas e sempre apresentam mais e mais novidades e isto faz com que as pessoas comprem modleos novos. esta E’ a visao dos japoneses.
    fazendo assim ter uma infinidade de panelas nas lojas de segunda mao a venda e alem disso tem os americanos e outras nacionalidades que nao levam as panelas para casa e oretma gratis ou vendem antes de ir embora
    precos: entre usadas: 30$ ate 900$
    novas entre 190$ ate 2.000$ voces podem ver as panelas no youtube
    escrevam: rice cooker from japan
    ou japanese rice Cooker
    ou how to make break in a rice cooker.
    estas panelas sao brilhantes:
    controle de incio programado ou seja se desejar que o arroz inicie minutos antes de chegar do trabalho eh so programar alem de fazer arroz normal risotos paejas, ensopados, macarrao bolos e pao e mais ainda ideia que podem ser vistas no youtube . semrpe escrevendo em ingles pois as pesquisas do japao sao fornecidas em Ingles. se preocurar no brasil em portugues nao acharao muitas informacoes sobre assunto….
    contatos: andre
    Visite meu blog acima tchau :
    tokyo japao
    neyous@live.jp

  3. manual e informacoes voce devem escrever exemplo: pode escrever rice cooker ou nome japones delas E:SUIHANKI
    toshiba rice cooker / suihanki. (uma coisa ou outra)
    Sanyo rice cooker
    Fujitsu rice cooker
    panasonic rice cooker
    National Rice cooker
    sharp rice cooker
    suihanki Toshiba

  4. walcisley

    interessante o caralhoo

  5. Nunca comentei, apesar de ler assiduamente e acompanhá-la. Mas hoje eu senti a necessidade; adooooreeeeiiiiiii. Eu quero mais receitas na panela de arroz… A panela, pra mim, é sensacional. Me ajuda demais. Como eu sou sozinha, congelo o feijão e quando faço o arroz já coloco o potinho com o feijão e mais um legume. Enquanto tomo banho, meu jantar está prontinho. E sempre pensei que daria para ir mais longe, agora tenho certeza que posso. Obrigada.

  6. Japão em Foco

    Oi Silvia!
    Que bom que você gostou da matéria!!! Eu também acho a panela elétrica de arroz super prática e é muito legal saber que podemos fazer várias receitas nela né? Pode deixar que em breve colocarei mais receitas tá bom! Abraços! E seja bem vinda aqui! 😉

  7. Paulo Emmer

    Eu uso panela elétrica para fazer meu gohan, mas é uma simples. Eu não entendo o fundamento de tantas funções nessas panelas que até falam com você. Acho desnecessário, pois a função da panela é realmente cozinhar o arroz e mantê-lo aquecido. Porém, não dispenso uma panela elétrica de arroz.

  8. Japão em Foco

    Oi Paulo Emmer!
    Muito boa essa sua observação!!! Eu também não abro mão da minha panela de gohan, mas ela é como a sua: faz o arroz e pronto! Também não vejo necessidade para tantas funcionalidades, apesar que as panelas modernas estão multifuncionais e permitem que se faça muitas outras receitas que talvez não dê pra se fazer em uma panela convencional… 😉 Abraços!

  9. Pingback: Confira 8 grandes invenções japonesas | Curiosidades do Japão

  10. Gostei muito da matéria! Uso a panela de arroz elétrica a um bom tempo e não sabia que poderia fazer outras coisas além do arroz e dos legumes!
    Seria interessante disponibilizar umas receitas pra gente! E parabéns pelo ótimo site! Sempre passo por aqui!

  11. vera lúcia siqueira Accessor

    Adorei conhecer está página e saber sobre a Panela de Arroz sempre achei que só fazia arroz! Obrigada Laura!

  12. Fabiana Yokoyama

    olá gostaria de saber se a panela teria um timer para deixar programado a hora de iniciar o cozimento?

  13. Cleber

    Estou procurando Suihanki para comprar aqui no Brasil, mas ainda não encontrei. Fico desconfiado dessas panelas elétricas nacionais, tipo Cadence. Importar diretamente do JP é muito salgado… alguém sabe onde vende por aqui? Será que em SP, bairro Liberdade, tem?

  14. yamato higuchi

    Fui hoje na liberdade e as mais simples começam a partir de 1450 reais e vão até 3600 ( digital)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *