A realidade das mães que trabalham fora no Japão

📩 Clique aqui para receber nossos artigos por email!

A realidade das mães japonesas

A realidade das mães que trabalham fora no Japão

Hojé é 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. No Japão, esse dia também é lembrado e chama-se 国際女性デー (Kokusai Josei Day). No Japão, as mulheres tem conquistado cada vez mais espaço no mercado de trabalho, inclusive após a maternidade, algo que décadas atrás era raro pois as mulheres eram criadas para se dedicar totalmente à família, especialmente aos filhos.

Hoje em dia ainda é comum ver mulheres japonesas abdicando da sua vida profissional após o nascimento dos filhos. Existe uma pressão da sociedade em relação a isso por se tratar de algo já enraizado na cultura. Talvez por esse motivo, muitas mulheres tem optado em adiar o casamento e principalmente a gravidez, com o intuito de manter o foco em suas carreiras profissionais.

A realidade das mães japonesas

Outro problema enfrentado por mulheres grávidas no Japão é o “matahara” (assédio relacionado à maternidade). Esse tipo de assédio se caracteriza por abuso moral ou físico por parte de seus superiores ou colegas de trabalho, fazendo com que muitas abandonem o trabalho e podendo inclusive trazer consequências graves tais como aborto espontâneo ou parto prematuro.

No entanto, muitas mulheres travam uma luta diária para conseguir conciliar a carreira com a maternidade. Sabemos que isso não é uma tarefa fácil, especialmente para aquelas que não contam com o apoio do cônjuge. Em muitos momentos é comum sentir um pouco de frustração e desespero…

O vídeo abaixo, criado pela empresa Cybozu, retrata um pouco a realidade vivida não só por mães japonesas, como mães do mundo todo… Mostra as dificuldades que elas tem de conciliar duas coisas tão importantes em sua vida, o que acaba de certa forma gerando insegurança e angústia.

Assista o vídeo e emocione-se


Link do vídeo (YouTube)

Quero também deixar meus parabéns à todas as leitoras que acompanham esse blog. 🙂 É difícil desvincular a imagem da mulher com a maternidade, mas hoje é o Dia Internacional da Mulher, portanto, independente se você tem filhos ou não, hoje é o seu dia… Aproveite e seja feliz!!! 🙂

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *