Ajisai, símbolo do verão japonês

ichinoseki ichinoseki Michinoku Jardim das Hortênsias

Ajisai, símbolo do verão japonês

O Ajisai [紫陽花], como são chamadas as hortênsias no Japão florescem somente durante o verão quente e chuvoso o que significa que o tempo para aprecia-las é bastante curto. Segundo dizem, as hortênsias foram descobertas pela primeira vez no Japão, mas hoje em dia estão presentes em várias regiões que tenham clima temperado ou subtropical, inclusive no sul do Brasil.

No Japão, o Ajisai também é chamado por outro nome: Nana hen-ka (七 変 化), que significa “sete transformações”. Esse nome deriva de uma característica das suas pétalas, que mudam de cor conforme a composição química do solo! Por causa disso, a hortênsia ganhou um significado simbólico na arte japonesa e poesia – especialmente para representar um coração inconstante e mutável.

ajisai

Fonte da imagem: Tanetane Satsuma

É devido a essa característica também, que as hortênsias foram rejeitadas pela classe guerreira no período feudal, porque para eles, o fato de alterar suas cores contradizia com seus princípios e lealdade extrema.

Também é chamada de Shiyouka por causa dos seus caracteres chineses que significam respectivamente = Violeta, = Sol, = Flor, ou seja “Flor do Sol Violeta”. Hoje em dia, esta flor possa ser encontrada em muitas cores como rosa, azul, branca e amarela, dependendo da sua espécie.

Existe uma lenda japonesa que conta que um imperador entregou um buquê de hortênsias como um pedido de desculpas à família de uma moça que ele estava apaixonado. Talvez por que estas flores são ditas por representar sentimentos sinceros, seja de desculpas, de agradecimento, de alegria ou de tristeza.

Algumas interpretações podem ligar as hortênsias com a vaidade e e a ostentação (talvez por causa da abundância de pétalas e por sua forma arredondada). Mas sua beleza é inegável, mesmo quando estão com as pétalas úmidas ou envoltas pela névoa dos dias nublados e chuvosos.

Onde podemos encontrar hortênsias no Japão?

ajisai

Fonte da imagem: Kerygma Hatenablog

Nesta época do ano podemos encontrar hortênsias em toda parte, mas existem locais famosos por causa dos seus belos jardins. Em Kamakura, província de Kanagawa, tem vários locais como os templos Hase, Tokeiji e Meigetuin. Outro local famoso em Kanagawa é em Kaiseimachi, com mais de 10 mil hortênsias. Todos os anos, no mês de junho, tem o Ajisai Matsuri em Kaisei.

Outro lugar famoso é o Templo Amabiki Kannon, em Sakuragawa, província de Ibaraki, onde acontece o Ajisai Festival entre os meses de junho e julho. Outros locais para apreciar o ajisai: Osaka Fumin-no-mori (Osaka), Shimoda Koen (Shizuoka), Templo Hondoji (Chiba), Santuário Ohirasan Jinja (Tochigi), Templo Mimurotoji (Kyoto), linha férrea Hakone Tozan Railway (Kanagawa).

Outro passeio que vale a pena é o Jardim Michinoku, em Ichinoseki, Província de Iwate Ken. Lá podemos ver milhares de hortênsias em meio a um bosque de cedros. A névoa deixa o lugar ainda mais encantador. O ajisai também está muito presente no Mt. Rokko, em Kobe. Tanto que foi eleita Flor do Cidadão em 1970, em comemoração ao 80º aniversário de emancipação da cidade.

hortênsias no Mt. Rokko em Kobe

Fonte da imagem: kobe.travel.coocan.jp

E você? O que acha das hortênsias? Aprecia esta flor? 😉

Vídeo no Templo Meigetsu-in, em Kamakura


Link do vídeo (YouTube)

Referências: Go Japan, The Secret Language of flowers

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *