Animais são chefes de estações de trem no Japão

Gata Tama

Animais são chefes de estações de trem no Japão

Acredite ou não, no Japão há três animais que foram nomeados como “Chefes de Estação” por companhias ferroviárias. O mais famoso dentre eles é Tama, uma gata que vivia nos arredores da estação Kishi e acabou sendo adotada pela Companhia Ferroviária Wakayama Electric. Tudo começou quando em tempos de crise, a empresa teve que fazer um corte de funcionários para reduzir os gastos em 2006.

Localizado na cidade de Kinokawa, província de Wakayama, a região é rural e de poucos recursos. A empresa responsável pela Linha Kishigawa, solicitou então voluntários para trabalhar na estação, entre elas, a dona de uma loja de conveniência perto do local. Ela já conhecia Tama de longa data, já que a gata vivia na conveniência em busca de alimento.

Acabou se apegando à gata e passou a levá-la sempre junto com ela à estação. Com o passar do tempo a gata passou a ganhar admiração dos passageiros e funcionários, pois mesmo em meio à crise, ela se sentia muito feliz no local. Acabou sendo adotada pela empresa e se tornou em uma espécie de amuleto de sorte.


E não é mesmo que ela deu sorte e prosperidade para a empresa? Sua cuidadora teve a ideia de nomear a gata como “Super Master Station” (Super Chefe da Estação) do Kishi Station. E o que era para ser apenas uma brincadeira, acabou ajudando a empresa ferroviária a tirar o pé da lama.

A principal função da gatinha é ficar no guichê e “cumprimentar” os passageiros que passam por lá, de segunda a sábado, das 09:00 horas até ás 17:00 horas (durante o Verão). Durante o inverno, ela trabalha das 10:00 horas ás 16:00 horas. Quando a estação recebe muitos visitantes, Tama é colocado em uma caixa de vidro, em uma sala. Quando a estação esta vazia, Tama fica em cima de uma mesa em frente ao quiosque.

Desde que Tama assumiu o posto, o número de passageiros aumentou significativamente e a publicidade que ela gerou contribuiu com uma grande quantia, estimada em mais de um bilhão de ienes (cerca de 10 milhões de dólares), para a economia local, fazendo com que a empresa se reerguesse e lucrasse muito.

De recompensa Tama recebe comida com ração de primeira qualidade, além de um escritório próprio com direito a ar condicionado, uma cesta macia para descansar, outras duas assistentes felinas, a chibi e o Miko e um assistente humano, o Sr. Nishiyama, que foi contratado para cuidar de Tama e guiar os visitantes até ela.

Em janeiro de 2008, Tama ganhou uma cerimônia, onde foi promovida oficialmente como “chefe da divisão de honra” e “Super Chefe da Estação” com a presença da imprensa e até do prefeito da cidade. Eita, essa gatinha não é fraca não né!

Tama acabou se tornando celebridade quando apareceu na TV para anunciar a venda do seu fotolivro e participou de um documentário de TV em francês e alemão que foi ao ar na Europa em abril de 2009 – e, claro, com a cobertura da mídia japonesa. Famosa como ficou, volta e meia a gata é convidada para participar de eventos locais.

Com a expansão do seu sucesso, muitos produtos com a sua marca foram aparecendo além do Fotolivro, como um DVD e outras lembrancinhas. Tama também ganhou uma loja especial na estação e um trem especial, decorado com o seu tema, o Tama Densha, que já opera desde 2009.

tama-train

Ele é todo pintado com o desenho da gata e dentro é todo cute e decorado com desenhos de gatos, patinhas e morangos, já que essa fruta é símbolo da região. No dia da abertura, Tama ficou na cabine do motorista e fez o percurso de 8 km, onde passa em muitas estações nas redondezas, no estado de Wakayama. Veja o vídeo do trem:

Após o grande sucesso de Tama, duas outras estações rurais japoneses nomearam animais para tentar imitá-la, como o Yorkshire terrier, Maron, que foi nomeado chefe da estação em Kogen Oku-Nakayama, da linha Ginga Iwate, em Ichinohemachi, no norte do país. Infelizmente, Maron morreu de bronquite em 2009.


Outro animal que também se destacou como Chefe da Estação foi o gato Bus , que trabalha em Aizu Ashinomaki Onsen da estação da estrada de ferro Aizu em Fukushima. Sua história é parecida com a de Tama, pois Bus também era um gato de rua, que foi levado pelos trabalhadores ferroviários a cerca de 9 anos atrás.


Agora ele passa muito do seu tempo dormindo na sala de espera da estação. Apesar de sua fama não ser tão popular como a de Tama, a empresa ferroviária relata um aumento no número de passageiros desde sua nomeação. No local tem muitas lembrancinhas de Bus, como chaveiros que podem ser comprados pelos visitantes e ele tem também um blog oficial.

Veja essa reportagem da Tv japonesa sobre os famosos animais Station Master

Quer Aprender Japonês?

3 Comentários

  1. Pingback: Neko no Hi - Dia do Gato (22 de fevereiro) | Curiosidades do Japão

  2. Pingback: Significado do termo kawaii no Japão | Curiosidades do Japão

  3. Pingback: Maru, o gato mais famoso do Japão | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *