Aprenda 10 Lindas palavras japonesas relacionadas à chuva!

Palavras japonesas relacionadas a chuva

No verão, uma das expressões que mais escutamos no Japão é “mushi atsui” (むしあつい), que significa quente e úmido. Sim, essas são as duas características que definem o verão japonês. Os japoneses tem muitas palavras relacionadas à natureza e tempo, e como chove muito na terra do sol nascente, também existem muitas expressões para definir esse período.

Como os japoneses em sua maioria tem uma ligação muito forte com a natureza, essas expressões acabam refletindo um pouco essa característica de uma forma poética e sensível. A expressão mais usada para chuva é 雨 “Ame”, mas dependendo do tipo de chuva, existem muitas outras definições. Confira 10 lindas palavras japonesas relacionadas à chuva.

1. 驟雨 (しゅうう)。
Shūu – chuva repentina.

Shūu é a chuva de verão, aquela que começa subitamente, intensifica-se e de repente, pára. No Japão, este tipo de chuva acontece geralmente nas tardes e noites quentes de verão. Quanto a chuva termina muito rapidamente, é ​​chamada de “Niwaka Ame” (にわか雨).

2. 小夜時雨 (さよしぐれ)。
Sayoshigure – Chuva leve que cai a noite

Shigure (時雨) significa chuva que começa e pára frequentemente no outono e no inverno. Sa (小) significa pequeno, e yo (夜) significa noite.

3. 氷雨 (ひさめ)。
Hisame – Chuva de granizo.

4. 篠突く雨 (しのつくあめ)。
Shinotsukuame – Chuva intensa.

Shinotsukiame refere-se a uma forte chuva. Para tempestade, usa-se o termo 嵐 “Arashi”, que é também o nome de uma famosa boy band japonesa.

5. 花の雨 (はなのあめ)。
Hananoame – Chuva que cai sobre as flores de cerejeira.

O sakura tem uma forte simbologia no Japão, de modo que existe um nome específico para a chuva que cai durante a florada das flores de cerejeira.

6. 凍雨 (とうう)。
Touu – Chuva de inverno.

7. 霙 (みぞれ)。
Mizore – Chuva com neve.

Um fenômeno muito interessante que ocorre ocasionalmente no inverno, que se caracteriza por chuva e neve caindo simultaneamente.

8. 秋雨 (あきさめ)。
Akisame é a chuva que ocorre durante o outono.

9. 雨上り (あめあがり)。
Ameagari – Depois da chuva.

Asfalto molhado e aquele cheirinho de chuva, característico de uma chuva que acabou de cair. Além disso, quem sabe temos a chance de ver um “Niji” (虹), ou seja, um arco-íris?

10. 五月雨 (さみだれ)。
Samidare – Chuva de início de verão.

Segundo dizem, há mais de 50 palavras japonesas relacionadas ao período chuvoso, muitas delas sem uso nos dias de hoje. Por isso, selecione apenas 10 delas. Espero que tenha gostado, afinal é sempre bom aprender palavras novas não é mesmo? 🙂 Bons Estudos!

Quer Aprender Japonês?

4 Comentários

  1. masao Kureishi

    Gostei

  2. Jigoku Tuushin

    Esse artigo é bem legal;
    Parabéns.
    Obrigado pelo vocabulário.

  3. sempre quis aprender a falar japones

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *