As 20 Melhores Universidades do Japão

As Melhores Universidades do Japão
As 20 Melhores Universidades do Japão
Sonha em estudar, fazer estágio ou pós graduação em alguma faculdade japonesa? Quando se tem um sonho como esse, logo vem a dúvida: Quais as melhores Universidades do Japão? Segundo o ranking mundial, três delas estão entre as 50 melhores universidades do mundo: Universidade de Tóquio em 30° lugar, Universidade de Kyoto em 35° e Universidade de Osaka em 50°.

Nos últimos anos, o governo japonês tem promovido com mais ênfase a vinda de estudantes de outros países através de bolsas de estudos e intercâmbios entre universidades. Todos os anos, o país recebe uma média de 100 mil estudantes, porém a meta do governo agora é alcançar 300 mil estudantes estrangeiros em 2020.

Como resultado, as universidades estão fazendo todo o possível para tornar a vida dos estudantes estrangeiros, mais confortável possível, oferecendo acomodações e recursos financeiras durante a estadia, afinal, o custo de vida no Japão é alto. Muitos cursos são ministrados em inglês, ajudando aqueles que não dominam o japonês.

Como conseguir bolsas de estudos no Japão

Os melhores meios de obter bolsas universitárias no Japão são por meio do Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (MEXT) e a Japan Student Services Organization (JASSO). Acredito que seja uma grande aventura para aqueles que tem a oportunidade de estudar em uma Universidade fora do país, além de ser com toda certeza, uma experiência muito enriquecedora.

Universidades públicas e privadas no Japão

Existem cerca de 780 universidades no Japão, das quais cerca de 80% são particulares. Assim como no Brasil, as universidades públicas são consideradas de maior prestígio, especialmente as Sete Universidades Nacionais chamadas de Kokuritsu Nana Daigaku (国立七大学). Veja quais são elas:

* Universidade de Tóquio
* Universidade de Kyoto
* Universidade de Tohoku
* Universidade de Kyushu
* Universidade de Hokkaido
* Universidade de Osaka
* Universidade de Nagoya

As sete universidades nacionais são comumente chamadas de “Ex-Universidades Imperiais”, por serem as instituições de ensino superior mais antigas do país e por causa do seu prestígio, são altamente competitivas.

Entrar para algumas dessas é o sonho da maioria dos estudantes japoneses, tal como ocorre com os estudantes brasileiros, que se empenham em conseguir uma vaga em uma faculdade federal. Mas existem algumas universidades privadas no Japão que são muito conceituadas como a Universidade Keio e a Universidade Waseda.

As 20 melhores Universidades do Japão

1. Universidade de Tóquio (Tokyo Daigaku)

Universidade de Tóquio
Tokyo Daigaku (Todai) é considerada como a melhor universidade da Ásia e está entre as 30 melhores do mundo. Tokyo Daigaku é a mais antiga e tradicional universidade japonesa. Todos os anos são matriculados uma média de 30 mil alunos, dos quais em média 2 mil (6,5%) são estudantes estrangeiros.

2. Universidade de Kyoto (Kyoto Daigaku)

Universidade de Kyoto
Kyoto Daigaku (Kyodai) é a segunda mais antiga e tradicional universidade do Japão, conhecida por promover o “espírito de liberdade”. Parece que tem dado certo, pois seis ganhadores do Prêmio Nobel eram desta universidade. Ocupa a 54° posição no ranking mundial e é muito procurada por estrangeiros, por estar localizada em uma cidade com grande valor turístico, histórico e cultural.

3. Universidade de Osaka (Hanshin Daigaku)

Universidade de Osaka
Osaka Daigaku (Handai) é considerada a 43° melhor do mundo por seus cursos de direito, ciências, tecnologia e medicina. A Handai foi fundada em 1868, estando entre as mais antigas do país. Enquanto muitas universidades japonesas se mantem fechadas para o mundo fora do Japão, a Universidade de Osaka tem acordos de intercâmbio com 78 universidades internacionais.

4. Universidade de Keio (Keio Gijuku Daigaku)

Universidade de Keio
Keio Gijuku Daigaku está entre as mais antigas do Japão (1858). Está localizada em Minato, Tóquio e apesar de ser privada, é uma das universidades mais conceituadas nacionalmente. Nesta faculdade com forte ligação política, estão a elite japonesa. Apesar de estar entre as melhores do Japão, Keio ocupa o 320° do mundo, segundo o Ranking Mundial de Melhores Universidades do Times Higher Education.

5. Instituto de Tecnologia de Tóquio (Tokyo Kogyo Daigaku)

Instituto de Tecnologia de Tóquio
Tokyo Kogyo Daigaku (Tokodai) é a maior instituição de ensino superior dedicado à ciência e tecnologia no Japão, além de ocupar o 37° lugar no ranking mundial. Muitas vezes é chamado de Tokyo Tech ou TiTech. Tem fama de ter muitos alunos notáveis e um deles foi ganhador de um prêmio nobel em química

6. Universidade de Hokkaido (Hokkaidō daigaku)

Universidade de Hokkaido
Hokkaido daigaku (Hokudai) está localizada em Sapporo e é uma das 7 Universidades públicas japonesas. Foi fundada em 1876 como Colégio Agrícola de Sapporo (Sapporo nogakko). Hoje oferece uma infinidade de cursos e é considerada uma das universidades japonesas de maior prestígio. Segundo o QS University Ranking Mundial, a Hokudai está classificada como a 139° melhor do mundo.

7. Universidade de Tohoku (Tōhoku Daigaku)

Universidade de Tohoku
Tohoku daigaku (Tohokudai) em Sendai, Miyagi foi fundada em 1907 e foi a primeira universidade japonesa a aceitar inscrições de alunas em 1913. Ela é a terceira mais antiga do Japão, faz parte das Sete Universidades Nacionais, além de ser uma das setenta mais importantes do Mundo

8. Universidade de Nagoya (Nagoya Daigaku)

Universidade de Nagoya
Nagoya Daigaku (Meidai) tem como objetivo promover a inteligência com coragem, proporcionando uma educação que respeite o pensamento independente. E seu lema está funcionando já que 4 alunos desta universidade são ganhadores do Prêmio Nobel. Além disso, a Universidade de Nagoya incentiva a internacionalização. Prova disso é o fato de cerca de 13% dos alunos serem estudantes de outras nacionalidades. Está localizada em Chikusa-ku, Nagoya.

9. Universidade de Tsukuba (Tsukuba daigaku)

Universidade de Tsukuba
Tsukuba Daigaku é uma das universidades mais antigas do Japão, fundada em 1872. Está localizada na cidade de Tsukuba, Ibaraki. É famosa por suas pesquisas em física, economia, educação física e ciências sociais. Três alunos dessa universidade são ganhadores do Prêmio Nobel e segundo o QS World University Ranking, ocupa a 172° como a melhor do mundo. O campus principal Tsukuba cobre uma área de 258 hectares (636 acres), tornando-se o maior campus no Japão.

10. Universidade de Kobe (Kobe Daigaku)

Universidade de Kobe
Kobe Daigaku (Shindai) está localizada em localizada em Kobe, província de Hyogo. É uma universidade relativamente nova, fundada em 1949 e apesar de não ser uma universidade pública, a Universidade de Kobe tem muito prestígio e está entre as melhores universidades no ranking nacional.

11. Universidade de Kyushu (Kyūshū Daigaku)

Universidade de Kyushu
Kyushu daigaku (Kyudai) é uma das 7 Universidades Nacionais do Japão. É considerada como uma das mais influentes, além de ser a maior universidade pública da ilha de Kyushu, situada em Fukuoka. Apesar de ter ganho uma maior independência econômica e autonomia nos últimos anos, a Universidade Kyushu ainda é parcialmente controlada pelo Ministério da Educação japonês.

12. Universidade de Chiba (Chiba daigaku)

Universidade de Chiba
Chiba Daigaku Universidade de Chiba tem acordos com mais de 200 universidades e institutos em cerca de 40 países com interações ativas por meio de pesquisa educacional e científico. Esses intercâmbios com instituições de pesquisa de ensino em todo o mundo são promovidas com o objetivo de melhorar e desenvolver a situação acadêmica e cultural das universidades envolvidas.

13. Universidade de Waseda (Waseda daigaku)

Universidade de Waseda
Waseda daigaku (Sōdai) é uma instituição de ensino superior particular do Japão, localizada na cidade de Tóquio. Foi fundada em 1882, por Okuma Shigenobu, que depois se tornou primeiro-ministro do Japão. Um dos objetivos da Universidade de Waseda está em promover a internacionalização de ensino e pesquisa, e tem atuado ativamente na troca internacional através de intercâmbios e bolsas de estudos.

14. Universidade de Kanazawa (Kanazawa daigaku)

Universidade de Kanazawa
Kanazawa daigaku Kanazawa daigaku é uma universidade nacional do Japão, situada na cidade de Kanazawa, capital da província de Ishikawa, abrangendo dois campus: o de Kakuma e de Takaramachi. Atende cerca de 11.000 alunos, incluindo 350 estudantes internacionais. É uma universidade japonesa de bastante prestígio.

15. Universidade de Okayama (Okayama Daigaku)

Universidade de Okayama
Okayama Daigaku é uma universidade nacional japonesa fundada em 1870 por Okayama-Han. No início era uma escola médica mas em 1949 alcançou o status de universidade. O campus principal está localizado em Tsushima-Naka, em Okayama. O forte da universidade é o curso superior de medicina e especializações nesta área.

16. Tokyo University of Science (Tokyo Rika daigaku)

Tokyo University of Science
Tokyo Rika Daigaku (Ridai) é uma universidade privada de ciência e tecnologia, em Shinjuku, Tóquio. Foi fundada em 1881, por 21 graduados de Física da Universidade de Tóquio, nessa época se chamava Academia de Física de Tóquio. Em 1949, alcançou o status de universidade e se tornou a Tokyo University of Science.

17. Universidade Metropolitana de Tóquio (Tokyo Shuto Daigaku)

Tokyo Metropolitan University
Tokyo Shuto Daigaku (MTE) é uma universidade pública no Japão que foi fundada em 2005, integrando três universidades metropolitanas e uma faculdade júnior: Tokyo Metropolitan University, Tokyo Metropolitan Institute of Technology e Tokyo Metropolitan University of Health Sciences.

18. Tokyo Medical and Dental University (Tokyo Ika daigaku shika)

Tokyo Medical and Dental University
Tokyo ika daigaku shika é uma universidade que oferece bacharelado e pós-graduação graus em medicina e odontologia. Foi fundada em 1928, sendo a primeira escola nacional de odontologia no Japão. A Universidade Médica e Odontológica de Tóquio é considerada uma das melhores faculdades nessas áreas.

19. Universidade de Hiroshima (Hiroshima Daigaku)

Universidade de Hiroshima
Hiroshima Daigaku foi fundada em 1949, logo após a Segunda Guerra Mundial, através de uma fusão de uma série de instituições de ensino nacionais. Está localizada nas cidades de Higashihiroshima e Hiroshima.

20. Universidade de Artes Musashino (Musashino Bijutsu Daigaku)

Universidade de Artes Musashino
Musashino Bijutsu Daigaku é uma universidade em Kodaira, Tóquio fundada em 1962. Inicialmente era chamada de Teikoku Art School (Teikoku Bijutsu Gakko), que significa “escola de arte imperial” e em 1962 tornou-se Musashino Art University. Esta universidade é a principal universidade de arte no Japão, que formou muitos alunos ilustres como Ume Aoki (artista de mangá), Koji Ishikawa (ilustrador), Ryū Murakami (romancista e cineasta), Keita Takahashi (criador de jogos), etc

Pretende estudar no Japão?

O objetivo desta lista é apenas dar uma noção geral sobre as melhores universidades japonesas para aqueles que tem curiosidade ou para aqueles que pretendem estudar no Japão. Para ficar a par sobre bolsas de estudos no Japão, sugiro que entre no site da Asebex (Associação Brasileira de ex-bolsistas no Japão).

Pra quem tem dúvidas sobre qual universidade escolher, procure por depoimentos de ex-bolsistas no Japão. Veja o depoimento de Patrícia Yano, ex-bolsista da Nippon Zaidan que fez doutorado em Psicologia na Universidade de Nagoya:
Parte 1 –  Parte 2 – Parte 3Final.

Se você é um ex-bolsista, deixe seu depoimento nos comentários para compartilhar conosco as experiências vividas na Terra do Sol Nascente.

Fontes de Pesquisa: Japan Talk, Nigelward, Times Higher Education, Wikipedia

Quer Aprender Japonês?

7 Comentários

  1. Pingback: Fim do Ano Fiscal e Letivo no Japão | Curiosidades do Japão

  2. Pingback: Ciência Sem Fronteiras - Japão | Curiosidades do Japão

  3. Nossa que legal!Obrigada por sempre trazer essas informações.

  4. Fabiany kawauchi

    Agora consegui conhecer melhor as opcoes de ensino no japao!
    Obrigada

  5. Olha, na verdade eu adorei a vossa informação,mas eu preciso de informações específicas, tais como:
    -O que é necessário para uma estadia no Japão
    -Eu estudarei na Universidade de Tokyo, quero saber quais são os requisitos essências e usados para isso. Eu como estrangeiro e vivo em Angola\Cabinda
    -Também por outra eu não virei como uma bolsa ou uma outra comissão, mas sim por uma conta propria, quero sobre requisitos desse genero e muito mais…
    Por ultimo sobre os custos. Quanto é para a estadia e para os estudos…

    Obrigado e agadecia dessa informação…

  6. Tiago

    Um detalhe. Você não precisa ser bolsista para estudar numa Universidade do Japão. E lembrando que NÃO existe Universidade gratuita. É pública, mas não é de graça.

  7. Tiago

    Vai estudar na Universidade de Tóquio? Recebeu a carta de aprovação? Do contrário você está apenas especulando que deseja, e ingressar são duas coisas totalmente diferente.
    Se você não fazer um intercâmbio através de algum programa do governo, então você tem que fazer a prova de admissão nacional para estudantes estrangeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *