As 50 Expressões Mais Populares de 2015

As 50 Expressões Mais Populares de 2015

As 50 Expressões Mais Populares de 2015
O ano de 2015 está chegando ao fim e assim como acontece anualmente, a editora Jiyu Kokuminsha selecionou as 50 expressões mais populares do ano. Essas expressões são publicadas em um livro chamado Gendai Yogo no Kiso Chishiki e estão relacionadas com diversos acontecimentos que causaram algum tipo impacto na sociedade japonesa durante o decorrer do ano.

Além de servir como uma espécie de retrospectiva, esse conjunto de expressões acabam nos ajudando a enriquecer nosso vocabulário em japonês, pois muitas delas não são encontradas em livros didáticos. Confira abaixo quais foram as 50 palavras e expressões mais populares de 2015.

1. 爆買い Bakugai

Significado: Compras em grandes quantidades

Esta palavra refere-se às compras realizadas pelos turistas no Japão, especialmente chineses. Esse fato contribuiu para alavancar o comércio varejista japonês ao longo desse ano.

2. インバウンド Inbaundo

Significado: Turistas no Japão

Esta palavra refere-se ao aumento de turistas que visitaram o Japão em 2015, um número considerado um recorde.

3. 刀剣女子 Token Joshi

Significado: Fãs do jogo online Tōken Ranbu

Esta expressão foi inspirada no jogo on-line ‘Touken Ranbu’ (Wild Swords Dance), onde belos guerreiros virtuais ganham os corações de garotas interessadas em espadas japonesas e katanas.

4. ラブライバー Raburaiba

Significado: Love Live! (Amor Fígado)

Este termo está associado aos fãs do anime “Love Live! School Idol Project”, um projeto multimídia desenvolvido pela Dengeki G’s Magazine, a gravadora musical Lantis, e o estúdio de animação Sunrise. Neste projeto, um grupo de garotas de uma escola fictícia que se tornam ídolos para salvar a escola.

5. アゴクイ Agokui

Significado: Ato romântico

Agokui se refere à situação romântica visto muito em mangás e animes no qual o menino levanta o queixo da menina a fim de beijá-la. No ano passado, uma expressão similar também entrou para a lista das 50 expressões mais populares: Kabe-don (壁ドン), que significa o ato de encurralar alguém na parede.

6. ドラゲナイ Doragenai

Significado: “Noite do Dragão”

Se refere à uma música do grupo J-Rock Sekai no Owari. Esse apelido foi usado como meme por pessoas em comunidades on-line com base na pronúncia japonesa do cantor.


Link do vídeo (YouTube)

7. プロ彼女 Puro kanojo

Significado: Noiva Professional

Essa expressão surgiu or causa de uma matéria veiculada pela revista Vivi sobre como ser uma ‘noiva nota 10’. Alguns leitores protestaram contra o artigo, pois acreditava-se para perpetuar os papéis desatualizados dos sexos na sociedade japonesa.

8. ラッスンゴレライ Rassun gorerai

Significado: Rassun Gorerai

Se refere ao título de uma música da dupla de comediantes 8.6 Byou Bazooka’s que fez muito sucesso no Japão entre o final de 2014 e início de 2015. Se você está coçando a cabeça tentando descobrir o significado de Rassun Gorerai, fique tranquilo, pois não significa absolutamente nada.


Link do vídeo (YouTube)

9. あったかいんだからぁ Attakaindakaraa

Significado: Porque é quente

Trata-se do título de uma música da dupla de comediantes Kumamushi, que também fez muito sucesso entre os japoneses.


Link do vídeo (YouTube)

10. !はい,論破, hai, RonPa

Significado: “É isso aí! Seu argumento não é bom!”

Esta expressão se originou de um programa e variedades chamado Tsukai TV Sukatto Japan e se tornou um meme entre os japoneses em meio a algum debate ou discussão.

11. 安心して下さい,穿いてますよ Anshin shitekudasai, haitemasu yo

Significado: Relaxe, eu estou vestido

Esta frase ficou famosa após ser dita pelo comediante japonês Tonikaku Akarui Yasamura em um vídeo onde parece estar nu mas que na verdade está vestido com roupa íntima.


Link do vídeo (YouTube)

12. 福山ロス(ましゃロス) fukuyama rosu (Masha rosu)

Significado: Fukuyama loss (Perda de Fukuyama)

Esta expressão expressa o sentimento de perda que muitas japonesas tiveram ao receber a notícia do casamento entre a atriz Kazue Fukiishi e Masaharu Fukuyama (chamado de MassHa pelos amigos), considerado um dos maiores galãs da música e da TV Japonesa. Muitas fãs ficaram deprimidas.

13. !まいにち,修造 Shuzo Mainichi

Significado: Diariamente Shuzo

Este é o título de um calendário cheio de frases motivacionais criadas pelo comentarista de televisão e ex-tenista Shuzo Matsuoka.

14. 火花, Hibana

Significado: Faísca

Este é o título de uma novela de grande sucesso escrita pelo humorista Matayoshi Naoki. A novela ganhou o Prêmio Akutagawa em julho deste ano.

15. 結果にコミットする Kekka ni komitto suru

Significado: Comprometidos com os resultados

Este é o slogan de um anúncio da marca de fitness Rizap. O slogan causou alguma confusão, e tornou-se o assunto de uma discussão em torno da palavra em katakana “komitto” (cometer em inglês) já que não é muito usual no Japão.

Comprometida com os resultados é o slogan de uma cadeia de academias que se tornou muito popular para usar a palavra em katakana suru “(Inglês, cometer), uma expressão não muito usado para em seguida, no Japão.


Link do vídeo (YouTube)

16. 五郎丸ポーズ Gomaru Pozu

Significado: Pose Gomaru

Se refere a uma postura de Goromaru Ayumu, jogador de rugby que levou o Japão à Copa do Mundo de Rugby de 2015. A pose Goromaru é uma posição realizada pelo atleta antes de chutar com as duas mãos juntas, e os dois dedos indicadores apontando para cima.

17. ルーティン Rutina

Significado: Rotina

Está relacionado novamente com o jogador de rugby Gomaru Ayumu e sua rotina para obter um bom desempenho durante o torneio deste ano. Gomaru Ayumu tornou-se uma celebridade respeitada no Japão.

18. トリプルスリー Toripuru Surii

 Significado: Triple Three (Triplo três)

Pode ser definida quando um jogador de beisebol termina a temporada com mais de 30 home runs, mais de 30 roubados de base e mais de 30% de golpeadas. A palavra tornou-se popular em 2015 graças aos jogadores e Yanagita Yuki e Yamada Tetsuto ao receberam duas “Triple Three”.

19. 億総活躍社会 Ichioku Sōkatsuyaku

Significado: População ativa de 100 milhões de pessoas

Esta frase foi dita pelo primeiro-ministro Abe ao descrever como o Japão deveria ser no futuro. A frase foi muito criticada porque esta expressão lembra uma frase dita durante as guerras em que o Japão participou no século XX.

20. チャレンジ Charenji

Significado: Desafio

Tem relação com a frase acima, sobre os planos do primeiro-ministro Abe de atingir uma população ativa de 100 milhões de pessoas.

21. エンブレム Enburemu

Significado: Emblema

Se refere à polêmica sobre o logotipo dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, criados pelo desenhista Kenjiro Sano que foi acusado de plágio.

22. 上級国民 Jōkyū Kokumin

Significado: Sêniors

Foi uma expressão usada durante a controvérsia com o logotipo quando o Comitê Olímpico disse não acreditar nas acusações de plágio, oferecendo apoio ao designer, que sofreu uma série de críticas por parte da população japonesa.

23. 白紙撤回 Hakushi Tekkai

Significado: Retirada em branco

Significa algo como “passado a limpo”, se referindo à construção do novo estádio olímpico, cujo projeto foi finalmente abandonado (por ser muito caro) e à decisão do comitê olímpico em começar o projeto do zero.

24. I am Kenji

Significado: Eu sou Kenji

Esta frase surgiu em apoio ao jornalista japonês Kenji Goto, que foi sequestrado e executado junto com Haruna Yukawa pelo Estado islâmico. Sua morte causou grande comoção entre os japoneses.

25. I am not Abe

Significado: Eu não sou Abe

Esta frase surgiu como protesto contra as políticas do primeiro-ministro Abe, primeiro em relação ao Oriente Médio e, em seguida, contra as reformas relacionadas às políticas de segurança do país.

26. 粛々と Shukushukuto

Significado: Solenemente

Esta palavra se refere ao Secretário de Gabinete Yoshihide Suga, em relação à realocação de uma base americana em Okinawa.

27. 切れ目のない対応 Kireme no nai Taio

Significado: Mapa sem emenda

Está relacionado com a legislação de segurança que permitiria que o Japão para atuar “sem emenda”, se necessário.

28. 存立危機事態 Sonritsu Jitai kiki

Significado: A existência de uma crise

A frase se refere à auto-defesa e alterações ao artigo 9 no qual permite ao Japão intervir militarmente em situações específicas.

29. 駆けつけ警護 Kaketsuke Keigo

Significado: Proteção militar

Se refere à possibilidade do Japão prestar apoio militar em situações de emergência em países das Nações Unidas, etc. Novamente relacionado ao artigo 9.º da Constituição Japonesa.

30. 国民の理解が深まっていない Kokumin no Rikai ga fukamatteinai

Significado: A população não entendeu bem

Esta frase foi dita pelo primeiro-ministro Abe, em referência à recusa do povo japonês em aceitar a nova política de segurança.

31. テロに屈しない Teru ni kusshinai

Significado: Não sucumbir ao terrorismo

Esta frase foi repetida por vários políticos e personalidades após os sequestros e execuções de cidadãos japoneses na Síria.

32. 早く質問しろよ Hayaku shitsumon shiro yo

Significado: Apresse-se e faça a pergunta

Com esta declaração o primeiro-ministro Abe interrompeu Kiyomi Tsujimoto em uma reunião parlamentar. A frase teve um impacto tão grande que Abe teve que pedir desculpas depois.

33. アベ政治を許さない Abe seiji o yurusanai

Significado: Não permitiremos a política de Abe

Este foi um dos gritos de protesto de muitos manifestantes que saíram às ruas com o objetivo de proteger o artigo 9.º da Constituição, contrários à nova lei de segurança.


Link do vídeo (YouTube)

34. 戦争法案 Senso hoan

Significado: Bill Guerra

Se referindo aos planos do primeiro-ministro Abe em relação às alterações introduzidas no artigo 9 da Constituição japonesa.

35. レッテル貼り Retteru hari

Significado: Colocar rótulos

É uma expressão usada pelo primeiro-ministro Abe contra aqueles que usaram o termo senso Hoan. De acordo com Abe, as pessoas estão sendo rotuladas como militaristas de forma equivocada.

36. 自民党感じ悪いよね Jimintō kanji warui yo ne

Significado: O Partido Liberal Democrata é péssimo

Essa expressão surgiu como um protesto nas redes sociais contra o governo e novas políticas de Abe.

37. シールズ Shīruzu

Significado: Sealds

Trata-se de uma sigla de uma organização ativista estudantil chamada “Ação Urgente Estudantil para uma Democracia Liberal”, que ganhou destaque nas manifestações contra as alterações no artigo 9 da constituição japonesa.

38. とりま,廃案 Torima, Haian

Significado: Neste momento, rejeitar reformas

Este slogan surgiu em muitas faixas de protesto em várias manifestações contra o nova legislação de segurança.

39. 大阪都構想, Ōsaka-de Koso

Significado: Plano da metrópole Osaka

Trata-se de um plano para reorganizar os distritos da cidade de Osaka seguindo o estilo de Tóquio, mas que acabou sendo rejeitado pelos cidadãos da província.

40. スーパームーン Sūpāmūn

Significado: Supermoon

Se refere ao nome dado quando a lua cheia está mais próxima da Terra. Em 2015, houve três super luas e, portanto, mitas fotos foram compartilhadas nas redes sociais.

41. マイナンバー Mainanbā

Significado: My Number (Meu número de identificação pessoal)

Trata-se de um documento de identificação pessoal, estabelecido em 2015, que deverá ser usado por todos os residentes no Japão, incluindo estrangeiros. Com este documento, os cidadãos poderão usufruir vários serviços estabelecidos pelo governo e outros órgãos públicos.

42. 下流老人 Rojin Karyu

Significado: O declínio dos idosos.

Este é o título de um livro popular sobre o declínio da população de idosos de baixa renda e a luta deles para viver decentemente.

43. オワハラ Owahara

Significado: Assédio ao procurar um emprego

Trata-se de uma expressão cada vez mais popular entre os japoneses se referindo ao assédio no qual algumas pessoas são submetidas quando estão em busca de um trabalho.

44. 北陸新幹線 Hokuriku Shinkansen

Significado: Hokuriku Shinkansen

Em março 2015, uma nova linha de trem bala chamado ‘Hokuriku Shinkansen‘ começou a operar. Esta nova linha liga a cidade de Tóquio a Kanazawa, via Nagano e Toyama. O percurso leva 2 horas e 28 minutos.

45. ドローン Doron

Significado: Drone

Se refere ao drone radioativo encontrado no telhado do gabinete do primeiro-ministro Abe em abril de 2015. O aeromodelo apresentava sinais de radiação, mas em quantidade insuficiente para causar prejuízos a humanos

46. モラハラ Morahara

Significado: Mobbing (assédio moral)

47. ミニマリスト Minimarisuto

Significado: Minimalista

Se refere à aqueles que só possuem mobiliário básico em suas casas e que rejeitam, de alguma forma, os ideais de uma sociedade consumista como o Japão.

48. フレネミー Furenemī

Significado: Frenemy

Trata-se de uma pessoa que finge ser seu amigo, mas que na verdade é seu inimigo. A palavra se tornou popular por causa do dorama Furenomi ~ Dobunezumi no Machi! que passou em 2013.

49. サードウェーブコーヒー Sado uēbu Kohi

Significado: Terceira onda de café

O café é uma bebida muito consumida no Japão e esta expressão define a busca das pessoas por um café de extrema qualidade. A “primeira onda ‘ocorreu na década de 1960 com o café Folgers; a “segunda onda” foi na década de 2000 com o surgimento da Starbucks; e a “terceira e atual onda” ocorre por causa de empresas como a Stumptown Coffee Roasters.

50. おにぎらず Onigirazu

Significado: Onigirazu

A mistura de onigiri e sanduíche fez sucesso no Japão este ano e, portanto, entrou na lista.

Como você pode notar, a lista está bem variada, assim como acontece todos os anos, mas deu pra perceber que as novas políticas implantadas pelo primeiro-ministro Shinzo Abe tiveram bastante impacto na sociedade japonesa. O que você achou dessa lista? Deixe sua opinião! 🙂

Fonte: singo.jiyu.co.jp

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *