As Cinco Chaves Para Aprender Japonês

7° Semana da Língua JaponesaCinco Chaves Para Aprender Japonês

As Cinco Chaves Para Aprender Japonês

Quer aprender japonês? Acha que a língua japonesa um bicho de 7 cabeças? Neste artigo estaremos compartilhando dicas valiosas do sensei Luiz Rafael Passari, do Programa Japonês Online, onde ele ensina as “Cinco Chaves Para Aprender Japonês”. Imagine-se um dia conseguindo ler, escrever, falar e entender tudo que escutar em japonês… Incrível né? 🙂

Isso é possível! Basta ter determinação, utilizar as ferramentas corretas e absorver o máximo de conteúdo em japonês. Ah, e manter regularidade nos estudos pois esta é uma das chaves principais no aprendizado em japonês. Confira as dicas e assista a palestra ministrada pelo Luiz. Com certeza as dicas serão muito úteis para o seu aprendizado do idioma japonês.


Link do vídeo (canal Luiz Rafael Passari)

CHAVE 1

Concentre-se em memorizar as frases sem se preocupar com o porquê (gramática das coisas). Ou seja, focar os seus estudos de frases sem se preocupar em ficar procurando explicações gramaticais. A gramática é uma ferramenta importante para entender a construção das frases mas no início é essencial focarmos em compreender o maior número de frases possível.

Resumindo:
➧ Nós não temos tempo de pensar na “lógica” da língua quando estamos falando;
➧ A gramática ajuda a compreender coisas novas, não a criar;
➧ O japonês é uma língua com a estrutura gramatical diferente do português;
➧ Precisamos aprender a pensar em japonês;

CHAVE 2

Concentre-se em consumir conteúdo (input) ao invés de tentar produzir conteúdo (output). O que é consumir conteúdo? É você colocar informações para dentro através da sua leitura ou escuta, ou seja ler e ouvir conteúdos em japonês. Já produzir conteúdo seria você tentar falar ou escrever sentenças em japonês sem ainda compreender direito o sentido das frases.

O que você precisa fazer:
➧ Foque seus estudos em consumir informações;
➧ Não há necessidade de criar suas próprias frases;
➧ Não fale, nem escreva o que você nunca ouviu ou leu;

CHAVE 3

Estudar a escrita japonesa, incluindo os Kanjis, através da leitura de palavras ao invés de estudar os ideogramas isoladamente. As metodologias de aprendizagem mais antigas sugerem que a gente aprenda os ideogramas um por um, mas após um número considerável de kanjis, acabamos esquecendo o significado de muitos deles. O ideal é estudarmos os textos em japonês onde os kanjis estão inseridos, pois o significado pode mudar conforme o contexto.

Resumindo:
➧ Para estudar a escrita devemos focar nas palavras;
➧ Não devemos dar tanta importância ao kanji isolado e sim no contexto onde é inserido;
➧ Aprender o significado das palavras onde o kanji é usado e na leitura da palavra em questão;

CHAVE 4

Comece o mais rápido possível a consumir materiais feitos de nativos para nativos (japonês real) mesmo que não entenda quase nada. Claro que pra isso você precisa pelo menos entender hiragana e katakana, o que não é difícil. Em uma ou duas semanas é possível aprende-los. Algumas sugestões é explorar mangás em japonês ou visitar alguns blogs de nativos japoneses e também ouvir áudios, podcasts ou ver vídeos em japonês.

Algumas fontes de estudo (leitura e escuta)
➧ Google, Wikipedia e blogs em japonês
➧ YouTube, Daylimotion, NicoNico;
➧ Livros, mangás (quadrinhos japoneses), revistas;
➧ Livros e mangás digitais (www.booklive.jp)

CHAVE 5

Estude com regularidade mesmo que um pouco por dia. É preferível estudar 30 minutos por dia ao invés de estudar um dia por 2 horas. Um dos maiores problemas é a empolgação inicial e a fome em devorar muitos conteúdos em japonês, no entanto muitas pessoas, depois de um tempo, acabam desistindo por falta de tempo ou desmotivação.

O que você precisa fazer:
➧ 30 minutos por dia, 5 vezes por semana é melhor do que 2 horas e meia apenas aos sábados;
➧ Você tem tempo para se dedicar ao japonês, basta saber administra-lo, ter força de vontade e comprometimento;
➧ Para não perder a motivação nos estudos, olhe para o que já aprendeu e não para o que ainda falta;
➧ Concentre-se no processo, não no resultado;

As Cinco Chaves Para Aprender Japonês

Assista a palestra completa com as “Cinco Chaves Para Aprender Japonês”. Tem mais de 1 hora de duração, mas vale muito a pena assistir, pois as dicas são muito válidas não só para aprender a língua japonesa como para a aquisição de qualquer outro idioma 🙂 :


Link do vídeo (canal Luiz Rafael Passari)

Participe da 7° Semana da Língua Japonesa

7° Semana da Língua Japonesa

Quer Aprender Japonês?

  • Gaiafago

    Eu tenho tempo de sobra, então partiu.