Ashikaga Flower Park

Ashikaga Flower Park e as belas flores Fuji
As belas glicínias do Ashikaga Flower Park
O Ashikaga Flower Park (あしかがフラワーパーク) é um belo parque de flores, localizado em Ashikaga, em Tochigi Ken. Esse parque é caracterizado especialmente por seus belos jardins sazonais, que fazem o parque ganhar um novo cenário a cada estação. São 20 hectares com cerca de 160 glicínias, 1.500 azaleias, mais de 1000 hortênsias, 10.000, Calamis, lírios d´agua e muitas outras.

Ashikaga Flower Park
Porém, dentre estas, as glicínias japonesas (wisterias) são com certeza, as atrações principais do parque. No Japão, essas flores são chamadas de Fuji e juntamente com o Sakurá, são as flores mais apreciadas no Japão. Sua temporada começa assim que a do Sakurá acaba, durante a primavera e próximo ao Golden Week.

Ashikaga Flower Park

A Fuji pode ter várias colorações como branco, rosa claro, roxas, amarelas, embora seja as de cor lilás, consideradas as genuinamente japonesas. Sua cor é chamada frequentemente de fuji-iro (cor da glicínia) e é considerada uma cor elegante e refinada que remete ao Japão Antigo, especialmente o período Heian (794-1183), época em que o poderoso clã Fujiwara reinava no país.


São espécies de flores trepadeiras de grande valor ornamental, que crescem enroladas em fortes troncos de árvores e que caem em cachos de diversos tamanhos de comprimento. No Japão, as mais comuns são a wisteria japonica floribunda, cujas flores se assemelham a cachos de uvas quando vistas de longe.

Ashikaga Flower Park
Outras espécies, como a “sunazuri no fuji” (glicínia que toca o chão), enfeitam caramanchões com suas cascatas que chegam quase ao chão. As flores dessa espécie possuem cachos que podem chegar a um metro de comprimento. Sua fragrância é também sóbria e refinada, e remete ao conceito “yugen” de estética japonesa.

Ashikaga Flower Park
Algumas árvores possuem mais de um século de existência. Como forma de manter o ar purificado e o solo fértil, foram enterrados 260 toneladas de carvão vegetal. No parque ainda você encontrará muitas lojas, floriculturas e restaurantes. Outro grande destaque do parque é o Túnel de Fuji, com mais de 80 metros de comprimento, cujo teto é forrado de glicínias de várias cores.


Segundo lendas japonesas, famílias que possuem o kanji de fuji (glicínia) em seus sobrenomes são pessoas muito afortunadas. Lembrando que o Fuji, do Monte Fuji, se escreve em outro ideograma (富士), diferente do Fuji de Glicínia (藤).

Por exemplo, o sobrenome Fujiwara (藤原) significa “campo de glicínias”, Fujimura (藤村) significa “vila das glicínias”, Fujisaka ( 藤坂) significa “ladeira das glicínias” e Fujiki (藤木) significa “pé de glicínia.


Bom, mas voltando ao parque, realmente, é um belo lugar que vale a pena ser visitado em qualquer época do ano. No inverno por exemplo, o local recebe uma iluminação especial de natal, de deixar qualquer visitante de queixo caído. Dá só uma olhada no vídeo abaixo com imagens do Parque iluminado durante o inverno.

Informações sobre o Ashikaga Flower Park

OBS: Os preços podem variar conforme as altas temporadas e eventos realizados.
Horário de funcionamento: 10:00 às 21:00
Horário: 10:00 às 15:00
Preços: Adulto 200 ienes / Crianças 100 ienes
Horário: 15:30 às 21:00
Preços: Adulto 500 ienes / Crianças 300 ienes
Endereço: Cho, Ashikaga, Tochigi 〒 329-4216 Hazama Sako 607
TEL. 0284-91-4939 FAX. 0284-91-4587
Mapa do Parque Ashikaga Flower Park
Site oficial do Ashikaga Flower Park

Quer Aprender Japonês?

11 Comentários

  1. Douglas

    Acho que meus olhos doeriam de tão colorido, é muito bonito, um espetáculo, muitas coisas legais assim só existem no japão mesmo.
    Abraços!

  2. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    Esse parque de Ashikaga é realmente muito bonito não é mesmo?
    Obrigada por comentar!
    Abraços!

  3. Fatima A. Petruci

    Lindíssimo este parque, aqui em São Paulo temos várias exposições de flores, em várias regiões, mas não se compara a grandiosidade dessa mostra deste parque.Gostaria de saber como posso importar do Japão materiais para OSHIBANA, se vocês souberem mande-me por email o local, obrigada, e mais uma vez, parábens a todos que mantém este parque deslumbrante.

  4. Japão em Foco

    Oi Fátima!
    Olha, eu não sei onde você pode importar o oshibana, mas prometo que darei uma pesquisada e assim que eu descobrir algo, escreverei aqui ok. Abraços e obrigada por comentar!

  5. Pingback: Parque de Flores Hitachi Seaside Park | Curiosidades do Japão

  6. Pingback: As 4 Estações do Ano no Japão | Curiosidades do Japão

  7. Sarah

    Pereitooo *–* Quero ir pra la <3n 😮 😆 😳

  8. Pingback: Quer visitar o Japão na Primavera? | Curiosidades do Japão

  9. Gisele

    Olá! Gostaria muito de ver a Wisteria. Quais os melhores dias exatamente para vê-la no Kawachi Fugi Gardens em Kitakyushu e no Ashikaga Flower Parque in Tochigi? Vale a pena ver a Wisteria dos dois parques? Muito obrigada! Gisele

  10. Hélio

    Havia um pé razoavelmente grande de Glicínia aqui em casa mas infelizmente tivemos que cortar devido a infestação por lagartas alguns anos atrás.
    Minha sobrinha teve queimaduras depois que tocou acidentalmente numa delas…
    Ainda assim, ainda brotam algumas mudas pelas raízes remanescentes.

  11. Juliana

    Fui nesse parque a noite,no final do ano para ver as iluminações .Muito bonito !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *