Awashima Jinja – O Santuário das Bonecas

Awashima Jinja

Awashima Jinja – O Santuário das Bonecas

O Awashima Jinja é conhecido como o “Santuário das Bonecas” pois lá se encontra um acervo de milhares de bonecas que são deixadas como oferendas. Uma peculiaridade deste santuário que o torna misterioso e assustador são as lendas sobre as bonecas, nas quais muitos acreditam terem poderes sobrenaturais.

O Awashima Jinja fica localizado em Kada, Província de Wakayama e é bastante visitado durante o Hina Matsuri (Festival das Bonecas) no dia 3 de março. Também é muito visitado pelas mulheres que vão até lá para fazerem orações pedindo por fertilidade ou no caso de gestantes, para pedir um bom parto e saúde à criança.

Muitas pessoas também são atraídas ao santuário por causa de suas superstições sinistras. Segundo os japoneses, as bonecas do santuário tem alma e por este motivo não devem de forma alguma serem jogadas no lixo. As bonecas são levadas ao santuário para que sejam purificadas e depois queimadas em um ritual.

Outro ritual xintoísta realizado para dar fim às bonecas é o Hina Nagashi (Ritual Flutuante de Bonecas), que ocorre no Hina Matsuri. Neste ritual, barcos decorados com flores e repletos de bonecos são lançadas ao rio, para que se dirijam ao mar, levando consigo todos os males e maus espíritos presentes neles.

Mas o que chama a atenção mesmo são as histórias macabras envolvendo estas bonecas. Só pra se ter uma ideia, dizem que lá tem uma boneca cujo o cabelo cresce. Se é verdade, não sei mas dá até arrepios só de imaginar :???:. Por essas e por outras que o santuário de Awashima é envolvido por uma áurea misteriosa e assustadora.

Pra quem gosta de lugares misteriosos como as cidades fantasmas que mencionei num outro post, com certeza vai achar o Santuário de Awashima um ótimo local para conhecer! Imagina ver de pertinho essas bonecas com olhar tão vivo e realista… Elas passam a impressão de que estão olhando mesmo pra gente não acha? :|

Além das bonecas realistas Ningyō, existem muitos outros bonecos ou estatuetas que vivem no templo, como o Tanuki, Maneki Neko, Daruma, bonecos de samurais, bichos de pelúcia, etc, além de muitas máscaras Noh (usadas em apresentações teatrais e máscaras do Tengu (personagem do folclore japonês).

No Brasil, vira e mexe surge histórias com bonecos também. Quem não se lembra das histórias sobre a boneca da Xuxa e o boneco do Fofão, que diziam ter um punhal dentro dele (dizem ser apenas uma estrutura para manter o boneco sentado). Além disso, quem nunca assistiu a algum filme do Chuck, o boneco assassino?

Histórias assustadoras de bonecas que são possuídas por algum espírito maligno existem em qualquer lugar do mundo, mas podemos dizer que no Japão as histórias colocam medo em muito marmanjo, como a da boneca Okiku, que dizem que o cabelo, que era nos ombros, tem crescido tanto que hoje em dia já bate na cintura!

boneca okiku
Acima está uma foto da boneca em 1918 e outra mais atual. Depois que sua dona morreu, o cabelo passou a crescer e um pesquisador japonês resolveu investigar. O resultado foi chocante: O cabelo da boneca era humano. Acredite se quiser, mas dizem que o espírito da menina entrou na boneca e nunca mais saiu :shock:.

Mas essa história vou deixar para outro post para não me prolongar muito neste aqui. Confira o vídeo abaixo com algumas imagens do Awashima Jinja e suas bonecas:

Assista a um vídeo do Awashima Jinju


Link do vídeo (YouTube)

Informações sobre o Awashima Jinja
Endereço: 〒640-0103 Kada, Wakayama
Telefone: +81 73-459-0043
Horário: Domingo 09:00–17:00
Site oficial (em japonês)
Acesso: 5 minutos a pé da estação de Nankai Kada, Kada Line.

 

Quer Aprender Japonês?

6 Comentários

  1. Risa Anshieta

    Muito interessante! Eu já tinha pesquisado sobre a Okiku, mas saber mais sobre ela é sempre fascinante!

  2. Rodrigo

    cabuloso 😯
    Tinha ouvido umas histórias e visto umas fotos do lugar, quero um dia poder visitar esse santuário.
    Valeu pelo post, muito bom como sempre! Até mais!

  3. mimy

    YO MINA!! 😛
    no video quando e 4:28 alguma coisa se meche no meio das bonecas,por favor vejam isso e confirmem.sera que se mexeu ou foi so minha mente 😆

  4. Japão em Foco

    Oi pessoal!
    Obrigada pelos comentários de vocês! Realmente é um lugar que desperta muita curiosidade e ao mesmo tempo certo receio né! Ainda mais levando em conta que as bonecas deixadas no santuário normalmente pertenceram a pessoas que já morreram e pelo fato de que no Japão existe a superstição de que as bonecas tem alma. Mimy, assisti ao vídeo e realmente algo se mexe, mas prefiro pensar que tenha sido por causa do vento rs 😉 . Abraços!

  5. Elisabete Inocima

    😯 rs eu tbém vi algo se mexendo parece mesmo ser o vento,mas meio a tantas supertições dos japoneses,certamente eu fiquei com um pouco de medo também rs adorei o post, como todos os outros adoro todos…beijos

  6. Gaby-chan

    Amei o post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *