Bambu da Sorte (Lucky Bamboo)

Bambu da sorte 1

Curiosidades sobre o Bambu da Sorte Japonês (Lucky Bamboo)

Conhecida popularmente como bambu da sorte ou lucky bamboo, a dracena sanderiana (Dracaena sanderiana, ao contrário do que o nome sugere, não se trata de um bambu e sim um membro da família das Liliáceas, originária das florestas tropicais da África e sudeste da Ásia.

Também conhecido como dracena-fita, o bambu da sorte é um arbusto de textura semi-herbácea que pode atingir até 1,50m de altura. Na natureza, possui caules eretos e finos, de onde surgem as folhas lanceoladas, estreitas e ligeiramente torcidas.

Bambu da sorte

bamboo 1

Esta planta tem sido usada com freqüência nas práticas do Feng Shui. Acredita-se que ela tenha uma energia muito favorável, pois simboliza a próspera união entre dois elementos: a água e a madeira.

Quando ela é oferecida como presente, costuma receber um laço vermelho, para que a energia do fogo seja adicionada, de forma que juntos, os três elementos, possam atrair a energia positiva (Chi) para um ambiente.

Ainda de acordo com as antigas tradições chinesas, o número de hastes do bambu da sorte que colocamos num ambiente pode ter diferentes significados, sempre ligados à felicidade, prosperidade e longevidade.

bamboo
Assim:

2 hastes de bambu da sorte significa sorte;
3 ou 6 hastes simbolizam felicidade;
5 ou 7 hastes atraem saúde;
8 hastes simbolizam prosperidade;
9 hastes atraem boa fortuna;
21 hastes simbolizam benção divina.

Em casa, segundo a tradição, dá muita sorte manter três hastes de bambu da sorte, para atrair paz, saúde e prosperidade.

As formas sinuosas, que dão tanto charme a esta planta, são obtidas por meio de um trabalho longo e minucioso, no qual o crescimento do bambu da sorte é conduzido para que adquira o formato em espiral ou torcido. Com o tempo, as hastes vão mudando gradativamente de cor, passando do verde claro para um tom mais escuro. Além disso, os brotos vão surgindo nas hastes, gerando folhas lanceoladas que vão crescendo e conferindo um visual muito bonito ao conjunto. Para manter a estética da planta é possível podar suas raízes de forma moderada, sem que isso prejudique o bambu da sorte.

Como cuidar do seu bambu da sorte

bamboo da sorteO cultivo do bambu da sorte pode ser feito tanto em recipiente com água (cristais, pedras e biogel também podem ser usados) como na terra, desde a umidade seja sempre mantida.

Água é um dos requisitos fundamentais para que o bambu da sorte se desenvolva bem. Se for cultivá-lo apenas em água, o ideal é utilizar água filtrada e livre de cloro, para isso, coloque a água de torneira num recipiente e deixe em repouso por 24 horas antes de usá-la no cultivo da sua planta. É recomendável sempre trocar a água da planta (uma vez por semana), mantendo-a fresca, limpa e à temperatura ambiente. Todos os dias é preciso ficar de olho no nível de água.

Quando pequenas são geralmente mantidas no Biogel precisando apenas de luminosidade. Podendo depois, quando crescidas serem colocadas na água ou na terra.

Periodicamente, pode-se acrescentar à água um pouco de fertilizante NPK (facilmente encontrado no mercado especializado), seguindo as orientações da embalagem e sem exageros.

bambu-sorteA luz é outro fator que contribui para o bom desenvolvimento do bambu da sorte. Em seu ambiente natural, esta planta cresce sob a sombra de outras plantas maiores, que filtram os raios solares, de forma que a luz solar direta lhe é extremamente prejudicial. O ideal é que ela receba bastante luminosidade.
Em resumo: devemos colocar o bambu da sorte em um ambiente onde receba luz natural, mas nunca sol direto.

É possível comprar o bambu da sorte em vários formatos: com hastes retorcidas (uma verdadeira escultura viva); retas (no estado natural); em forma de “S” (podendo medir até 75 cm) e com hastes em espirais (a forma que exige técnicas mais difíceis para ser obtida).

lucky bambooNa cultura chinesa e japonesa, é costume presentear alguém com o bambu da sorte para desejar saúde, paz e prosperidade ou para celebrar o “novo” (inaugurações, compra de imóveis, abertura de empresas, etc.), atrair longevidade ou ativar possíveis energias estagnadas nos ambientes, consideradas energias negativas.

Se não for por estes motivos ainda restam bons argumentos para ter um bambu da sorte em casa ou no escritório: a planta é super-resistente, não dá trabalho e resulta num belo efeito ornamental!

Dica:
No momento que as folhas começam a ficar amareladas, dois fatores são cruciais:

1.) Demasiada luz solar direta;

2.) Água de torneira com muito cloro ou aditivos químicos.
Para dar a seu Bambu da Sorte (Lucky Bamboo) um novo começo e prosperando… mantenha-o longe da luz solar direta e reponha a água somente com água filtrada ou mineral.

Lucky_Bamboo

Veja outros artigos que pode lhe interessar:
* Curiosidades sobre o Bonsai
* Shishi Odoshi – Fonte de água de bambu
* As 7 verdades do Bambu, segundo a filosofia oriental
* Significado das cores das flores de Lótus

Quer Aprender Japonês?

30 Comentários

  1. Pingback: Oque é um Bonsai? | Japao em Foco

  2. selma

    adorei tudo sobre essa planta.Babu. equeria saber;
    onde comprar?.bjssssssss

  3. ednaldo

    gostaria que me enviem informações de como adquirir e preços do lucky bambu e os modelos de preferencia os de haste reta .

  4. Estou precisando de energia positiva na minha casa. Vou comprar!

  5. Márcia Donini

    Quando o caule do bambu fica amarelado o que se pode fazer?
    Obrigada.
    Márcia.

  6. 😎 ➡ gente moro no japao mas nasci no brasil . o bambu e uma Planta rica,LINDA SE VCS QUISEREM O ENDEREÇO PEÇA AI NO SITE TRABALHo EM LOJAS MEDICINAIS SEI TUDO SOBRE PLANTAS A PARTE ENSINANANDO COMO PRESERVAR O BAMBU FUI EU QUE POSTEI VOU ABRIR UM BLOG COM DIVERSAS PLANTAS E POSSO TRANSPORTAR LEGALMENTE PARA O BRASIL E VENDER ON LINE ………..BJS QUER ARMONIA COMPRE EU TENHO UM CANTEIRO DE DIVERSOS BAMBUS

  7. Marcio Barreto

    🙁 Pessoal, tenho meus bamboos (3 hastes) há pelo menos 1 ano. De uma hora para outra uma das hastes começou a amarelar. O primeiro gomo já está totalmente murcho. Após alguns dias a segunda haste começou amarelar e já avançou pelo menos 3 gomos…..Pode ser alguma doença? Eles tem vida útil?
    Abraço a todos.

  8. Nelia

    Onde posso comprar um arranjo do tipo da foto 2, num vaso, com pedras?

  9. Japão em Foco

    Oi Nélia!
    O bambu da sorte é difícil de encontrar, mas eu achei em Holambra, conhecida como cidade das flores.
    Lá tinha o Bambu de diversos tipos. Se um dia for até lá, não deixe de ir nas estufas onde vendem flores e plantas.
    Com certeza vcoê vai achar!
    Abraços!

  10. Japão em Foco

    Oi Marcio Barreto!
    O Bambu da sorte não requer muitos cuidados, basta que sua raiz esteja sempre umedecida.
    É muito importante manter o Bambu sempre com água, porque se não ele seca mesmo.
    Espero que o seu bambu volte a ter cores verdes novamente!
    Abraços!

  11. Rose Yano

    Gostaria de saber como faço pra conseguir um Bambu da sorte da foto 2,se vcs vendem pra vários estados?

  12. Diogo de Aquino

    Olá,
    Gostaria se saber a mesma resposta pra 2 perguntas anteriores que ainda não foram respondidas: se o caule do bambu japonês ficar amarelado, significa que ele vai morrer, há alguma coisa que se possa fazer pra voltar a ficar verde?
    Um abraço

  13. No Shoppin Garden em SP tem deste babu. Ok

  14. No Shopping Garden em SP tem deste babu, fica na avenida Bandeirantes. Ok.

  15. Maria do Carmo Ferraz Teixeira

    Adorei a matéria. Linguagem simples e objetiva.
    Sou produtora de Lucky Bamboo (hastes retas) em Recife e forneço para diversas floriculturas e distribuidores. Concordo com todas as orientações contidas neste site quanto à manutenção.
    Gostei de saber da simbologia do numero de hastes, dos materiais (madeira, agua e fogo), etc. Isto é o que eu estava buscando para adicionar um trabalho diferenciado. Obrigada.

    Algumas pessoas perguntam se pode recuperar a haste do Lucky Bamboo quando se torna amarelada. Eu diria que não há como recuperar pois ela já está comprometida. Recomendo sempre aos nossos clientes que: a água que serve para o lucky bamboo é aquela que serve para você beber.

  16. Eder Lorencini

    Bom dia…
    Gostaria de saber como faço para trabalhar com ele todo torto curvado qual técnica voçes ultiliza.
    Deste então muito obrigado.

  17. como voces conserva os bambo pra não racha tem algum produto que passa me enform por favor fico grato?

  18. seus trabalho esta otimo gostei porque não da um corço queria queria aprede mas com voçes, pra frente nos comentamos mas

  19. cesar

    Bom Dia:

    Parabens pelas informações uteis!
    Ganhei um Bambu da Sorte (Lucky Bamboo) e fiquei fascinado pela planta.
    Tenho vários planos de iniciar uma coleção dessa planta.
    Gostaria de receber dicas, orientações de como cultivar e manter esta linda planta.
    Podem ajudar-me?
    Grato desde já!
    meu email:
    cesarcosta2010_etm_1914@hotmail.com

  20. Vendemos para todo o Brasil e nossas plantas são importadas diretamente de taiwan. Somos a empresa autorizada a importar de Taiwan. Escolha atraves de nosso site.

  21. Pingback: As 7 lições do bambu | Curiosidades do Japão

  22. We’re the supplier of lucky bamboo(Dracaena sanderiana) from China.
    It’s the busy season for lucky bamboo .We are an experienced exported company from China specializing in the integration of planting,processing and selling Lucky Bamboo.We could provide a large number of lucky bamboo. We are looking forward to your reply.

    Rui Zhu Gardening Flower Plant Corporation
    Caroline Ma/Nico Zhu
    Telephone:8613580125228/+8613580127189
    E-mail:znknico@gmail.com

  23. catarine green

    boa noite, tenho tres haste de bambu além de amarelado um deles está com pontinhos pretos em cima deste amarelo, é algum tipo de fungo? tenho que cortar? tenho que tirar esta haste de perto das outras?
    obrigada

  24. Pingback: Shishi Odoshi - Cascata de água feita de bambu | Curiosidades do Japão

  25. maria da saude

    Gostaria de saber, quanto custa 1 haste de bamboo?

  26. Japão em Foco

    Oi Maria da Saúde!
    Olha, no mercado livre você pode ter uma noção dos preços. Dá uma olhada Bambu da Sorte no Mercado Livre. Espero ter ajudado! Abraços! 🙂

  27. JEANE

    meu bambu da sorte ficou com as folhas amareladas e todo o resto esta amarelando tambem, posso cortar onde ainda esta verde?

  28. maria

    eu tenho esse bambu plantado em meu quintal, eu não conhecia a origem dele e tambem não sabia que ele era o bambu da sorte, só fiquei sabendo através do site, e gostei muito fui até o meu quintal e colhi coloquei num vaso amei

  29. Lucia Cruz

    Sou de Recife/PE
    Amo as artes feitas com Bambu da Sorte. Não tenho o dom de fazer tão belo trabalho, mas gostaria de adquirir algumas mudas e também alguns trabalhos feitos com ele como os constantes dessa página.
    Ficarei no aguardo de uma resposta.
    Grata, Lúcia Cruz
    81 998321166

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *