Ofurô, o banho tradicional japonês

banho de ofuro

Banho de Ofurô – O Banho Tradicional dos japoneses

No Japão , o banho é uma hora importante para a vida dos japoneses. Além da higiene é claro, lá se adota o banho de ofurô (お風呂), um costume milenar japonês. O banho inicialmente, começa fora da banheira, onde o indivíduo se lava com os produtos de banho e shampoos, para só depois entrar na banheira ofurô.

Isso porque, geralmente todos da família vão usar a mesma água do ofurô, por isso a necessidade de se entrar limpo e a água é trocada uma vez por dia. Em muitas famílias a água depois de usada não é desperdiçada, sendo usada para a lavagem de roupas no dia seguinte. É uma boa forma de economizar água…

O propósito do banho de ofurô é aquecer o corpo e relaxar e pode-se usar sais de banho para aumentar o relaxamento. A temperatura do ofurô, normalmente é de 40 graus e geralmente é tomado à noite, antes de dormir. Na tradição, o banho se começa pelo pai, depois a mãe e seguidamente os filhos, se os houver.

O estilo original do ofurô é muito pequeno, mal cabendo uma pessoa. Geralmente são quadrados ou redondo. Hoje em dia, porém, existem banheiras maiores e mais modernas, que oferecem opções como borbulhadores ou jatos de hidromassagem. Mas a banheira de ofurô padrão na atualidade é assim:

Há ainda quem prefira gastar seu tempo relaxando no ofurô, ao mesmo tempo que contempla a natureza. Infelizmente, muitos ofurôs tradicionais de madeira não são apropriados para o exterior. O ideal são os feitos de concreto, como esse da foto abaixo. Um ofurô desses em meio a um jardim de inverno seria tudo de bom hein.

Diferentemente da banheira convencional, onde a pessoa costuma se deitar, o banho de ofurô é realizado sentado, em posição fetal. “Isso é para lembrar o útero da mãe. A ideia é retomar o relaxamento que tinha nesse momento da existência. É o momento que a pessoa tem para estar consigo mesma”.

O ofurô tem sido usado pelos japoneses durante séculos para aliviar males físicos e espirituais. Essa antiga técnica de imersão em água quente, alivia tensões, estresse, dores musculares e estimula a circulação do sangue. Mais do que uma operação de limpeza corporal, o “Ofuro” é uma verdadeira terapia para a mente, corpo e espírito.

Yoi Furo no Hi – Dia do Bom Banho

Ah, e você sabia que existe até um dia reservado para o “Yoi Furo no Hi” [よいふろの日], que se traduz como “Dia do Bom Banho”. Esse data foi criada no dia 26 de abril de 1985 pela empresa Tokyo Gas Co., Ltd e pode ser comemorada não só em abril como no dia 26 de cada mês.

O objetivo, segundo a empresa é incentivar que nesse dia, a família tome banho juntos como forma de estreitar os laços familiares. Algumas famílias preferem se reunir em banhos públicos chamados Sento [銭汤] que se traduz literalmente como caixa de água quente ou então vão para algum onsen (águas termais).

Ofurô para animais de estimação


Os animais de estimação no Japão ,são tratados com muito carinho e existe tudo que você imaginar para o bem estar deles. O Ofurô Pet Society criou uma banheira para eles, com tamanhos tradicionais para cães e gatos.

A empresa também inovou com cristais de banhos relaxantes e energizantes – formulados com óleos essenciais, sérum hidratante – para manter a hidratação da pele e pelagem, além de pantufas, toalhas e roupões de banho, produzidos em fio aramado, que não desfiam as unhas.

Foi constatado que o banho de ofurôs para os animais tem sido benéficos pois no banho o metabolismo é acelerado, o que propicia a eliminação de toxinas corporais que podem causar dores e envelhecimento, além de melhorar o stress do animalzinho. Realmente isso é bom pra cachorro hehe

Quer Aprender Japonês?

14 Comentários

  1. Edson

    Gostariamos de obter informação se é possivel obter no RJ o Ofurô para animal de pequeno porte e o valor.Aguardarei resposta atraves do e-mail informado.

  2. au miau pet shop

    gostariamos de obter informacoes e preços de ofuros para animais
    medidas aproximadas 30 x 60 ou 40 x 60
    Grata
    Tania

  3. A Trevi oferece um Ofurô pronto para uso, muito fácil de instalar e não requer obras. Além de todos os benefícios dos banhos de imersão, inovamos em praticidade e sustentabilidade. O Ofurô Pronto tem dimensões que permitem passar por vãos de 80 cm sem o comprometimento do espaço interno. Um dos assentos é mais profundo o que permite maior imersão com conforto.
    A madeira de revestimento é certificada. Significa que é fruto do manejo florestal socialmente justo, ambientalmente correto e economicamente viável. A secagem controlada e tratada garantem a elegante aparência e longa durabilidade. O Ofurô Pronto conta também com toda a tecnologia Trevi: construção robusta e completa, hidromassagem com 10 jatos, cromoterapia e aquecimento da água (opcionais) que potencializam o relaxamento e o bem estar. Pode ser fornecido também sem o fechamento em madeira.

  4. Pingback: 40 razões para amar o Japão | Curiosidades do Japão

  5. Jean

    Além de saudável, uma belíssima tradição!

  6. Douglas

    Com certeza deve ser muito bom poder relaxar assim por um bom tempo ^^

  7. Japão em Foco

    Oi Douglas e Jean!
    Uma coisa curiosa é que o banheiro pode ser apertado o que for, mas sempre terá uma banheira de ofurô! Aqui no Brasil, pode ser artigo de luxo, mas no Japão é questão de necessidade e de cultura! rs Abraços fraternos!

  8. Gabriel

    Depois dessa até eu fiquei com vontade de tomar banho no em um ofurô. 😎

  9. Japão em Foco

    Oi Gabriel!
    Te garanto que é muito bom, relaxante mesmo, especialmente depois de um dia cansativo de trabalho… mas pra quem tem pressão baixa não é muito recomendável, pois a pressão tende a diminuir ainda mais…. Mas de vez em quando é excelente! Abraços!

  10. Pingback: Dia das Crianças no Japão - Kodomo no Hi | Curiosidades do Japão

  11. RYAMA06

    Normalmente se usa o cedro para fazer ofurô, porque ela trabalha bem com a água, (dilatando e forçando umas peças contra as outras, dispensando o uso de cola ou pregos. Assim, apenas a cinta de metal externa mantem o ofurô estável e sem vazamentos) e conserva a temperatura, perdendo apenas 1 a 1,5 graus Célsius de temperatura por hora.

  12. Pingback: Tenshi no Hizamakura - Travesseiros para os joelhos | Curiosidades do Japão

  13. Francymara

    Legal, quem sabe um dia eu tenha a oportunidade de experimentar!

  14. Pingback: Curiosidades sobre o sumô | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *