Bunka no Hi – Dia da Cultura no Japão

Bunka no Hi, Dia da Cultura no Japão
Dia 3 de novembro é Dia da Cultura no Japão, o Bunka no Hi (文化の日), feriado nacional desde 1946, que tem como objetivo celebrar a vida e a liberdade e valorizar a arte e a cultura. Acredita-se que tenha sido originalmente celebrado como o aniversário do Imperador Meiji, responsável pela Restauração Meiji, período que trouxe avanços e modernidade ao Japão, no século XIX.

Por longos séculos, o Imperador era uma figura sombria, controlado pelos ditadores militares conhecidos como Shogun e o Imperador Meiji foi o primeiro a reivindicar o poder e a dignidade da família imperial. O governo Shogun foi abolida em 1868 e o Japão, enfim começou seu avanço para o mundo moderno.

Revolucao Meiji pelo Imperador Meiji

A data era inicialmente chamado de Tenchō Setsu (天长节). Com a morte do imperador Meiji, em 1912, 3 de novembro deixou de ser um feriado até 1927, quando retornou com o nome de Meiji Setsu (明治节). Assim prevaleceu até 1948, quando o feriado passou também a ser uma comemoração ao anúncio do pós guerra na constituição japonesa em 3 de novembro de 1946.

Dia da Cultura atualmente

Em 1948 enfim foi promulgado como Bunka no Hi – Dia da Cultura no Japão e ganhou um novo contexto, que nada mais é do que uma tentativa de manter viva as tradições culturais da nação, afinal, o Japão acelerado e moderno que vivencia o país atualmente, torna mais fácil esquecer as tradições e costumes milenares.

Bunka no Hi, Dia da Cultura no Japão

Nesse dia, podemos ver muitas pessoas vestidas de quimono e quem sabe até ter a sorte de ver um casamento tradicional sendo realizado, já que muitos escolhem essa data para casar. Há também os eventos realizados em escolas, ginásios, museus, templos, com exposições de arte, festivais culturais, desfiles e apresentação de vários projetos nas universidades.

Premiação Ordem da Cultura

Em uma dessas premiações, chamada de Ordem da Cultura, o prêmio é entregue pelo próprio Imperador no Palácio Imperial em Tóquio para as pessoas que se destacaram em alguma área no decorrer do ano, seja nas artes marciais, teatro, música ou pesquisas acadêmicas em ciências, artes ou cultura.

Bunka no Hi, Dia da Cultura no Japão
E a honra não se limita apenas a cidadãos japoneses. Qualquer pessoa que tenha demonstrado merecimento por algum esforço por uma causa nobre, poderá receber a premiação por suas ações. Em 1969, por exemplo, astronautas americanos foram homenageados na ordem da Cultura, após a aterrissagem bem sucedida na Lua.

Santuário de Meiji

O Santuário Meiji (明治神宫) é um dos santuários xintoístas mais populares em Tóquio, localizado em Tóquio, perto da estação de Harajuku e Parque de Yoyogi e parada obrigatória para quem visita Tóquio. Este Santuário consagra o espírito do imperador Meiji, e possui uma série de eventos no Dia da Cultura.

Várias apresentações de artes marciais são realizadas como o de arco e flecha, conhecido como Yabusame. Isso mostra o quanto esse feriado é flexível e se adapta a todos os tipos de contexto cultural e histórico. É a união do velho e o novo… do passado e do presente, projetado para resistir às mudanças dos tempos.

Bunka no Hi, Dia da Cultura no Japão

Dia da Cultura japonesa no Brasil

No Brasil, diversos festivais são realizados para difundir a cultura japonesa no país, dentre eles, o Festival do Japão, um evento que já está na sua 15° edição e acontece anualmente no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, com muitas atividades culturais, curiosidades, além de feiras gastronômicas.

O Bunkyo, Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social também promove muitos eventos e exposições culturais ou de artes, como de cerâmica, Ikebana, além de cursos, encontros, informações sobre bolsas de estudo. Vale a pena dar uma conferida e ficar de olho na programação.

Quer Aprender Japonês?

4 Comentários

  1. Douglas

    Deve ser um dia bem legal esse feriado, pois cultura é o que não falta no Japão, praticamente tudo tem seu sentido dentro da sociedade.
    Desde aquelas xilogravuras antigas até a cultura pop de hoje é muito legal, a cultura japonesa acabou conquistando pessoas no mundo todo por ser bela e única como em nenhum outro lugar!
    Abraços!

  2. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    É verdade… que bom que existe um dia especial no Japão para exaltar a sua cultura, cultura essa tão magnífica que não pode de maneira nenhuma perder suas raízes. Abraços!

  3. Pingback: Kinrou Kansha no Hi - Dia do Trabalho no Japão | Curiosidades do Japão

  4. Pingback: Feriados Nacionais do Japão - Nippon no saijitsu | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *