Como Receber o Reembolso da Aposentadoria no Brasil

Taxback.comComo receber o resgate da aposentadoria do Japão

Reembolso da aposentadoria pago no Japão (脱退一時金)
Se você já morou ou ainda reside no Japão, é bem provável que já tenha ouvido falar sobre o Shakai Hoken (社会 保険), um “Seguro Social” que é pago pelos trabalhadores ao governo japonês. Mas, você sabia que é possível resgatar parte do dinheiro do nenkin (ou aposentadoria japonesa), ao regressar ao Brasil?

Tal resgate é uma opção oferecida aos contribuintes estrangeiros uma vez que deixam o Japão e, ainda que existam acordos previdenciários com vários países (incluindo o Brasil) o resgate do fundo é a opção preferida pela maioria.

O fato é que muitos não sabem desse direito e acabam não recebendo o benefício por falta de informação, por isso explicaremos de maneira simples quais são os prazos e requisitos para que você receba seu dinheiro:

Requisitos básicos para solicitar o resgate:

Como receber o resgate da aposentadoria do Japão
-Deve haver contribuído com o nenkin por no mínimo 6 meses*
-Não pode estar vivendo no Japão
-Não pode ter dupla nacionalidade
-Não pode estar recebendo aposentadoria do Japão

*Se você pagou shakai hoken é provável que tenha contribuído com o nenkin pois normalmente o desconto vem embutido.

Prazos para receber o resgate do nenkin:

-Haver deixado o Japão há menos de 2 anos (para quem saiu sem re-entry ou solicitou a mudança de país na prefeitura antes de voltar)

-Haver vencido o re-entry há menos de 2 anos.

Por exemplo: Se você deixou o Japão em Dezembro de 2012 com re-entry de 1 ano, seu prazo de 2 anos começa a contar a partir de Dezembro de 2013 ou seja você teria até Dezembro de 2015 para solicitar seu reembolso.

Valores a serem restituídos:

Os valores a serem restituídos vão de 50% a 300% da média de seus salários ganhos, o percentual varia de acordo com o tempo de contribuição. Lembro que 20% do valor a ser recebido será recolhido em impostos na fonte (que também poderão ser resgatados depois).

Em média, os brasileiros que trabalharam mais de 3 anos pagando shakai hoken recebem algo entre ¥ 600,000 a ¥ 1,200,000 de reembolso.

Tempo esperado para receber o reembolso:

Uma vez recebida a solicitação, o pagamento é feito em cerca de 6 meses porém pode demorar mais, caso faltem documentos ou informações. Esses problemas são comuns principalmente com aqueles que tem dificuldade com o idioma.

Uma queixa comum daqueles que solicitam o pagamento por conta própria é a falta de informações por parte das autoridades já que uma vez que enviam os documentos, a maioria das pessoas não recebe nenhum tipo de comunicação, ou seja, só vão saber se algo estava faltando ou mal preenchido muitos meses depois (ou nunca) já que a previdência do Japão se comunica por cartas internacionais que demoram muito ou nem chegam ao destino.

Caso tenha mais dúvidas a esse respeito, entre em contato com a Taxback.com, uma empresa que presta serviços para quem trabalhou no Japão e em outros 15 países. Além de dar informações mais detalhadas, a Taxback.com poderá calcular o valor que você tem a receber, sem custo nenhum.

Você pode ainda, caso queira, contratar a Taxback.com para auxiliá-lo a receber o reembolso do nenkin, além de outros reembolsos que, por direito, você tem a receber, como os 20% de impostos que ficam retidos no Japão.

Só para vocês terem uma ideia, milhões de ienes são deixados pelos estrangeiros no Japão todos os anos, depois que estes retornam aos seus países. Por isso, é importante que todos que trabalharam no Japão e pagaram Shakai Hoken e impostos, se informem corretamente sobre seus direitos.

Aproveite para ver este outro artigo com as dúvidas mais frequentes sobre o reembolso do Shakai Hoken.

Quer Aprender Japonês?

74 Comentários

  1. Lucia F S Nomoto

    Queria uma informação. Faz mais de 2 anos que voltei do Japão, mandei toda a documentação para receber o dinheiro do shakai hoken. Demorou muito para vir a resposta, pior que vou receber somente quando me aposentar, quando eu tiver 65 anos!! Será que é possível reverter isso a meu favor? Vou ter que voltar no Japão para ver se não posso receber nem uma parte do dinheiro agora? Como que só comigo, tenho que esperar até 65 anos? Voces podem me ajudar? Ou já é tarde? Só descobri voces agora. Fico aguardando a resposta. Obrigada

  2. Danilo

    E no caso de quem tem visto permanente, é verdade que se pegar esse resgate a pessoa perde o visto?

  3. Guimaraes filho

    Eu paguei, shakai hoken e nenkin por 4 anos, vivo no Japão e atualmente, estou fora do shakai hoken, e consequentemente, fora do nenkin faz um ano, se eu restituir o que paguei para o nenkin, poderei receber de volta os 4 anos que paguei mesmo se eu der entrada quando eu voltar pro Brasil???

  4. Angelica

    Morei 15 anos n japao, tenho direito de receber o imposto pago? Como faço p receber , oq devo fzer obrigado

  5. Angelica

    Fiquei 15 anos q japao sera q recebo o ninkin o imposto q foi pago? Como devo fzer p receber? Onde procurar obrigado, estou n brasil a 6 anos ja

  6. roberto

    estive 9 anos no Japao de 2000 2009, paguei Shakae, ja recebi um valor, tenho uma correspondencia, preciso de um tradutor, sou de Maringa PR 44 98544770 tim

  7. Japão em Foco

    Oi Lúcia!
    Em alguns casos, dependendo da idade do solicitante e do tempo que foi contribuído, é possível que o Nenkin sugira que você espere até o tempo mínimo para se aposentar (65 anos). Dependendo de quanto tempo se passou desde sua aplicação, é possível solicitar o pagamento total apresentando uma declaração sua.
    Por favor entre em contato através do e-mail: Brasil@taxback.com. Espero ter ajudado de alguma forma! Abraços!
    🙂

  8. Japão em Foco

    Oi Danilo!
    Isto é um MITO. Não há nenhum tipo de ligação entre o Nenkin e a imigração. O resgate do saldo do Nenkin é um direito garantido por lei aos trabalhadores estrangeiros. Para maiores dúvidas, mande um e-mail para Brasil@taxback.com. Espero ter ajudado! Abraços!
    🙂

  9. Japão em Foco

    Oi Guimarães!
    Sim, mesmo que você passe anos sem pagar o shakai hoken/nenkin no Japão, poderá dar entrada no processo assim que voltar ao Brasil dentro de um prazo de 2 anos. Eu sugiro que assim que chegar ao Brasil, já dê entrada no processo, pois é um pouco demorado e dessa forma não correrá o risco do prazo expirar. Espero ter ajudado! Abraços
    🙂

  10. Japão em Foco

    Oi Angélica!
    Independente do tempo que você trabalhou, o limite de tempo que você poderá restituir vai depender de quando você voltou ao Brasil. Para nenkin o prazo máximo é de 2 anos (se voltou sem reentry) ou 2 anos depois que vença o reentry para quem voltou com o mesmo. Para imposto de renda o prazo é de 4 anos fiscais. Por favor envie mais detalhes a Brasil@taxback.com 🙂 Espero ter ajudado! Abraços!

  11. Japão em Foco

    Oi Roberto!
    Escaneie ou tire uma cópia da correspondência e mande um e-mail para Brasil@taxback.com, solicitando a tradução. Tenho certeza de que eles poderão te ajudar. Abraços!
    🙂

  12. Erik

    Pelo que fiquei sabendo a pessoa só consegue restituir os 3 últimos anos que contribuiu com o Shakai Hoken, caso ultrapasse o tempo de 3 anos é melhor deixar pra usar pra aposentadoria.

  13. Maria

    Eu tinha uma data prevista para enviar meu documentos. Passou da data e nao enviei.
    Pois haviam me dito que se passar a data nao receberia.

  14. Karina

    Oi gostaria de saber quais as documentaçoes necesarias pra levar daqui do japao pra poder da entrada no brasil e onde devo ir quando chegar o brasil no brasil sou de sao paulo capital

  15. Japão em Foco

    Oi Erik!
    O cálculo da restituição do nenkin é baseado nos seus salários e contribuições dos últimos 3 anos porém isso não quer dizer que vale mais ou menos a pena abrir mão dos anos excedentes ou esperar completar 65 anos para receber a aposentadoria.

    São 2 processos totalmente distintos. Caso você solicite o reembolso agora, independente de quanto tempo contribuiu, receberá um valor substancial, já se você espera para se aposentar, o valor a receber mensalmente até o final da vida vai depender de quantos anos você contribuiu e quanto ganhava.

    Em termos gerais, eu diria que compensa esperar a aposentadoria principalmente você já tem mais de 55 anos e contribuiu por ao menos 15 para o shakai hoken. Existe também o acordo previdenciário entre o Brasil e o Japão porém ainda não tenho informação de alguém que tenha solicitado tal trâmite.

    Atualmente, temos recebido muitos pedidos de reembolso de pessoas que pagaram até 10, 12 anos de shakai hoken, justamente pela possibilidade de receber uma boa quantia para aplicar em algo enquanto ainda estão jovens. (Resposta de Marcelo da Taxback.com)
    Abraços!

  16. Japão em Foco

    Olá Maria,
    Caso você tenha dado entrada no processo por conta própria e recebido algum tipo de aviso do Japão, por favor envie uma cópia do aviso por email para analisarmos se podemos ajudar de alguma maneira: brasil@taxback.com

  17. Eu dei entranda no shakai hokem recebi a primeira parcela do sakai e quero saber se posso receber o 20% q restante so q ja faz 1 ano e meio q recebi sera q tenho direito ainda ….

  18. Taxback.com

    Olá Wesley,
    Considerando as informações que você postou, eu posso dizer que SIM, ainda há tempo de solicitar o reembolso dos 20% que ficaram retidos no Japão.
    Por favor entre em contato por email e será um grande prazer auxiliá-lo.

    Brasil@taxback.com

  19. Marina michiko

    eu paguei shahae durante 1 ano 2 mes. Atualmente to parada tenho como receber de volta?? Nw pretendo voltar p Brazil

  20. oi ja faz 3 anos q eu estou aki sera q eu consigo receber esse dinheiro

  21. paulo

    é possível fazer a restituição do shakai mais de uma vez?

  22. Taxback.com

    Olá Marina,

    Um dos requsitos para solicitar o reembolso do nenkin é não estar vivendo no Japão, portanto no momento não é possível realizar sua solicitação.

    Atenciosamente,

    Equipe Taxback.com

  23. Taxback.com

    Olá Milton,

    Por favor esclareça, já faz 3 anos que você voltou ao Brasil ou que está no Japão?
    Para mais detalhes por favor escreva para Brasil@taxback.com

  24. Taxback.com

    Olá Paulo,

    Sim, caso você já tenha recebido uma vez, retornado ao Japão e começado a pagar novamente o nenkin, você poderá solicitar um novo reembolso uma vez que deixe o país.

    Para maiores esclarecimentos escreva para Brasil@taxback.com

  25. Andreia Shinhiti Hashimoto

    sou Brasileira, casei com decendente e morei 12 anos no japão,eu tenho direito de receber também?

  26. Andreia Shinhiti Hashimoto

    só que casei novamente isso interfere alguma coisa?

  27. TAXBACK.com

    Olá Andréia.

    Independente de voce haver casado denovo ou não, caso você esteja dentro dos prazos tem SIM direito a reembolsar.
    Esteja a vontade para escrever para nós: brasil@taxback.com

  28. elizandra del bello

    Oi morei 2 anos no Japão so que ja faz muitos anos …19 anos atras pra ser mais exata e paguei o seguro sera que ainda posso recorrer de alguma maneira …so descobrir isto neste exato momento que abri esta pagina que apareceu no meu face …se puder me ajudar de alguma forma agradeço

  29. Sérgio Yukio yoshizaki

    Eu paguei o shakai hoken de 2005 a 2009,de 2009 a 2012 trabalhei sem pagar,estou no Brasil desde outubro de 2012,tenho visto permanente e reentry,sai com o Zairo Card,então são cinco anos de reentry,se eu querer receber o shakai hoken de volta eu perco o visto?
    pretendo voltar ao Japão em breve.

  30. Taxback.com

    Olá Elizandra,

    Infelizmente, no seu caso, pelos prazos que já passaram já não é possível. De qualquer maneira, voce não perde o valor que ficou depositado. Caso um dia você volte ao Japão (mesmo que a passeio) pode solicitar o reembolso assim que chegar no Brasil.

  31. Taxback.com

    Olá Sérgio Yoshizaki.

    Você pode sim solicitar seu reembolso caso esteja dentro dos prazos. Quanto ao visto, não há nenhum impedimento, seu visto seguirá válido e você poderá trabalhar normalmente no Japão sem problemas.

  32. Vall

    Vou para o Brasil para ficar apenas 6 meses e vou dar a entrada, e se ate eu voltar ao Japao o dinheiro ainda nao tiver chegado?! O que acontece caso volte e entre no nenkin novamente?!

  33. Agnrs Tamae Fujita

    Boa tarde! Meu pai voltou do Japão há seis anos. Ele pagou shakai hoken por anos. Será que ainda é possível algum tipo de restituição??? Ele é Issei.

  34. Voltei do Jqapao a mais de 5 anos .Contribui pór varios anos com o shakai hoken.Sera que tenho direito de receber aponsentadoria?

  35. Emerson

    Ola td bem entao eu voltei do jp em junho de 2013 ae eu mandei os documentos e os formularios prenchido mandei em outubro ae volto uma vez ae mamdei de novo ae volto ae veio escrito que eu mao tinha dado baixa na prefeitura de onde eu morava ae mandei os documentos la pra prefeitura aonde eu morava isso mandei em maio de 2014 e ate agr nada!sera que eu nao vo mais receber?

  36. Pingback: Tirar Visto Permanente no Japão | Curiosidades do Japão

  37. Rosangela Damno

    Ola,paguei shakai-hoken 1 ano e meio e voltei para o Brasil em Janeiro de 2012,não tirei o re-entry,será q ainda consigo receber o reembolso da aposentadoria?Ou eu consigo acrescentar na aposentadoria aqui do Brasil?

  38. Eiko Tanaka

    Oi boa tarde!!!! Eu to escribendo porque eu quero saber sim eu consigo receber Aposentaduria .Eu nw trabalhe mais meu marido pago 4 anos de aposentaduria e ele pagaba o dele e o meu!!sera q consigo ,ele ja fez o dele e recebeu!!!!mais o imposto q descontarom fue muito e sera que ele consegue recuperar !!!???

  39. Jorge douglas tsuda Duarte

    Apenas me informando

  40. Taxback.com

    Olá Vall,

    Aconselho você a esperar no Brasil até que seu reembolso seja depositado para evitar problemas com o Nenkin. Caso você receba o reembolso estando no Japão e as autoridades constatem esse fato, é possível que tomem ações contra você. Façamos a coisa certa.

    Equipe Taxback.com

  41. Taxback.com

    Olá Agnes, Manoel e Rosangela.

    Quem voltou do Brasil há mais de 2 anos ou teve o reentry vencido há mais de 2 anos já perdeu o direito de solicitar o reembolso do saldo do Nenkin (dattai ichijikin) porém não perdeu sua conta. A mesma seguirá vigente até o momento de sua aposentadoria. Aconselho às pessoas que já perderam o prazo para a solicitação à buscarem informações sobre o acordo previdênciário entre Brasil e Japão a fim de agregar as contribuições ao Nenkin à sua previdência brasileira.

    Equipe Taxback.com

  42. Hola Eiko,

    El reembolso del Nenkin es pagado solamente al titular del seguro. En tu caso, tu esposo ha hecho los pagos donde tú figurabas como su dependiente, pero aunque tengas una libreta de pensiones distinta, no hay nada acumulado y solamente él tiene derecho al reembolso.
    Sobre el impuesto que fue descontado del reembolso que él ya recibió, si, nosotros podemos ayudarlo a recuperar eso.
    Por favor póngase en contacto por teléfono a: Brasil – 55 11 3230 1005 , Perú 51 1 712 1900.

    Saludos,

    Equipo Taxback.com

  43. Kazumi

    Olá tenho uma dúvida, minha mãe pagou o shakai hoken por um ano e meio, ela tem direito de receber alguma coisa quando retornar ao Brasil? Quando ela se aposentar esse período de um ano e meio pago pode ser contabilizado? Desde já muito obrigado!!!

  44. Marcelo

    Ola, tenho uma duvida! voltei ao brasil em 2011, portanto, mais de 2 anos, so que com o re-entry de 3 anos (ate 2014).Estando o re-entry dentro do prazo de vencimento de 2 anos(ate 2016), consigo fazer a resituicao???ou ja nao tenho direito por ter retornado ha 4 anos???

  45. CAROLINA MARTINEZ

    Olá, boa Noite

    Tenho uma pergunta, eu vou para o Japão com meu marido, minha mãe e minha filha, vou pagar shakai hoken e quero saber se a minha filha e minha mãe podem entrar como dependentes ou eu tenho que fazer outro para elas separado? Não sei como agir podem me ajudar?
    Agradeço desde já.

  46. Julia satie

    Ola, gostaria de tirar uma duvida, eu estava pagando o nenkin, mas parei de pagar a algum tempo,e daqui 1 mes irei embora para o brasil, e tenho parcelas para pagar ainda de 2 anos mais ou menos, gostaria de saber se cancelar o nenkin, tenho que pagar os atrassados? E como faco para cancelar? E se tenho direito de receber os anos que paguei? Aguardo resposta, grata!

  47. Andrea

    ola, dei entrada na restituição do shakai hoken ja faz quase um ano, primeiro recebi uma carta pedindo pra mim preencher e mandar de volta, preenchi e devolvir ja se passaram uns 7 meses que devolvi e até agora nw tive nada de resposta e não sei o que fazer,que vocês acham que aconteceu?será que ainda vou receber?

  48. shisue Kataoka

    ola,se uma pessoa voltou do japao e ela nao pediu a restituicao no prazo de 2 anos,ela perde o direito ?mesmo com a caderneta?obrigada

  49. Peço aos que perguntaram por aqui e não foram respondidos que por favor entre em contato por email e enviaremos uma pronta resposta ao seu caso.
    escreva para: brasil@taxback.com

  50. Olá meu marido resgatou shakai hoken ah 4anos! Queria saber s deve imposto n nihon e se descontado quando recebe o shakai aqui n Brasil?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *