Confira 30 imagens que mostram que até as caixas de correio são bonitas no Japão!

Confira 20 imagens que mostram que até as caixas de correio são bonitas no Japão

Uma caixa de correio não seria algo que consideraríamos como sendo uma obra de arte, mas acredite, no Japão elas são. Confira 30 imagens que provam isso:

O serviço postal japonês é oficialmente chamado de Japan Post Co. Ltd. Sua sede está localizada em Tóquio, mas existem escritórios do Japan Post em todo o Japão. Embora tenha sido propriedade do governo no século passado, a sua privatização gradual começou em 2007, e provavelmente neste ano (2017) se tornará uma empresa totalmente privatizada.

Atualmente, o Japão Post tem 13 filiais e mais de 24.000 agências de correios espalhadas pelo país. A maioria das cidades possui uma agência de correios central que costuma abrir todos os dias, incluindo fim de semana e feriados. Essa agência central funciona das 9h às 19h nos dias da semana, das 9h às 17h, nos sábados, e das 9h às 12h30, nos domingos.

Se tudo isso já não bastasse, no Japão ainda encontramos uma infinidade de kinen post (記念ポスト), nome dado às caixas de correio que ficam espalhadas em várias partes da cidade. Elas prestam um grande auxílio às pessoas que precisam enviar cartas, telegramas ou post cards, mas que por alguma razão não podem se deslocar até uma agência dos correios.

Confira 20 imagens que mostram que até as caixas de correio são bonitas no JapãoUm posto de correios no Japão (matcha-jp.com)

A caixa de correio convencional tem cor e formato padrão. No entanto meu caro, estamos falando de Japão e como é de se esperar, fugir do padrão é com eles mesmos. E a arte é algo intrínseco na cultura japonesa e presente nas coisas mais inimagináveis possíveis, como você pode conferir neste artigo sobre as criativas tampas de bueiros japoneses.

A primeira caixa de correio temática surgiu em 1952, para celebrar o 75º aniversário da adesão da Japan Post com a Universal Postal Union. Tratava-se de uma caixa de correio ornamentada com a estátua de um querubim soprando trompete. A segunda caixa de correio temática surgiu em Hiroshima, para celebrar a promulgação do tratado de paz após a 2° Guerra Mundial.

A terceira foi colocada em 1954 na estação de Kanazawa que acabava de ser reformada e ampliada. A quarta veio em comemoração ao 100º aniversário da união entre Japan Post e Universal Postal Union, em 1977. Essas quatro primeiras caixas de correio tornaram-se instalações permanentes e tem em comum um monumento em bronze na parte superior.

Kinen Post situado no Castelo de Hikone, Shiga

Em 1985, um Kinen Post em forma de cápsula foi instalada no Museu de Ciência de Tsukuba, em Ibaraki comemorando a vedação de uma cápsula do tempo no museu. A partir de então, esta ideia se propagou e muitos outros Postboxes artísticos foram surgindo em todo país.

Alguns são criados para comemorar um aniversário importante, outros para homenagear pessoas, personagens ou símbolos que são destaques em um município ou região. O fato é que essas caixas de correio incomuns acabaram se tornando atrações turísticas locais.

Kinen Post situado no Korakuen Park, em Okayama

Mas você deve estar se perguntando, por que há tantos Kinen Posts no Japão e por que sua popularidade é tão alta no país? Afinal, com a internet e uma infinidade de aplicativos de mensagens instantâneas, as pessoas não tem mais o hábito de mandar cartas, certo? Errado. No Japão, o costume de mandar cartões postais (hagaki) ainda é muito presente.

Nos postos de correio japoneses é possível encontrar muitos cartões postais à venda, além de outros souvenires locais. E acredite, no Japão essas coisas são consideradas excelentes recordações para serem enviadas aos familiares e aos amigos durante uma viagem de férias.

Desde 2016, cada província produz não apenas um, mas sete variedades de cartões postais regionais que são exclusivas. Ou seja, para adquirir algum deles, é necessário ir até o local. Graças a esse antigo e sugestivo hábito cultural de enviar hagakis, muitos lugares esquecidos no Japão tem conseguido reavivar sua economia através do turismo.

Outros cartões temáticos muito populares estão à venda nas estações de trem em locais historicamente ou culturalmente famosos. Esses tipos de cartões são muito procurados por quem pretende enviar para outras pessoas, como também por colecionadores.

Watashi Dayori (shumibun.jp)

Só para você ter uma ideia, há uma linha de cartões postais da Japan Post chamada “Watashi Dayori” (わたしだより), que significa “uma carta para si mesmo”. São vendidos em Tóquio, Nagoya, Kyoto, Fukuoka e outras localidades. É uma maneira dos viajantes deixar suas impressões nos cartões e enviá-los para seu próprio endereço através do serviço postal.

Bom, mas voltando ao assunto sobre caixas de correio japonesas, as Kinen Post, confira alguns exemplos incomuns encontrados em muitos locais do Japão. Caso tenha se interessado pelo assunto, você pode encontrar uma lista mais completa nesse site (em japonês).

Kinen Post situado na Estação de Shin-Aomori, Aomori
Kinen Post situado no Fruit Park Fujiya Hotel, Yamanashi
Kinen Post situado no Ikebukuro Station Post Office, Tóquio
Kinen Post situado em Abira, Iburi, Hokkaido
Kinen Post situado na Estação de Kanazawa, Ishikawa
Um “Dutch house” Kinen Post, em Nagasaki
Kinen Post situado no Ueno Zoo, Taito, Tóquio
Kinen Post na Estação de Nagasaki, Nagasaki
Makoto-Chan, Philatelic Museum, Mejiro, Tóquio
Kinen Post em Nagoya Aquarium, Aichi
Kinen Post no  Asahiyama Zoo, Asahikawa, Hokkaido
Kokeshi Kinen Post, Naruko, Miyagi
Kinen Post em Takahama, Aichi
Kinen Post no Takeo Post Office, Saga
Kinen Post em Asakusa, Tóquio
GeGeGe no Kitaro Kinen Post, Sakaiminato, Tottori
Kinen Post em Shinagawa Station, Tóquio
Kinen Post em Yamaguchi
Hello Kitty Kinen Post, em Tóquio
Ninja Hattori- Kun Kinen Post, Shiokaze Street, Toyama
Orange-Kun Kinen Post, Asakusa, Tóquio
Kinen Post, em Hirosaki, Aomori
Bin Temari Kinen Post, em Shiga
Kinen Post no Hyogo Park, Toyooka, Hyogo
Momotaro Kinen Post, Estação de Okayama
Kinen Post no Zoorasia Yokohama Zoological Gardens
Kinen Post em Kyoto Central Post Office, Kyoto
Kinen Post em Uji Station, Kyoto
Fontes de pesquisa: matcha-jp, thesarusawablog

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *