Confira os cinco nomes japoneses mais populares de 2016

Nomes de bebês japoneses populares em 2016

Os Cinco Nomes de bebês japoneses mais populares em 2016

Escolher um nome para um bebê que vai chegar é com certeza uma tarefa árdua para os pais. Muitas coisas são levadas em consideração na hora de escolher um nome, especialmente em relação ao significado. No caso de pais japoneses, a preocupação vai um pouco além da tarefa de apenas encontrar um nome agradável, pois tem a questão relacionada à escrita.

É comum encontrar no Japão nomes com a mesma pronúncia, mas escritos com diferentes kanjis, o que faz com que tenham significados distintos. É o que ocorre por exemplo com o nome feminino Sakura, que pode tanto significar “flor de cerejeira” (さくら) como também pode significar “florescer bem” (咲良), no sentido da criança ter um futuro feliz e próspero.

A menção ao nome Sakura tem uma razão especial. Ele está incluído na lista dos nomes mais populares no Japão no ano de 2016 segundo uma pesquisa realizada por uma loja varejista de roupas infantis chamada Tamahiyo. Após compilarem os nomes de 18,029 bebês nascidos entre o início de janeiro e final de outubro, a empresa divulgou a lista que você pode ver abaixo.

Confira a lista com os cinco nomes japoneses mais populares de 2016

Nomes Masculinos

Significado

1. Ren

Lótus

Ren é um nome bastante auspicioso pois significa pureza espiritual, segundo a filosofia budista. Trata-se de um nome que tornou-se extremamente popular nos últimos anos. Em 2010, ele ocupou o 1° lugar, caindo para o terceiro lugar em 2015. Este ano voltou com tudo e ocupa o primeiro lugar novamente.

2. Hiroto
大翔

Grande vôo

O ideograma 翔 refere-se à vôo, criando uma atmosfera de aventura e desafios. Afinal, viver é uma “grande jornada”, cheia de desafios e só uma alma aventureira consegue lançar vôo e alcançar seus objetivos.

3. Haruto
陽翔

Bom vôo

O kanji 陽 significa “positivo” e passa um sentimento de brilho e energia, uma vez que também está presente na palavra taiyo (太陽), que significa Sol. Já o kanji 翔, tem o mesmo significado do descrito acima.

4. Minato

Porto

Minato carrega um sentimento de segurança e abrigo, tal como um porto seguro. Em 2015, este nome ocupava o segundo lugar na preferência nacional, mas caiu duas posições este ano, ficando em quarto lugar no ranking.

5. Yuma
悠真

Calma verdadeira

No ano passado, Yuma também estava entre os nomes masculinos japoneses mais populares, mas como podemos notar nesse estudo realizado pela loja Tamahiyo, subiu ligeiramente em popularidade durante 2016


Nomes Femininos

Significado

1. Himari
陽 葵

Boa Malva-rosa

Este nome estava em 6° lugar na lista de nomes japoneses femininos mais populares de 2015, mas esse ano deu um grande salto em popularidade, alcançando o primeiro lugar. Malva-rosa também simboliza o Clã Tokugawa, uma família samurai que detinha grande poder durante o fim da dinastia xogunato.

2. Hina
陽菜

Boa Hortaliça

O significado pode surpreender, mas não podemos negar que este nome soa muito agradável. Um nome simples e bonito, apesar dos pesares.

3. Yua
結愛

Amor Conectado

O ideograma 結, também é encontrada na palavra musube, significa “unir”. Por este motivo pode expressar o sentimento de que o nascimento da filha formou um elo entre eles, onde estarão conectados pra sempre pelo amor.

4. Sakura
咲良

Florescer bem

A primeira coisa que vem a cabeça quando ouvimos a palavra Sakura são as flores de cerejeira. No entanto, nesse caso os ideogramas usados são diferentes, assim como o significado que evoca o sincero desejo dos pais para que esta criança tenha um futuro brilhante e uma vida afortunada.

5. Sakura
さくら

Flor de cerejeira

Diferente dos demais nomes, este não utiliza ideogramas e sim apenas o alfabeto hiragana. O motivo talvez seja devido às linhas e curvas suaves do hiragana que combinam bem com a imagem delicada das flores de cerejeira.


Assim como em qualquer país, as tendências de nomes estão sempre mudando no Japão. Muitos nomes vem tornando-se obsoletos enquanto outros nomes inspirados na cultura pop vem ganhando vida, como os Kira Kira Names por exemplo.

Mas nomes como Himari, Sakura e Ren, mostram que a influência da natureza continua sendo um forte critério na escolher um nome. O que achou dos nomes japoneses mais populares de 2016? Gostou de algum deles em especial? Deixe sua opinião 🙂

Fonte: Rocketnews24

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *