Conheça Itsuo “Joe” Okada, o último samurai do Japão

Itsuo Joe Okada

Itsuo “Joe” Okada, de 87 anos é conhecido por ser o último samurai vivo de todo o Japão. Nascido na primeira década da era Showa (1926-1989), Okada continua sendo um excelente espadachim e além disso, trabalha como guia turístico em Kyoto e faz apresentações em eventos onde tem a oportunidade de mostrar suas habilidades com a katana.

Fluente em inglês, “Joe” tem um escritório em um shopping center em Maizuru, Província de Kyoto, onde junto com sua equipe oferece serviços de guia turístico e intérprete. Vestindo um traje remanescente que o ator Toshiro Mifune usou no filme “Sun Red”, Okada empunha sua reluzente “Katana” em seus espetáculos e é capaz de cortar uma maçã em pleno ar.

No ramo há mais de 50 anos e há 4 promovendo o Omotenashi de Kyoto.

Após a Segunda Guerra Mundial, Okada se juntou a equipe de basebol do corpo de bombeiros local. Jogando contra equipes americanas de ocupação, começou a estudar Inglês. Resolveu então ir para os Estados Unidos, onde ficou por 8 meses – não para estudar em uma escola de inglês, mas para trabalhar como motorista e aprender o idioma através da vida diária.

Seu sonho era tornar-se um guia turístico, e com o conhecimento adquirido da língua japonesa, Joe Okada passou em um exame de certificação e tornou-se um guia licenciado.

Em terras americanas, Okada adotou o nome ocidental “Joe”. Primeiramente arranjou emprego em uma agência de viagens, mas em 1968 tornou-se um guia turístico independente.

Foi nesta época que Okada resolveu treinar a arte da espada e começou a fazer apresentações em 1978. Assim surgiu o ‘Samurai Joe Okada’. A fama rendeu-lhe muitas participações em programas de TV. Uma de suas aparições mais notáveis ​​foi no programa de David Letterman em 1998. Cortar uma maçã no ar é uma das especialidades de Joe e dois americanos treinados por ele chegaram inclusive a entrar no Livro dos Recordes (Guinness World Records).

Explorando Kyoto com o ‘último samurai’, Joe Okada!

O passeio com Joe Okada acontece todos os sábados, das 10h às 15h, percorrendo um trajeto de cerca de 4 km. O ponto de encontro é na magnífica Kyoto City Hall Plaza. Joe irá escoltar os turistas a um conhecido templo budista e um santuário Xintoísta e em seguida irá leva-los às oficinas para apreciarem o trabalho de qualificados artesãos japoneses.

O passeio continua com uma visita à maravilhosa Kyoto Imperial Garden, um refúgio de tranqüilidade onde você vai percorrer a pacífica Shusui-tei Garden e a ponte que oferece uma soberba vista do Palácio Imperial. No local também há uma casa de chá tradicional bem conhecida onde você pode saborear um delicioso e refrescante chá.

A próxima parada é um popular mercado local, onde os turistas tem a oportunidade de conhecer produtos frescos e típicos japoneses. Após o almoço, Joe Okada irá entreter seus convidados com uma bela demonstração de habilidade com sua katana, onde aplicará as técnicas dos antigos samurais. Essa com certeza é a parte do passeio mais esperada pelos turistas.

Quem já teve oportunidade de participar desse passeio ao lado do grande mestre Okada diz que não se arrepende. Apesar dos seus 86 anos, Joe Okada esbanja vitalidade e gosta de dividir com os turistas toda a sua experiência e bagagem de vida. Não se trata simplesmente de um passeio turístico. O protagonista desse tour é sem dúvidas o grande Joe Okada.

Segundo o último samurai, ele pretende continuar como guia até os 90 anos. Então, se você mora no Japão ou pretende ir pra lá em breve, não deixe essa experiência de fora do seu roteiro. Para maiores informações, consulte esse site ou a página oficial do facebook.

Confira o vídeo com último samurai, Joe Okada


Link do vídeo (YouTube)

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *