Conheça um dos mais bem sucedidos jogadores de Poker do Japão

Naoya Kihara, o maior campeão de poker no Japão
Conheça um dos mais bem sucedidos jogadores de Poker do Japão
Alguns dizem que o poker é um jogo típico do ocidente, mas engana-se quem acha que ele é exclusivamente ocidental. Afinal de contas é um jogo que requer concentração, foco e estudo – características estas que são abundantes na cultura oriental e que faz parte das características de Naoya Kihara.

Naoya Kihara é um jogador de poker que vem se destacando no poker profissional não só no Japão como em toda a Ásia. Ele foi o primeiro jogador japonês a ganhar um bracelete da Copa do Mundo de Poker (há diversos eventos ao longo do ano, da mesma forma que no tênis, nos quais existe menor ou maior importância mas que contam como um título – da mesma maneira que os torneios da ATP).

Naoya Kihara
Com o bracelete de campeão, Naoya é um dos mais bem sucedidos jogadores da Ásia

Em 2012 ele ganhou o bracelete, que é tipo um troféu dado aos melhores jogadores de poker, em referência ao caráter “manual” do jogo – e ainda levou para casa mais de quinhentos mil dólares numa mesa com jogadores que já eram campeões do tipo Omaha, o segundo mais popular depois do Texas Hold’em).

Naoya, porém, ainda não pode ser considerado um dos melhores jogadores do Japão sem ninguém na cola. Seu grande trunfo foi vencer um bracelete, mas existem outros jogadores igualmente vencedores no Japão. Masaaki Kagawa é um deles, haja visto que já ganhou mais de um milhão e meio de dólares em premiação.

O que fez de Naoya um jogador especial foi sua iniciação através de um tipo de jogo de poker muito popular na atualidade: a versão online. Isso mesmo… Assim como vários jogadores que hoje são profissionais, o começo do jogador foi na frente da telinha. Esse apelo – somado ao fato dele ter sido o primeiro japonês campeão de um bracelete da Copa do Mundo de Poker – fez com que o maior site de poker do mundo convidasse Naoya Kihara para se juntar a seu time de jogadores.

Naoya Kihara
Naoya demonstra sua consideração à mesa. Antes de jogar poker ele estudou física.

Ele já tinha mais de US$ 350.000,00 (mais de 700 mil reais) em premiações na modalidade online. Por causa disso, Kihara fez jus ao fato do próprio site, a Poker Stars, lhe chamar para ser um dos embaixadores do jogo.

“Sempre quis ser um jogador de poker famoso que todos conhecem numa mesa de poker, assim como Daniel Negreanu. E agora eu faço parte do mesmo time que ele, isso me orgulha bastante”, disse Kihara a uma entrevista no Japão pouco depois de “assinar contrato”.

Além de ser o primeiro jogador da história do Japão a ganhar um bracelete, ele também é o primeiro jogador japonês a fazer parte do referido time de profissionais patrocinados. “Quero ser um dos melhores profissionais, daqueles que todo mundo conhece. Ser membro de uma equipe como esta é realmente um grande passo para alcançar meu sonho”.

Kihara foi universitário e largou a Física para seguir seu sonho. Antes de conhecer o poker, ele jogava Gamão. Naoya chegou a ser um dos melhores jogadores profissionais do circuito de gamão da Ásia. Seu primeiro contato com o poker foi graças a um amigo. “Meu amigo começou a jogar poker online seis meses antes de mim. Aí ele me ensinou, ele jogou na minha frente. Quando eu não sabia as regras ele me ensinava. Ele me mostrou o jogo online com quatro mesas abertas ao mesmo tempo… Sentava-me atrás dele por cinco, seis horas e aprendi bastante”.

O Esporte

Pode parecer apenas um jogo de carteado, mas não é. Atualmente o poker é a nova coqueluche entre os jovens e até mesmo celebridades como os atores Ben Affleck e Leonardo DiCaprio, que frequentemente são vistos em Hollywood jogando poker. Também é considerado um esporte mental pela Associação Internacional de Esportes Mentais, entidade vinculada ao Comitê Olímpico Internacional.

Seja em casas de poker ou na internet, existem diversas possibilidades para pessoas que querem se profissionalizar ou estudar mais – e melhorar suas habilidades, já que em alguns sites é possível jogar grátis. De uma forma ou de outra, o esporte toma conta do mundo: e já chegou com força no Japão.

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *