Dia do Quimono – Gofuku no Hi

📩 Clique aqui para receber nossos artigos por email!

kawaii girls 3

Dia do Quimono – Gofuku no Hi – Kimono Day

Quem diria… Até o quimono tem uma data especial no Japão! Dia 29 de maio é o Dia do Quimono (Gofuku no Hi / 呉服の日). A data foi escolhida por causa de um jogo de palavras: 29 de maio é abreviado como 5/29 (5=Go / 2=Fu / 9=Ku) que juntando se torna “gofuku”, nome dado também aos tradicionais trajes japoneses.

Uma breve história do quimono no Japão

Gofuku (呉 服) significa literalmente “roupas de Wu (吴). Os primeiros quimonos tiveram uma forte influência da roupa tradicional chinesa Han, conhecida hoje como Hanfu (汉 服) ou Kanfuku em japonês, especialmente no século 5 dC, uma época em que o Japão recebeu diversas influências da cultura chinesa.

Roupa tradicional chinesa Han

Por volta do século 8, a moda chinesa enraizou-se definitivamente entre os japoneses. Durante o período Heian (794-1192 dC), o quimono japonês passou a ser mais estilizado e durante o período Muromachi (1392-1573), o Kosode, que era usado como roupa de baixo, passou a ser usado sem o Hakama (calças ou saia-calça), preso somente pelo obi, uma espécie de cinto largo.

Hakama feminino e masculino
Durante o período Edo (1603-1867), as mangas ficaram mais compridas e finalmente o quimono japonês passou a ter um estilo próprio. Mais do que uma simples vestimenta, os quimonos de seda tradicionais passaram a ser considerados como verdadeiras obras de arte. Desde então, a forma básica do quimono masculino e feminino que conhecemos hoje se manteve praticamente inalterada.

Quimono
Durante o período Meiji, o quimono foi sendo substituído por roupas ocidentalizadas, especialmente após o grande terremoto de Kanto de 1923. Muitas pessoas perderam suas vidas nesse desastre porque não conseguiam correr muito rápido não só pelo traje em si, como também por causa do geta, o tamanco tradicional japonês.

Dia do Quimono
Por causa desse evento fatídico, os fabricantes e comerciantes de roupas começaram a promover ainda mais as roupas ocidentais. O quimono deixou definitivamente de ser uma roupa usada no dia a dia e seu uso ficou restrito especialmente para datas e ocasiões especiais como cerimônias, eventos ou festivais (matsuris).

Talvez, por esta razão que surgiu a necessidade de criar uma data especial para o quimono, o Gofuku no Hi. Essa data presta homenagem e ajuda a manter vivo um dos elementos culturais mais fortes da cultura japonesa, o Gofuku (quimono).

Fonte de Pesquisa: Wikipedia

Quer Aprender Japonês?

2 Comentários

  1. Pingback: Datas Comemorativas do Japão | Curiosidades do Japão

  2. Pingback: Yukata, o quimono de verão japonês | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *