Empresa ferroviária japonesa ensina boas maneiras utilizando a arte ukiyo-e

Empresa ferroviária japonesa ensina boas maneiras utilizando a arte ukiyo-e

Não seria uma generalização injusta dizer que o Japão é uma sociedade que valoriza regras de etiqueta, mas nos últimos anos tem-se notado uma crescente ênfase em relação às boas maneiras dentro de um trem. Apesar do assunto ser sempre abordado, há ainda muitas pessoas que falam alto, falam ao celular ou ocupam espaço demasiado dentro dos comboios.

Em 2008, o Metrô de Tokyo emitiu uma série de cartazes cômicos (em inglês e japonês) intitulados “Por favor, faça isso em casa!”. Como essa estratégia foi muito bem recebida pelas pessoas, a Seibu Railways recentemente lançou uma campanha semelhante.

Empresa ferroviária japonesa ensina boas maneiras utilizando a arte ukiyo-e

Com o crescente aumento de turistas estrangeiros no país, a empresa utilizou o ukiyo-e, uma arte tradicionalíssima japonesa de xilogravuras, para criar uma série de cartazes cujo o objetivo é o de instruir os visitantes sobre as boas maneiras dentro das estações e trens.

O nome da campanha é “Denshanai Meiwaku Zue” (電車内迷惑図絵), que significa “Imagens de Incômodos dentro do trem”. Até agora, três diferentes cartazes foram lançados e a cada nova temporada, um novo cartaz com esse toque do período Edo será divulgado .

Confira os três cartazes abaixo:

Cartaz # 1: “Por favor, deixe os outros sentarem-se confortavelmente”

Empresa ferroviária japonesa ensina boas maneiras utilizando a arte ukiyo-e

Cartaz # 2: “Por favor, baixe seu volume.”

A segunda gravura da série, apresenta grupos de animais tagarelas, lembrando o estilo de Kawanabe Kyōsai (1831-1889), um aclamado caricaturista do Período Edo.

Cartaz # 3: “Por favor, não se apresse nos trens.”

A terceira gravura está relacionado com um ukiyo-e de 1794 intitulado como “Otani Oniji III as Yakko Edobei”, de Tōshūsai Sharaku, conhecido por suas caricaturas de atores kabuki.

Você pode encontrar esses cartazes nas estações ferroviárias Seibu e dentro de alguns dos trens da empresa. Estamos ansiosos pra ver os próximos cartazes e admirados cada vez mais com a criatividade nipônica! 🙂

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *