Esculturas de Palha de Arroz no Japão

wara art

Esculturas Gigantes de Palha de Arroz no Japão

O arroz é o principal alimento dos japoneses e provavelmente por causa disso, esse alimento é transformado muitas vezes em verdadeiras obras de arte. Não sei se já ouviu falar do Tanbo no Geijutsu, mas são desenhos fantásticos criados nas plantações de arroz nas quais é utilizado diversos tipos e tonalidades de arroz para criar os efeitos.

Mas durante a colheita do arroz, que ocorre durante o mês de setembro no Japão, outro tipo de arte vem se destacando no país, especialmente nas regiões de Kagawa e Niigata. Nesses locais são realizados grandes exposições de esculturas de palha de arroz que são chamadas de “Wara Art Matsuri” (わらアートまつり) ou Festival da Palha de Arroz.

Em Takamatu, província de Kagawa é realizado o Setouchi International Art Festival (Setouchi Triennale), um festival internacional de arte contemporânea realizada pelo conjunto de ilhas do mar interno de Seto a cada três anos. Durante este evento, são expostas algumas esculturas de palha, como esse mamute gigante de palha exposto em 2010.

Em Nishikan-ku, província de Niigata, as esculturas gigantes são criadas com a colaboração de moradores e estudantes da Universidade de Arte Musashino. As esculturas são feitas artesanalmente e ficam expostos por dois meses no Uwasekigata Park e no Kanko Shisetsu Iwamuroya localizados na cidade de Nishikan-ku.

Esta cidade é conhecida por ter os maiores campos de arroz no Japão e além das esculturas gigantes de dinossauro, maneki neko, gorila, baleia, tartaruga, tanque de guerra, entre outros, no Festival de Palha de Arroz também são realizados apresentações folclóricas, barracas de comidas, bebidas e produtos locais.

Como é um trabalho artesanal e bem trabalhoso, diga-se de passagem, leva-se em média 1 semana para cada escultura ser concluída. Mas temos que concordar que é uma arte muito legal e interessante não é mesmo? É uma boa forma de fazer arte com reciclagem!

Veja algumas esculturas de 2017 🙂

Muito legal as esculturas né? O que vocês acharam? 😉

Confira alguns vídeos das esculturas abaixo:


Link do vídeo (YouTube)


Link do vídeo (YouTube)

Fonte de pesquisa: Prefeitura de Niigata, Setouchi Triennale, Glay

Quer Aprender Japonês?

4 Comentários

  1. interreesante eu imagimno quantoa arroz foi usa do 😯 mas fico incrivel deve demorar muito tempo para isso ser feito 😀

  2. Rodrigo

    Achei muito legal!
    Uma maneira criativa de se reciclar, sem contar que o lugar ao fundo do vídeo parece ser bem tranquilo.
    Ótimo post!

  3. Japão em Foco

    Oi Katsuya!
    A base da alimentação japonesa é o arroz e plantações de arroz (hatake) tem em qualquer canto no Japão, mesmo dentro das cidades. Acho legal esse fato dos japoneses aproveitarem qualquer cantinho para plantarem… Eles sabem realmente aproveitar cada espaço de terra!

    Oi Rodrigo!
    Eu gosto de postar essas coisas pois mostra que apesar de toda a tecnologia dos grandes centros japoneses, há lugares rurais como esses que ainda preservam e estimulam a simplicidade da arte, utilizando materiais tão simples como a palha de arroz. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *