Espírito Genki – Entusiasmo e Saúde No Japão

Espírito Genki – Entusiasmo e Saúde No Japão

Genki (元 気) é uma daquelas palavras japonesas que não tem uma tradução literal mas basicamente significa “saúde, energia, vitalidade”. No Japão, essa expressão é muito usada também como uma saudação: “Genki desu ka?”, que pode ser traduzido como “Tudo bem?”. Porém, o termo “Genki” vai muito mais além. Podemos dizer que trata-se de um conceito único na cultura japonesa.

A palavra vem do chinês yuán qì que significa “fonte do espírito”. O que tem tudo a ver, afinal quando temos saúde e entusiasmo pela vida, estamos de certa forma alimentando o espírito com bons fluidos. Segundo essa filosofia, genki representa a força fundamental que permeia através de toda matéria e vida terrena.

Espírito Genki O espírito genki fica bem nítido durante os matsuris… É incrível ver o entusiasmo e a energia que os participantes tem em eventos desse tipo…

E o que isso quer dizer?

Conforme a filosofia ocidental, acreditamos que para termos energia e vitalidade, precisamos ser saudáveis. Já os japoneses de maneira geral acreditam no oposto, ou seja quanto mais energia e vitalidade, mais saudável será. Essa filosofia está ligado ao conceito chinês Qi, que muitas vezes é traduzido como energia vital.

Qi é o conceito básico da medicina chinesa, na qual se acredita que muitas doenças podem ser causadas por causa da perda de energia, vitalidade, entusiasmo e alegria pela vida. Mantendo a energia em alta, você acaba fazendo com que a energia positiva percorra seu corpo, mantendo-o saudável e ajudando a ter uma vida longa.

Espírito genki dos idosos japoneses

Espírito Genki no Japão
Eu acredito que o Espírito Genki contribua para a boa saúde dos idosos no Japão. Vagando pelas ruas, podemos vê-los sempre fazendo alguma atividade, mesmo aqueles que estão em idade avançada. Ou estão cuidando de suas hortas, ou recolhendo o lixo nas ruas, ou passeando com um animalzinho de estimação.

O governo japonês por sua vez também oferece uma série de abordagens que incentivam as pessoas da terceira idade a se manterem atuantes na sociedade, realizando pequenas tarefas comunitárias. Essas ações ajudam estas pessoas a se manterem ativas e saudáveis, reduzindo os índices de depressão e outras doenças.

Idosos japoneses
A prioridade é atender a oito dimensões do bem-estar: físico, ocupacional, financeira, emocional, social, espiritual, intelectual e ambiental. Através dessa assistência, os idosos passam a ter uma vida mais digna, mais feliz e mais genki (saudável).

Já o sistema de saúde japonês, embora não seja perfeito, oferece atendimento integral e acessível à todos, especialmente às pessoas idosas. E é por essa e outras razões que o Japão é visto como um modelo por muitos países ocidentais.

Enfim, espero que tenham gostado e compreendido um pouco mais sobre o espírito genki japonês! 🙂 E que todos nós possamos trazer para dentro de nós um pouco dessa filosofia oriental! Minna san! Genki de né! (みなさん元気でね)

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *