Festival do Umbigo em Shibukawa

Heso Matsuri em Shibukawa

Shibukawa Heso Matsuri – 渋川へそ祭り

Shibukawa é uma pequena cidade na província de Gunma Ken, localizada geograficamente bem no meio do Japão. Por causa disso, ganhou o apelido de “Umbigo do Japão” e também uma comemoração anual bastante inusitada, o Shibukawa Heso Matsuri, que significa algo como “Festival do Umbigo”.


Você já deve ter percebido que o Japão possui centenas de Festivais ao longo do ano. Alguns são apenas locais, como é o caso desse matsuri de Shibukawa e outros igualmente interessantes como o Gozan no Okuribi Daimonji em Kyoto ou o Tóquio Hotaru Festival no Rio Sumida.

Na verdade, os japoneses não precisam de uma desculpa para criarem um festival novo. O principal motivo por trás é tornar o local mais conhecido e com isso atrair visitantes para impulsionar a economia local. Shibukawa Heso Matsuri me parece um caso assim, mas nem por isso, deixa de ser divertido.

Festival do Umbigo em Shibukawa

Este ano de 2016 será realizado o 33° Shibukawa Heso Matsuri, ou seja, já ocorre há 33 anos, na 4° sexta-feira e sábado do mês de julho, durante o verão japonês. As maiores características desse matsuri, é sem dúvida nenhuma, as barrigas pintadas com rostos enormes e o desfile chamado de Hara Odori (dança da barriga).

Neste ano, centenas de participantes, entre eles, crianças, adultos, homens e mulheres, dançaram ao longo das ruas, animando os expectadores. A maioria deles, além das barrigas pintadas com rostos gigantes, usam grandes chapéus e na parte inferior, uma espécie de fantasia para imitar a continuação do rosto pintado.

Festival do Umbigo em shibukawa
Outro festival semelhante acontece na cidade de Furano, na ilha de Hokkaido e se chama “Furano Heso Matsuri“, justamente pela cidade estar localizada bem no centro ou umbigo de Hokkaido. Embora não tenha nada de sagrado e nem seja repleto de carros alegóricos como outros matsuris, vale a pena conhecer. Fica só a 5 minutinhos da estação de JR Shibukawa. Dá para ir à pé da estação.

Conheça um pouco do Festival do Umbigo:

Um pouco mais sobre Shibukawa

Shibukawa-shi é uma pequena cidade da província de Gunma, a 100 quilômetros de Tóquio. É cercado por muita beleza natural, além da vista panorâmica das belas montanhas Akagi e Haruna e o Vale de Agatsuma, próximos da cidade.

Atrações em Shibukawa
Embora a cidade seja pequena, há várias atrações como onsens, incluindo o Ikaho Onsen, considerada uma das melhores fontes termais no Japão e o Onogami Onsen, conhecido como spa de beleza. Existem também belos parques como Shibukawa Sougo Kouen e o Uenoyama Park, ótimos para um passeio ao ar livre.

Shibukawa ainda conta com inúmeros museus, fazendas para passeio e locais para apreciação das flores e da natureza que muda de cenário e beleza conforme a mudança das estações do ano. Curiosidade: Em 2006, houve a fusão dos seis municípios: Shibukawa, Ikaho, Onogami, Komochi, Akagi e Hokkitsu, na qual juntaram-se e hoje formam uma só cidade, muito interessante por sinal.


Para conhecer mais informações sobre a cidade, visite o site oficial.

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *