Frost Flower: As delicadas flores de gelo de Hokkaido

📩 Clique aqui para receber nossos artigos por email!

As delicadas flores de gelo de Hokkaido

Cristais de gelo do lago Akan são decorrentes de um fenômeno natural

Se você pensou que as flores não pudessem florescer no inverno, este lago em Hokkaido, no Japão provará que você está errado. Durante boa parte do inverno, o lago Akan, em Kusharo é palco de um fenômeno natural muito interessante. Sua superfície fica repleta de flores, na verdade, cristais de gelo que aparecem devido a certas condições meteorológicas.

O fenômeno não acontece apenas no lago Akan. Na verdade é bem comum nas regiões polares, quando a temperatura cai próximo de 20 graus negativos em noites calmas, sem neve e sem vento. A atmosfera torna-se muito mais fria do que a superfície do lago e esta diferença de temperatura (de pelo menos 15 graus Celsius) forma os cristais de gelo.

Por causa de sua aparência peculiar, os cristais de gelo foram batizados de “flores da geada” (Frost Flower). O tamanho das flores depende do volume de água acumulada na superfície, mas podem ter entre 3 a 10 centímetros. Infelizmente, o fenômeno é passageiro. Assim que são atingidos pela luz do sol ou vento, os cristais derretem ou se despedaçam.

Mas não podemos negar que este fenômeno é muito bonito, além de raro no Japão. As flores de gelo só podem ser vistas no lago Akan, em Hokkaido, pois suas condições são perfeitas para a formação desses cristais. Apesar do clima extremamente frio, há pouca incidência de ventos pois são bloqueados pelas montanhas que cercam o lago congelado.

Por esta razão, muitas pessoas se dirigem para a cidade de Kushiro entre meados de dezembro e final de janeiro, afim de terem a oportunidade de presenciar esse evento tão único da natureza. Ao olhar a paisagem circundante ao redor do lago repleto de flores de gelo cristalinas, os visitantes são tomados por uma mágica a sensação de paz e tranquilidade.

Mas lembre-se: O fenômeno só ocorre em apenas determinados dias do ano pois depende de uma série de fatores climáticos. Mas se você quiser ver esta paisagem encantadora com os seus próprios olhos, certifique-se de visitar o lago antes do primeiro raiar do sol! 🙂

Confira o vídeo e a localização abaixo:

Fontes: Grapee.jp, Hokkaido-labo.com

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *