Hadaka Matsuri – Um Festival Inusitado no Japão

📩 Clique aqui para receber nossos artigos por email!

hadaka matsuri

Hadaka Matsuri – Um Festival Inusitado no Japão

O Japão é mesmo um país cheio de contradições. Ao mesmo tempo que se mostram obcecados por disciplina, tecnologia e progresso, ainda possuem tradições que fazem parte da sua cultura e que são praticados há milhares de anos. É o caso de alguns festivais que acontecem por lá.

Para nós ocidentais, esses festivais são realmente surpreendentes. Mas se você já teve a oportunidade de conhecer o Kanamara Matsuri ou Festival da Fertilidade, então vai achar o Hadaka Matsuri fichinha. Hadaka significa “nu”, portanto o nome fica “Festival de homens nus”.

Esse festival acontece em fevereiro, numa época bem fria e ocorre em diversas partes no Japão, como Aichi e Chiba. Na verdade, eles não ficam totalmente nus.

Eles usam uma tanga branca chamada ofundoshi, mas mesmo assim é pouca roupa para uma época que a temperatura chega a ficar abaixo de zero.

Apesar de haver homens de todas as idades, desde crianças até anciãos, esse ritual é indicado para homens de 23 e 42 anos, conhecido comoyakudoshi, idades consideradas de azar.

Geralmente, eles bebem grandes quantidades de saquê para purificar o corpo (deve servir para aquecer o corpo também), arrancam seus kudoshis (vestimenta japonesa) e começam a saltar pelas ruas gritando ‘Wasshoi! Wasshoi!‘, que significa “maravilhoso!”.

Após um tempo, seus corpos começam a ajustar-se ao clima frio e daí eles jogam água gelada neles mesmos, ou então, entram na água gelada do mar ou alguma lagoa para que seus corpos sejam mais ainda “purificados”.

A última parte e mais importante do ritual acontece no santuário principal da cidade, à meia-noite. Dois pedaços de madeira chamado “Shinji” é lançada dentro do templo e o homem que agarrar um deles terá boa sorte durante todo o ano.

Essa festa foi criada na Era Nara, no século XI e seu nome inicial era ” Naoi Shinji ” (ritual xintoísta para expulsar o mal).

Festival Hadaka regado a muita lama


Em alguns festivais Hadaka Matsuri, os homens são convidados a entrar literalmente na lama. Para eles esse ritual trará boa sorte ou então trará boas colheitas e afastará pragas de suas plantações. A lama se torna um verdadeiro ringue, onde os homens começam a saltar dentro da lagoa barrenta. Geralmente levam-se bebês também para a lama para que eles sejam purificados.

Não sei qual critério que usam, mas eles escolhem alguém para ser o símbolo da sorte do festival, o “Shin otoko“( Homem Santo). O Shin-otoko, geralmente fica totalmente nu e tem seu corpo todo raspado. Depois disso ele corre e é perseguido pelos companheiros, correndo o risco até de ser esmagado na multidão, já que quem tocá-lo conseguirá ter sorte o ano todos. Pelo menos eles acreditam nisso.

Veja o vídeo abaixo:

Quer Aprender Japonês?

5 Comentários

  1. Pingback: Superstições Japonesas | Curiosidades do Japão

  2. Douglas

    Desse festival eu realmente não participaria de jeito nenhum, esse assustou O_O
    Porém é engraçado, deve ser uma loucura pra tocar no Shin Otoko kkk
    No Japão tem algum festival em que as mulheres também ficam semi-nus? :mrgreen:
    Abraços!

  3. Marcos de Souza

    COntinuo dizendo….
    Eu Amo o JAPÃO.

  4. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    Pois é… meio sinistro esse festival né não rsrs

    Oi Marcos!
    ヾ (= ゚ ゚ · =) ノ
    Abraços!

  5. Pingback: 40 motivos para amar o Japao (3° parte) | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *