HAFU – Um filme sobre a mistura racial no Japão

Hafu um documentário sobre mistura racial no Japão
Hafu – Um filme sobre a mistura racial no Japão
Hafu é o nome dado aos mestiços de japoneses com outras etnias que vivem no Japão. A palavra deriva do inglês Half, que significa metade. Ter apenas metade ou uma pequena porcentagem de ascendência nipônica é um fato comum no Brasil e em outros países onde houve imigração japonesa. Aliás, algo previsível e esperado.

Porém, no Japão esta realidade é relativamente nova, já que o país manteve suas portas fechadas ao mundo ocidental por quase três séculos. Entretanto, o filme Hafu mostra que a realidade está mudando no Japão: Um em cada 49 bebês nascidos no Japão são de origem mista, ou seja, metade japonês e metade de outra etnia.

Hafu The Film 5

Casamentos entre nativos japoneses e estrangeiros estão tornando-se mais comuns hoje em dia e a misciginação já não é mais novidade na Terra do Sol Nascente. O Japão está se adaptando aos poucos a estas novas mudanças no cenário étnico e social. E vamos ser realistas:  Não deve ser fácil por se tratar de uma cultura relativamente fechada e que valoriza demais sua raça homogênea.

Os diretores de HAFU, Megumi Nishikura e Lara Perez Takagi são também mestiços e por experiências próprias, sabem bem o que é viver em um país onde você se sente diferente dos demais. Com isso surgiu a necessidade de reunir outros relatos de pessoas que também passam por essa experiência inter-racial.

Hafu The Film 4

Cada entrevistado tem uma história única para contar, mas compartilham angústias parecidas. Nos mostram através de suas experiências o que significa pertencer a uma raça mista no Japão e o quanto é difícil ter a sensação de não se encaixar socialmente no país em que nasceu, além da contínua busca por sua própria identidade.

Cada família tem seu próprio drama familiar. Dentre os protagonistas do filme-documentário estão: Sophia (mãe australiana, pai japonês), David (mãe ganesa, pai japonês), Edward (mãe japonesa, pai venezuelano), Fusae (mãe japonesa, pai coreano) e a família Oi (esposa mexicana, marido japonês e dois filhos mestiços).

HAFU é muito mais do que um mero documentário sobre mistura racial, pois procura romper com o paradigma “uma nação, uma cultura, uma raça”, que moldou por muito tempo a realidade japonesa. Os HAFUS desejam apenas serem compreendidos e aceitos na sociedade. É um documentário que nos convida a refletir … 😉

Confira o trailer do documentário HAFU

Ative a legenda em português disponível na configuração do vídeo.

Link do Vídeo (YouTube)

Quer Aprender Japonês?

3 Comentários

  1. Pingback: Mestiças famosas no Japão | Curiosidades do Japão

  2. Humberto

    Esse tipo de cultura homogêneo é realmente triste, mas com o tempo isso irá acabar, pois como já se sabe, ninguém vive sozinho. E isso é bom, pelo menos pra mim, pois gosto muito de conviver com descendentes ou nativos.

  3. Pingback: Smile - Um Dorama sobre Racismo | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *