Halloween no Japão

kawasaki halloween

Como é comemorado o Halloween no Japão?

Somente nos últimos anos que o Dia das Bruxas (Halloween) passou a ser mais difundido no Japão e se trata muito mais de uma data comercial do que uma comemoração propriamente dita, assim como o Natal. Como forma de alavancar vendas e impulsionar o comércio, o Halloween “ハロウィン“, passou a ser uma data lembrada no Japão e as lojas ficam repletas de artigos como abóboras e afins.

Halloween no Japão

O Halloween como sabemos, comemorado sempre no dia 31 de outubro, é evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxônicos, especialmente Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido. O nome é, na realidade, uma versão encurtada de “All Hallows Even”, que significa “Noite de Todos os Santos”, chamado também de “All Hallows’ Day”.

Halloween no Japão

Com o passar do tempo, essa tradição foi se espalhando para outros países, inclusive no Brasil, onde é chamado de Dia das Bruxas, embora a data oficial do Dia de Todos os Santos seja no dia 1, véspera do Dia de Finados, em 2 de novembro, cujo objetivo é levar flores aos túmulos de pessoas que já faleceram.

Já no Japão, poderíamos dizer que o Finados seja o Festival do Obon Odori, um evento, semelhante ao Finados, na qual os japoneses levam oferendas aos túmulos e santuários e realizam também o Tooro Nagashi, um ritual onde se coloca lanternas de papel em rios em homenagem aos mortos.

Origem do Halloween no Japão

Já o Halloween (ハロウィン), adotado no Japão com objetivos comerciais, se originou a partir de eventos no Tokyo Disneyland, como a Parada Halloween, que ocorre desde a década de 80. Tokyo Disney Sea também terá seu evento temático de Halloween. Neste ano os eventos ocorrerão entre os dias 9 de setembro e 31 de outubro. Outra coisa que facilitou influência do Halloween no Japão foi o fenômeno cosplay.

Halloween no Japão

Halloween Cosplay

Como sabemos o Japão domina e muito essa arte de se fantasiar de personagens e o Halloween só se tornou mais um motivo para tal. Com isso, muitos eventos são realizados, especialmente em alguns bairros de Tokyo, como Roppongi, Shibuya e Harajuku, ponto de encontro dos jovens japoneses. Os eventos chamados de Zombie Party Halloween ocorrem no dia 31 de outubro.

Em algumas estações de trem ocorre alguns eventos, como o Ontake San Halloween como em frente ao Ontakesan Station, Linha Ikegami, no distrito de Ota-ku em Tóquio. Este ano ocorrerá no sábado, dia 29 de outubro, das 16 horas da tarde até às 17:30. Neste evento notamos um grande predomínio de crianças fantasiadas.

Ontake San Halloween

Outro evento popular no dia 31 de Outubro era o Yamanote Halloween, conhecido também como Halloween Gaijin, nas quais muitas pessoas, dentre estrangeiros e japoneses, se reúniam fantasiadas para passar o Halloween à bordo da linha de trem mais popular de Tóquio, o Yamanote Line. Porém, por causa do excesso de bebidas, bagunça e até vandalismo, a festa foi suspensa.

Kawasaki Halloween

Em Kawasaki, província de Kanagawa, há um evento considerado o maior do gênero no Japão, o Halloween Parade que ocorre sempre no domingo que antecede o dia 31 de outubro. Esse ano, será no dia 30 de outubro, entre 14:30 e 16:00. Cerca de 3500 pessoas participam do evento anualmente. Muitos se vestem com a temática como demônios, fantasmas, vampiros, zumbis e bruxas. No dia 29 de outubro, vai ter a Kids Parade, com crianças fantasiadas de Halloween.

Veja o vídeo do Halloween Parade em Kawasaki aqui.

kawasaki-halloween

Produtos Halloween no Japão

Quem mora no Japão, muitas vezes se surpreende com a decoração nos Shoppings e lojas de conveniências, além da enorme variedade de produtos relacionados ao tema Halloween, que enchem as prateleiras das lojas de departamento no Japão.

Entre esses produtos, encontramos muitos artigos decorativos, doces como balas, chocolates, bolos, biscoitos e outros tipos de alimentos, fantasias e tudo que se pode imaginar com o tema Halloween.

Quem vê pela primeira vez, pode até pensar que o Halloween é uma data importante no Japão, mas apesar de todo o apelo comercial, o Halloween é um data super tranquila e com poucos eventos associados à ele, com exceção de alguns que ocorrem em áreas mais urbanas como citamos anteriormente.

No Japão, não se vê crianças fantasiadas batendo nas casas, dizendo “doçura ou travessura”. Na maior parte do Japão, a data serve simplesmente como um meio de consumir produtos temáticos. Muitas pessoas também aproveitam o tema para fazer decorações em obentôs. Dá só uma olhada na criatividade:

halloween obentô

Aproveite e veja outros obentos criativos com tema Halloween

Bom, pessoal, espero que tenham gostado de conhecer um pouquinho mais sobre a tradição do Halloween no Japão. E aproveito para desejar aos queridos leitores um Feliz Halloween… :evil:ハツピ ハロウィン :twisted:


* Artigo originalmente publicado no dia 31 de Outubro de 2012

Quer Aprender Japonês?

4 Comentários

  1. Jean

    Wow, mesmo sendo uma data “comercial” apenas, não deixa de ser um momento muito bem elaborado , tornando-se interessante …(o que não é interessante no Japão???)

  2. Japão em Foco

    Oi Jean!
    É verdade… tudo no Japão se torna interessante, mesmo uma simples data comercial, sem valor nenhum cultural ou histórico no Japão. Você team que ver as iluminações de Natal então. Mesmo não sendo um país cristão, a decoração de Natal no Japão é fora de série. Lindo demais! Abraços!

  3. Rodrigo

    Quanta variedade de produtos!
    Tem até Kit Kat de abóbora para comemorar o Halloween no Japão.
    Ótimo post!

  4. Japão em Foco

    Oi Rodrigo!
    Que bom saber que vc está sempre aqui acompanhando o blog! 🙂
    Obrigada pelo comentário! Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *