Hanabi Taikai – Festival de Fogos de Artifício no Japão

Tóquio Hanabi

Hanabi Taikai – Festivais Pirotécnicos no Japão
O Hanabi Taikai (Festival de Fogos de Artifício), são muito comuns durante o verão no Japão. Geralmente ocorrem nos fins de semana nos meses de julho e agosto. Na maioria das vezes o Festival de Fogos acontece perto de rios e praias e sempre atrai grandes multidões.

É comum as pessoas levarem comida e bebidas para o local do Hanabi e fazerem piquenique enquanto esperam pelos fogos. Muitos chegam muitas horas antes, para garantir um lugar, onde possam ter um acesso visual privilegiado do Hanabi.

Multidão esperando pelo Hanabi Taikai às margens do Rio Yahagi em Okazaki

As pessoas também costumam levar uma lona, para que possam estender no chão, para que possam sentar-se e desfrutar do piquenique. Geralmente sempre há barraquinhas de comida no local, para aqueles que esqueceram de levar seu lanchinho. Os japoneses também aproveitam esse dia para vestir seus yutakas (kimonos de verão).

O show pirotécnico no Japão é considerado uns dos mais bonitos do mundo. É um grande espetáculo, onde incríveis cascatas coloridas fazem lindos desenhos no céu. Os festivais de fogos são muito apreciados pelo povo japonês (e pelos estrangeiros também).

Japonesas vestidas com yutaka (kimono de verão) e fazendo piquenique. Japonesas vestidas com yutaka (kimono de verão) e fazendo piquenique

É difícil enumerar todos os Hanabis existentes no Japão, pois são milhares espalhados pelo país inteiro, contando dos pequenos aos grandes. Mas os maiores e mais famosos chegam a 300 Hanabis. O show pode variar de 30 minutos a 1 hora de duração. Veja alguns exemplos de Hanabi em algumas provincias japonesas.

Sumidagawa Hanabi (Tóquio)

Nome: Sumidagawa Hanabi Taikai
Data: 3º domingo de julho, das 19h10 às 20h30
(Esse ano foi adiado para o 3º domingo de agosto)
Local: Rio Sumida
Acesso: 15 minutos a pé da estação de metrô Asakusa da linha Ginza ou Asakusa Tel: (03) 5608-111
Esse com certeza é o mais famoso pois foi à partir dele, que se originaram os outros. O primeiro Hanabi, ocorreu no Rio Sumida no século 17.

Kumano Hanabi (Mie-ken)

Nome: Kumano Oohanabi Taikai
Data: 2º domingo de agosto, das 19h20 às 21h30
Local: Praia de Shichirigahama
Acesso: 5 minutos a pé da estação Kumano da JR
Info: (0597)89-0100

Biwako Hanabi (Shiga Ken)

Nome: Biwako Dai Hanabi Taikai
Data: 1º domingo de agosto, das 19h30 às 20h30
Local: Lago Biwa
Acesso: 15 minutos a pé da estação Otsu da linha Biwako JR
Info: (077)511-1530

Nagaoka Hanabi (Niigata Ken)

Quer Aprender Japonês?

6 Comentários

  1. Pingback: Umi no Hi - Dia do Mar no Japão | Curiosidades do Japão

  2. Douglas

    São tão bonitos esses festivais, sonho poder participar em um dia da minha vida! ^_^

  3. Japão em Foco

    Eu já tive o prazer de assistir vários Hanabi Taikai e uma coisa eu digo: É realmente um grande espetáculo! O melhor mesmo, é assistir ao vivo e à cores, pois no vídeo não podemos sentir toda a magnitude que o show pirotécnico japonês é capaz de proporcionar! Não desista não amigo! Tenho certeza que um dia você conseguirá realizar o seu sonho de ir até o Japão e ver de perto todas essas maravilhas!
    Abraços!

  4. Sakura Haruno

    comecei a me interessa pelo Japão a partir do anime naruto,curiosa, comecei a ter sede por esse pais ,tão distante do Brasil.comecei a procurar mais sobre essa cultura que tanto me instiga,até que achei esse site-que em minha opinião é perfeito!eu amo o Japão e spero,do fundo do meu coração um dia ainda poder morar lá : 3!

  5. Japão em Foco

    Oi Sakura Haruno!
    Que legal… realmente percebi uma onda de pessoas que mesmo sem descendência ou contatos com japoneses se apaixonou pelo Japão, especialmente por causa dos mangás e animes. Muito legal ver tantas pessoas interessadas pela cultura japonesa. Seja sempre bem vinda para comentar aqui ok. Abraços!

  6. Pingback: Yukata, o quimono de verão japonês | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *