Harajuku – Moda ou liberdade de expressão


Harajuku – Moda ou liberdade de expressão
Se você é do tipo que adora ver gente diferente, de várias tribos e estilos, então com certeza vai adorar conhecer Harajuku, um bairro famoso de Tóquio. Lá é possível encontrar uma moda diferente de tudo que você já encontrou na sua vida.

Para a maioria das pessoas, a moda fashion de Harajuku é muito estranha e bizarra, mas não podemos negar que é aí que está o encanto. Afinal, ser diferente chama a atenção! E em matéria de ser diferente, não existe lugar melhor do que Harajuku.


O bairro é mundialmente famoso por ser uma verdadeira passarela. Muitos jovens adoram circular por lá, para mostrar seu modo de vestir e seu estilo próprio. E em se tratando de estilo, o Japão é muito “absorvente” quando se trata de cultura ocidental, de modo que o estilo Harajuku se tornou uma grande salada de fruta.

Com a mistura de muitos estilos, Harajuku acabou virando uma marca registrada para aqueles espíritos independentes que gostam de se expressar livremente.

Quem dita a moda, são os jovens em Harajuko

O mais curioso é que não são as lojas e boutiques que lançam tendências. É justamente o contrário! São os designers de moda e grandes marcas que vão até lá para ver a maneira que os jovens estão se vestindo e à partir do que é visto, é que novas roupas são criadas.

Ou seja, quem dita a moda em Harajuku são os próprios jovens japoneses.

Veja também:
Os melhores cosplayers estão no Japão
Moda no Japão – Visual Kei
Moda no Japão – Decora Style (Dekora)
Moda no Japão – Lolitas japonesas
Cosplay – Kigurumi, Animegao e Fursuit

Origem da moda em Harajuko

Harajuku se tornou famosa na década de 1980 devido a artistas de rua e grupos de jovens que passaram a se reunir ali aos domingos. Desde então, passou a ser um ponto de referência, de encontro, se tornando o lugar perfeito para os jovens se reunir, tocar música e mostrar seu estilo!

Lá também se concentra uma grande quantidade de cafeterias e boutiques, que também se tornaram referência para os japas e turistas.


Harajuku é simplesmente um lugar onde se é individual e ao mesmo tempo em grupo. Ou seja, nem todos andam em grupos, mas mesmo os solitários podem pertencer a uma tribo. Basta olharmos as características na forma de vestir para suspeitar de qual tribo aquela pessoa pertence.

Afinal cada uma possui influências diferentes ou mistas, e assim os jovens de Harajuku podem ter o visual que quiserem. Os mais comuns são o estilo punk, gótico, gyaru, yamamba, lolitas, cosplay anime e kigurumi, entre outros.


Enfim, Harajuku se assemelha a um grande teatro onde cada jovem incorpora seu personagem e interpreta seu papel. E plateia para eles não falta, já que muitos turistas estrangeiros adentram o grande palco de Harajuku para vê-los de pertinho e até tiram fotos deles.

Afinal, lugar como Harajuku é difícil encontrar em outra parte do mundo e a maioria ainda se choca ao ver a exposição maciça de jovens japoneses maquiados e vestidos bizarramente, além dos cabelos coloridos e penteados exóticos como esse da foto abaixo:

Moda ou liberdade de expressão?

O que se percebe em Harajuku é um grande reflexo das tendências ocidentais, especialmente americana e europeia em contraste com a cultura conservadora japonesa. Surge sempre a dúvida, será que o que rola em Harajuku é moda, uma forma de expressão ou é simplesmente para se destacar em meio à multidão?


A resposta ninguém sabe ao certo! O que se sabe é que lá é o point, onde se encontra desde bons artistas de rua, que tocam rock de muita qualidade e gente que se veste da maneira que bem entende, sem medo de ser feliz.

E tudo isso é encarado como algo normal! Portanto, ninguém fica surpreso ou chocado… com exceção dos turistas é claro!


Se um dia passar por lá, pode ter certeza que se mesmo que uma moça andar com um ovo frito de plástico pendurado no pescoço, ninguém vai estranhar. E ainda pode acontecer o que menos se espera… que o tal do ovo acabe agradando e se tornando uma tendência da moda. Eu sinceramente, não duvidaria disso!


Hoje em dia, a moda fashion de Harajuku ultrapassou barreiras e vem ganhando o mundo. Apesar de muita gente achar essa moda maluca, muitos jovens ocidentais andam se inspirando nos jovens japoneses para compor seu look. Talvez, a ousadia e senso de humor sejam alguns dos motivos que faça tantas pessoas ao redor do mundo, admirar esse estilo tão único e tão diferente que é a moda de Harajuku.

E você? O que acha da moda de Harajuku? Gosta? Já usou? Teria coragem de aderir à moda? Não deixe de comentar!

Quer Aprender Japonês?

7 Comentários

  1. muito bom.

  2. Pingback: Moda no Japão - Decora Style (Dekora) | Curiosidades do Japão

  3. Pingback: Os melhores cosplayers estão no Japão | Curiosidades do Japão

  4. Pingback: Moda no Japão - Homens de Saia | Curiosidades do Japão

  5. Ivam Nozaki

    Ola! sou leitor assiduo do Japao em foco. nao perco uma materia. mas tenho uma pequena observaçao. o nome correto do bairro é Harajuku 原宿 com o U no final. e não Harajuko

  6. Japão em Foco

    Oi Ivam!
    Obrigada pela observação… Já consertei o erro!!!
    Abraços
    🙂

  7. Tay Gomes

    Ola, estou amando cada vez mais o site, mesmo não sendo tão fã do Japão quanto da Coreia,rsrsr
    Particularmente, não axo bonito nem me atrai, tenho uma personalidade bem reservada, mesmo tendo um estilo próprio como usar vestido por cima de saia srrsr
    Mas, pintar o cabelo e fazer loucuras com a maquiagem passa muito longe de mim ainda, ate mesmo uma maquiagem forte e um olho de gato ainda não tenho coragem de usar rrssr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *