Hatsu yume, o primeiro sonho do Ano Novo

hatsuyume

Hatsuyume, o primeiro sonho do Ano Novo

Os japoneses são muito supersticiosos, ainda mais quando se trata de Ano Novo. E eles acreditam que até o primeiro sonho do ano pode influenciar sua sorte durante os próximos meses do ano. O primeiro sonho do ano se chama Hatsu Yume (初夢). Pode ser no dia 1 ou 2 de janeiro… não importa. O importante é que o primeiro sonho do ano faz parte também das superstições do Oshougatsu no Japão.

Para nós ocidentais, pode soar estranho dar tanta importância a um sonho e achar que ele vai influenciar tudo que acontecerá durante o decorrer dos próximos 12 meses, mas na filosofia oriental o primeiro sonho tem uma grande importância.

Monte Fuji, duas águias e três berinjelas


Segundo um folclore japonês que já tem mais de 4 séculos de existência, existem três sonhos que dão muita sorte e fortuna a quem sonhar no Ano Novo: Monte Fuji, duas águias ou três Berinjelas. Mas porque sonhar com algum desses três dá sorte?

Dizem que o Monte Fuji (ふじ) dá sorte por ser a montanha mais alta do Japão. Os falcões (鷹), porque são inteligentes e lançam altos vôos e a berinjela, se chama Nasu ou Nasubi (茄子) tem o mesmo fonema da palavra Nasu (成す), que significa “Alcançar” ou Atingir”, no caso os objetivos e metas esperados para o ano.


Outra teoria sugere que esta combinação pra lá de estranha surgiu porque eram os favoritos do Shogun Tokugawa Ieyasu. Esta superstição é conhecida no Japão como Ichi-Fuji, Ni-Taka, San-Nasubi (一 富士, 二 鹰, 三 茄子. A lista tem uma continuação, embora não muito conhecida: Yon-Sen, Go-tabako, Roku-Zato (四扇, 五 烟草, 六座 头 (4 leques, 5 Tabacos e 6 ratos).

A origem dessa tradição pode ser rastreada até o período Edo no Japão, mas ninguém sabe explicar ao certo de que  maneira ela surgiu. A partir do período Muramachi surgiu a tradição de colocar um barquinho de papel com a imagem dos 7 deuses da sorte em um rio para desviar a má sorte, caso tenha tido um sonho de mau agouro.

Fukujin Shichi, Takarabune e Tsuru Kame

Shichifukujin e Tsurukame

Também dizem atrai muita sorte, felicidade e fortuna aqueles que sonham com os Sete Deuses da Sorte (Fukujin Shichi) ou com o Navio do Tesouro, o Takarabune. É por isso, que a tradição manda dormir com uma imagem do Shichifukujin, embaixo do travesseiro no primeiro dia do ano, pois isso ajuda a garantir bons sonhos.

Sonhar com o Tsuru Kame também é dito trazer sorte, pois representam a garça e a tartaruga, dois símbolos da fortuna e longevidade no Japão. Só por curiosidade, você sabia que o primeiro acordar no ano se chama Hatsu-Nezame (初寝覚め) e que a Primeira noite de Sono do Ano Novo se chama Ne-shoogatsu 寝 正月?

Baku Makura (獏枕) Travesseiro de Anta


Se no próximo Ano Novo, você ficar morrendo de medo de ter um pesadelo e atrair a má sorte para perto você, que tal dormir com um Baku Makura? Baku Makura significa Travesseiro de Anta e os japoneses dizem que o Baku (anta) come sonhos ruins. Portanto ter um travesseiro desse pode ser útil nesses casos. Interessante né? E aí? Você se lembra qual foi o seu primeiro sonho do ano?

Veja outras tradições de Ano Novo no Japão:
Nanakusa Gayu – As 7 ervas da Primavera
Kakizome (書初め) – A primeira caligrafia do Oshougatsu
O Ano Novo no Japão – Amuletos do Oshougatsu
O Ano Novo no Japão – Rituais do Oshougatsu
O Ano Novo no Japão – Comidas do Oshougatsu
O Ano Novo no Japão – Jogos do Oshougatsu

Fontes de pesquisa para este artigo:
Wikipédia e Worldkigodatabase

Quer Aprender Japonês?

6 Comentários

  1. Douglas

    Sou um pouco supersticioso, então resolvi colocar uma imagem do Shichifukujin em baixo do travesseiro, mas acabei não colocando por um detalhe, na hora de imprimir notei que a tinta tinha acabado kkkkk
    Achei Baku Makura engraçado, até que é bonitinho.
    O ano novo deve ser uma época bem cheia para os japoneses, tantas superstições e costumes a se cumprir.
    Abraços!

  2. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    Que bom que gostou da postagem… Realmente o Ano Novo no Japão é rico em tradições e superstições. Abraços!

  3. Pingback: Daimonji Gozan no Okuribi | Curiosidades do Japão

  4. Pingback: 40 motivos para amar o Japao (3° parte) | Curiosidades do Japão

  5. Pingback: Tradições de Ano Novo no Japão | Curiosidades do Japão

  6. Na-tchan

    Bom dia! Aos 15 anos sonhei que estava num avião vendo as nuvens pela janela. Ao longo do ano fui esquecendo e não falei para ninguém, e adivinhem, no final do ano tinha conseguido uma bolsa de estudos para o Japão! Tem uma história que conta que principalmente o primeiro sonho do ano não podemos contar, para que se torne realidade ao longo do ano 😉
    Na época nem sabia dessas histórias, mas aconteceu comigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *