Koi Fish Sushi: Adoráveis sushis com formato de carpas!

Koi Fish Sushi

Koi Fish Sushi: Adoráveis sushis com formato de carpas coloridas!

Gosta de Sushi? E o que me diz sobre esta iguaria dos deuses estar associada com arte? Se acha interessante essa combinação, então confira esses sushis que parecem carpas coloridas. Esta arte é conhecida no Japão como Nishikigoi no Sugatazushi (錦鯉の姿寿司), que significa “Sushi com aparência de Koi” ou Koi Sushi (コイ寿司) ou seja, sushi de carpas.

No Japão, uma loja de sushi se especializou nessa arte. É a Nishikizushi Sushi Shop, localizada na cidade de Saiki, província de Oita. O legal é que a loja aceita encomendas de todo o país. O preço de um conjunto Koi Fish Sushi pode chegar a 17.000 ienes (cerca de 160 dólares).

Koi Fish Sushigunosy.com
news.rabbitalk.com

As carpas tem um grande significado no Japão, onde simbolizam sorte, longevidade, fertilidade e prosperidade. Além disso, a carpa é um peixe que tem a habilidade de nadar contra a correnteza, portanto passou a ser símbolo também de força, coragem e determinação para todos aqueles que querem alcançar seus objetivos ou superar suas dificuldades.

Para fazer um Nishikigoi no Sugatazushi é preciso além de habilidade é claro, usar alguns ingredientes especiais que vão ajudar a criar um koi realista. Além do arroz de sushi, usa-se ovas de bacalhau, lula, camarão, alga, pepino e rabanete. A lula é o ingrediente secreto que é usado para criar o corpo do koi-fish, dando a ele essa aparência tão realista!

karapaia.livedoor.biz
pukuneta.jp

Para criar as manchas coloridas que são tão características nas carpas, são usados ingredientes que são comuns na montagem de um sushi convencional, tais como tiras de salmão, uni (ouriço-do-mar), gema cozida e algumas tiras de algas nori. Esses ingredientes são distribuídos no topo dos bolinhos de arroz e pressionados delicadamente com as mãos.

Cada “peixe” é então coberto com uma fina fatia translúcida de lulas, que é habilmente cortada afim que se pareça com uma cauda e barbatanas. Para o toque final, dois pequenos pontos de nori são adicionados para formar os “olhos do peixe”. Se você quiser ver o processo de como isso é feito, confira esse vídeo do canal JunsKitchen com todo o passo a passo:

Muito legal não é mesmo? Não é a toa que o Nishikigoi no Sugatazushi ou Koi Sushi tornou-se em uma arte comestível que tem encantado não só japoneses como pessoas de todo o mundo nos últimos tempos. A delicadeza na montagem e a aparência tão realista do Koi é comparável a uma obra de arte. Dá até pena degustá-los não é mesmo?

É interessante também notar a forma como são colocados nos pratos, dando a impressão que os peixes estão mesmo nadando em algum desses lagos que são tão comuns em jardins tradicionais japoneses. Confira abaixo, mais algumas imagens para você se deliciar:

geekologie.com
stg.fujitvforsugotoku.jp
gunosy.com
pukuneta.jp

Referências: Borepanda, Mymodernmet

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *