Mameshiba – Uma mistura de feijão com cachorro

O que é mameshiba? É um feijão, um grão de soja ou um cão? Bem na verdade, podemos dizer que seja um pouco de cada, a julgar pelo nome “Mameshiba“, pois “mame” significa grão ou feijão e “shiba” é o nome de uma raça canina japonesa. Mame também pode se referir a algo que é pequeno. Por exemplo, quando falamos uma piada ou anedota curta, chamamos de Mame Chishiki.

Esses personagens com corpo de feijão e o rosto de um cachorro são considerados kawaii e muito populares no Japão. São compostos por 20 membros e todos possuem rostos e vozes angelicais, mas o mais engraçado são as curiosidades que eles contam, que podem acabar com o apetite de qualquer ouvinte …

mameshiba, feijões com cara de cachorro

Os vídeos são curtos, com cerca de 30 segundos, onde cada personagem, o qual representa um tipo de grão diferente como feijão preto, ervilha, amendoim, grão de café, natto, etc. caem de repente no prato de comida de alguém e conta alguma trivialidade ou curiosidade “non sense”.

Por exemplo, eles podem surpreendê-lo com algumas frases como esta: “Você sabia que durante o beijo, 200 milhões de bactérias são trocados pelas bocas a cada segundo. ”

ou então essa:

“Você sabia? Que na França, os dentes-de-leão (dandelions) quer dizer “urinar na cama”? Ou ainda: “Você sabia que o suor de um hipopótamo é rosa?”

Você pode estar se perguntando, qual o intuito desse desenho de apenas 30 segundos? Seria propaganda de algum produto? Mais ou menos, até porque durante o desenho não é apresentado diretamente nenhum tipo de publicidade.

Na verdade, acredita-se que a estratégia de marketing nesse caso, seja para fortalecer a marca dos mascotes Mameshiba (まめしば / 豆しば), onde estes personagens são vendidos sob os mais variados produtos, assim como acontece com outros personagens como Hello Kitty ou Pokemon.

Veja alguns vídeos do Mameshiba abaixo:

Se quiser ver mais episódios, clique nesse canal do Youtube (as legendas estão em inglês)

4 Comentários

  1. Pingback: Mascotes cutes da polícia japonesa | Curiosidades do Japão

  2. Marcos de Souza

    e eu amo o JAPÃO

  3. Japão em Foco

    Oi Marcos!
    ^^
    Abraços!

  4. Vera

    Não sabia que saquê era alucinógeno rs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *