Moyashi, um alimento barato, nutritivo e versátil!

moyashi

Moyashi, um alimento barato, nutritivo e versátil!

Moyashi (brotos de feijão) O Moyashi (もやし) são brotos de feijão presentes em diversos pratos da culinária japonesa. Apesar de ser pouco calórico, o moyashi é rico em nutrientes tais como fibras, vitaminas A, B, C e E, cálcio, ferro, potássio entre outros nutrientes. Além disso, no Japão é um alimento muito, mas muito barato.

Outra grande vantagem do moyashi é o fato de se tratar de um alimento muito versátil, podendo ser consumido de diversas formas como saladas, refogados, sopas, guisados, lamen, etc. Basta uma leve fervida para que o moyashi esteja pronto para o consumo.

Curiosidades sobre o moyashi

O moyashi se tornou popular especialmente durante a Segunda Guerra Mundial, devido à facilidade e à rapidez do cultivo, necessitando-se de pouca luz. Outro fator que contribui para a sua popularização é a sua técnica de germinação, que possibilitava a produção em navios de guerras japoneses.

Apesar das poucas evidências, acredita-se que a germinação de brotos no Japão tenha sido introduzida por monges budistas provenientes do continente, durante a era Chinesa tradicional. O processo de brotação dos brotos é basicamente o mesmo independentemente do tipo de grão utilizado.

Germinação e consumo

Para a germinação, a premissa é simples: Umidade, calor e pouca ou nenhuma exposição à luz solar. As sementes de diversos grãos são umidificadas, e deixados em temperatura ambiente dentro de um compartimento transparente, com saídas permitindo excesso de água a ser drenada.

Excesso de água fará com que os grãos não germinem, fazendo-os se decompor rapidamente. Além disso, é necessário que os grãos sejam enxaguados algumas vezes por dia por cerca de 3 a 10 dias, tempo necessário para os brotos crescerem o suficiente para serem utilizados para o consumo.

O próximo passo é ferve-lo por cerca de 15 minutos para matar germes que possam estar presentes nos brotos. Mas se você não quer ter todo o trabalho de germinar, não tem problema pois o moyashi é amplamente encontrado não só no Japão como no Brasil e por um preço bem acessível.

Receita de Moyashi Itame

Confira abaixo como fazer “Moyashi itame” (Refogado de Broto de Feijão), uma receita nutritiva e deliciosa que tem moyashi, frango e legumes como seus ingredientes principais. Tenho certeza que vai adorar! 🙂

Receita de Moyashi Itame

Ingredientes

1 pacote de moyashi (broto de feijão)
2 peitos de frango cortados em pedaços pequenos
1 pimentão(vermelho ou verde)
2 colheres (sopa ) de hondashi
4 dentes de alho picados
2 cebolas fatiadas
3 colheres de shoyu
2 colheres (sopa ) de óleo de gergelim
1 colher (sopa )de gengibre ralado
2 colheres de óleo de soja, para refogar

Modo de fazer Doure em fogo médio o alho e gengibre em panela funda. Em seguida acrescente a cebola, cortada em tiras médias e os pedaços de peito de frango. Refogue e quando o peito já estiver douradinho, adicione a cenoura cortada em tiras, refogando-a até ficar ao dente.

Em seguida, acrescente o broto de feijão e tempere com: o hondashi, shoyu. Acrescente os pimentões cortado em tiras e por último o óleo de gergelim, mexendo bem aos outros ingredientes. Agora é só desligar o fogo e servir com arroz branco ou como entrada. Bom Apetite! 🙂

PS: Quando comprar o moyashi em feiras ou supermercados, procure não deixá-lo muito tempo na geladeira. O ideal é consumí-lo em até 3 dias após a compra para que os brotos de feijão não percam o seu frescor e sua crocância.

Referências: Wikipedia, Gshow

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. may

    adoro moyashi! eu o consumo de varias maneiras, no lamen, em refogados e na minha receita de salada: depois de bem lavado, dou uma leve aferventada, escorro e misturo com cenoura crua ralada, um pouquinho de cebola bem picada, tempero com shoyu, óleo de gergelim, Ajinomoto e um punhado de grãos de gergelim, no verão, bem geladinho, é ótimo! e não tem quase nada de calorias

  2. Hamilton Akitaya

    barato no japao…… em palmas, tocantins um saquinho véi eh mais de 7 reau (tocantinês)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *